Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por diegonunes » 13 Set 2014, 07:48

Luka, esse leve desalinhamento é normal.

De acordo com as suas fotos, o motor encontra-se no PMS, pronto pra regulagem de válvulas.

Pra tirar a tampas com facilidade só tem um jeito, usar uma chave 15/16", qualquer outra vai marcar feio as tampinhas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por lukastrauer » 13 Set 2014, 09:33

eh normal isso?? Ja tava entrando em panico aqui.. Eu cheguei a fazer a regulagem com as laminas, ta certo que ma 1 vez fiz invertido a adimissao e escape, mas dps refiz com a de escape na frente da moto, mas mesmo assim ficou mto barulho..
E comeh que faz p tirar a porcaria da mangueira do tanque? Nao teve jeito de soltar o encaixe dela..
Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por diegonunes » 13 Set 2014, 11:05

É normal.

Você deveria agradecer o quão chato é tirar a mangueira do tanque, pois assim é impossível que ela solte durante o uso da moto, rs.

Você tem que pressionar simultaneamente as bases laterais da mangueira, normalmente se usa um alicate pra isso, mas sempre é possível dar um jeitinho, rs.

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ombustivel

Mas não é preciso tirar o tanque pra regular as válvulas. O negócio fica meio apertado mas é possível, já regulei várias vezes assim.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por lukastrauer » 13 Set 2014, 12:06

é.. Vendo por esse lado tu tem razão diego..
Vou tentar fazer tudo de novo pra ver no que dá..vlw..
Imagem

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por rafaelr000 » 20 Dez 2014, 17:58

Fiz a regulagem da minha hoje.

Não desmontei nem tanque nem carenagens, apenas abri as tampas do eixo virabrequim, do ponto e do comando para ajuste do ponto correto e, obviamente, as tampas de ajuste das válvulas.

A válvula de admissão não precisei ajustar, a lâmina de 0,05 mm passou folgada e a de 0,10 mm apertada, estimo que esteja no meio da faixa especificada (entre 0,05 mm e 0,10 mm). Como não precisei ajustar essa válvula, não sei se teria sido difícil regular com tão pouco espaço. No entanto, com certeza, da próxima vez farei assim novamente, sem desmontar tanque ou carenagens. Se precisar regular e não conseguir, desmonto a carenagem lateral e tento, só em último caso desmontaria o tanque.

A válvula de escape estava com pouca folga, até a lâmina de 0,05 estava difícil de passar. Mas, essa que tive que regular é justamente a que tem mais espaço e não tive problemas para regular, as carenagens ou tanque não atrapalharam quase nada, tranquilo. Deixei com a lâmina de 0,10 mm folgada e a de 0,15 mm apertada, estimo que tenha ficado na margem superior da especificação, mais ou menos 0,13 mm (o especificado é de 0,08 mm a 0,13 mm).

O barulho do motor em funcionamento, ou melhor das válvulas, obviamente aumentou. Ainda não testei desempenho ou consumo.

Abraço e obrigado a todos que contribuíram com o tópico, ele me ajudou a visualizar o procedimento antes de por a mão na massa.

OBS: o mecânico da concessionária com quem sempre converso durante as trocas de óleo me disse que o comum nesses motores é a válvula de admissão ganhar folga com o passar do tempo. A de exaustão, segundo ele, vai tendendo a ficar sem folga.

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Tomás Stringhini » 30 Dez 2014, 09:54

Estava falando com meu mecânico e ele disse que os motores de baixa cilindrada da Yamaha (até 250) o ideal é a cada 5000km fazer um ajuste rápido pelo menos nas válvulas, e um bem caprichado a cada 10.000km. Ele foi chefe da mecânica Yamaha da minha cidade e disse que fazendo isso, trocas de óleo a cada 3000km e mantendo o filtro de ar sempre limpo tem motor pra rodar 100.000km sem se encomodar.
Segundo ele o único ponto fraco desse motor e que rodando com ele frio, muito quente ou acelerando forte as válvulas acabam desregulando rápido. Em estrada e se nao ficar forçando a moto dura mais. Eu acredito que isso vale para qualquer motor, se quer andar sempre na máxima, sempre acima dos limites tem que aceitar que vai durar menos.

Valeu!

Sent from my GT-S5830C using Tapatalk 2

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Fmm4100 » 30 Dez 2014, 09:57

O que seria um ajuste rápido e um ajuste caprichado? O trabalho de tirar o tanque é o mesmo.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Tomás Stringhini » 30 Dez 2014, 10:08

Seria mais para conferir as folgas, se ver que vai mais 5000 tranquilo deixa assim, caso contrário já faz a regulagem.

Sent from my GT-S5830C using Tapatalk 2

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Tomás Stringhini » 30 Dez 2014, 10:09

Para conferir acredito que nao seja necessário tirar o tanque dela, é só ver se as lâminas entram de acordo.

Sent from my GT-S5830C using Tapatalk 2

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por vdfritz » 02 Jan 2015, 08:47

pra conseguir botar a lâmina na válvula de admissão sem tirar o tanque tem que ser artista hein, e ter a mão bem magrinha, eu ranquei o tanque fora pra ver (soltar parafusos do tanque, tirar a tomada de alimentação da bomba, tentar dar partida na moto pra limpar a linha de combustível e por último tirar a mangueira de combustível, simples)
e no fim das contas o problema da minha moto era o ajuste da vela muito apertada, devia ta com uns 0,7mm algo assim, como de tivesse batido a ponta, não esqueçam de ver essa folga junto com o ajuste das valvulas

Responder