Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Se você está cansado de mecânicos porcos, que fazem tudo de qualquer jeito e gosta e se interessa por mecânica, tá aí uma manutenção periódica e fácil que pode ser feita em casa.
Ferramentas necessárias:
- Calibre de lâminas (26 lâminas seria o ideal)
- Chave L 8mm e estrela 10mm
- Chaves de fenda (larga)
- Chave inglesa
- Alicate
Tempo médio 1 hora.
Comece retirando o banco e as carenagens e o tanque. O motor ficará livre para acessar as tampas das válvulas. Com a chave inglesa desrosqueie as mesmas para ter acesso.
Retire a tampa lateral do comando para facilitar a visualização do ponto do motor correto para regulagem.
O ponto é este:
Tampa lateral do comando, com as marcas alinhadas:
Tampinha no bloco do motor, com as marcas alinhadas:
Para alinhar essas marcas gire o virabrequim pela porca central do bloco, retirando a tampinha com uma chave de fenda.
Insira as laminas do calibre nas válvulas e confira as medidas. Caso necessite ajustar, solta a contra porca com a chave 10mm e com a lamina no lugar ajuste delicadamente o parafuso, conferindo e reapertando a contra porca.
Para relembrar, as medidas padrão de abertura são: ADMISSÃO 0,05 ~ 0,10 e ESCAPE 0,08 ~ 0,13.
Feito isso, confira novamente antes de fechar as tampas, certificando-se que ficaram reguladas nas medidas corretas. Monte tudo novamente e está terminado.
A última vez em que levei a moto para o conserto numa oficina muito renomada me devolveram a moto com as válvulas presas, era um parto pra passar de 120km/h. Desde então estava me encorajando para mexer, e ontem tentei e consegui fazer a regulagem de maneira bem segura.
Espero que ajude.
abs!
Ferramentas necessárias:
- Calibre de lâminas (26 lâminas seria o ideal)
- Chave L 8mm e estrela 10mm
- Chaves de fenda (larga)
- Chave inglesa
- Alicate
Tempo médio 1 hora.
Comece retirando o banco e as carenagens e o tanque. O motor ficará livre para acessar as tampas das válvulas. Com a chave inglesa desrosqueie as mesmas para ter acesso.
Retire a tampa lateral do comando para facilitar a visualização do ponto do motor correto para regulagem.
O ponto é este:
Tampa lateral do comando, com as marcas alinhadas:
Tampinha no bloco do motor, com as marcas alinhadas:
Para alinhar essas marcas gire o virabrequim pela porca central do bloco, retirando a tampinha com uma chave de fenda.
Insira as laminas do calibre nas válvulas e confira as medidas. Caso necessite ajustar, solta a contra porca com a chave 10mm e com a lamina no lugar ajuste delicadamente o parafuso, conferindo e reapertando a contra porca.
Para relembrar, as medidas padrão de abertura são: ADMISSÃO 0,05 ~ 0,10 e ESCAPE 0,08 ~ 0,13.
Feito isso, confira novamente antes de fechar as tampas, certificando-se que ficaram reguladas nas medidas corretas. Monte tudo novamente e está terminado.
A última vez em que levei a moto para o conserto numa oficina muito renomada me devolveram a moto com as válvulas presas, era um parto pra passar de 120km/h. Desde então estava me encorajando para mexer, e ontem tentei e consegui fazer a regulagem de maneira bem segura.
Espero que ajude.
abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Parabéns pelo post. Muito legal!!!! Matou o mito da regulagem das válvulas....
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Parabéns, é exatamente isso. Sua moto estava com a partida a frio (primeira partida do dia) meio demorada?
Só umas dicas. Não precisa tirar o tanque, basta o banco e as carenagens laterais. Para remover a tampas laterais do motor, que são de plástico, use uma moeda, assim não as fere.
Só umas dicas. Não precisa tirar o tanque, basta o banco e as carenagens laterais. Para remover a tampas laterais do motor, que são de plástico, use uma moeda, assim não as fere.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
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- Led-RJ
- Mestre
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- Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
- Cidade onde mora: Nova Friburgo
- Localização: RJ
Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Boa Alex!!!
Acho que farei eu mesmo na minha.
A partida a frio da minha ta meio demorada e o barulho vindo do motor aumentou um pouco, seria então as danadas fora da regulagem?
Acho que farei eu mesmo na minha.
A partida a frio da minha ta meio demorada e o barulho vindo do motor aumentou um pouco, seria então as danadas fora da regulagem?
G 650 GS - 2012
Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Valeu galera!
No meu caso eu não senti diferença na partida, somente a moto amarrada de final...como eu já conhecia a moto percebi logo a diferença na estrada.
Diego, eu esqueci de citar, mas eu usei uma arruela grande para abrir a tampinha do bloco, boa dica a sua!!
abs!!
No meu caso eu não senti diferença na partida, somente a moto amarrada de final...como eu já conhecia a moto percebi logo a diferença na estrada.
Diego, eu esqueci de citar, mas eu usei uma arruela grande para abrir a tampinha do bloco, boa dica a sua!!
abs!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
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- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Alex....muito bom ......só uma pergunta e um comentário:
qual a medida do quadrado da cabeça do parafuso de regulagem ?
e mais um detalhinho...é interessante fazer essa regulagem com o motor completamente frio.
abraço
qual a medida do quadrado da cabeça do parafuso de regulagem ?
e mais um detalhinho...é interessante fazer essa regulagem com o motor completamente frio.
abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Kakko, blz?!
Aquele quadradinho deve ter uns 3mm, eu não tive chave que servisse, minha menor é com 4mm e não deu, mas além do ajuste ser pequeno, ele girou facilmente com o alicate, sem precisar de força. Força mesmo só na contra porca.
Isso mesmo, eu regulei com a moto completamente fria, estava parada há uns 3 dias inclusive.
abs!
Aquele quadradinho deve ter uns 3mm, eu não tive chave que servisse, minha menor é com 4mm e não deu, mas além do ajuste ser pequeno, ele girou facilmente com o alicate, sem precisar de força. Força mesmo só na contra porca.
Isso mesmo, eu regulei com a moto completamente fria, estava parada há uns 3 dias inclusive.
abs!
Alexandre
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
KK valeu pela dica!
Foi por isso que retirei a tampa lateral do comando, pois alinhando as 2 marcas está no ponto certo! A tampa do comando só tem uma marcação.
Eu percebi mesmo que a marcação do vira acontece 2 vezes por ciclo, porém a do comando fica exatamente á 180º do target numa delas. Nem citei isso pois seguindo as 2 marcas não tem erro.
abs!
Foi por isso que retirei a tampa lateral do comando, pois alinhando as 2 marcas está no ponto certo! A tampa do comando só tem uma marcação.
Eu percebi mesmo que a marcação do vira acontece 2 vezes por ciclo, porém a do comando fica exatamente á 180º do target numa delas. Nem citei isso pois seguindo as 2 marcas não tem erro.
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Alexandre
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
KK,
hehehe, pois é as vezes são uns detalhes bem pequenos que fazem uma bela diferença...
Eu já mexi bastante em carros, e também já passei por isso principalmente em carburadores, qualquer caninho mal vedado faz um violino virar uma escola de samba...rsrsrsrs
Num motor AP uma vez fui trocar a correia dentada e na hora de botar o motor no ponto confundi as marcas...o motor ficou igual a "Unidos do Peruchi" e eu não entendia....uma simples conversa por telefone com um amigo me fez passar a mesma vergonha...kkkkk
O importante é a paciência e buscar informação!!!
abs!!!
hehehe, pois é as vezes são uns detalhes bem pequenos que fazem uma bela diferença...
Eu já mexi bastante em carros, e também já passei por isso principalmente em carburadores, qualquer caninho mal vedado faz um violino virar uma escola de samba...rsrsrsrs
Num motor AP uma vez fui trocar a correia dentada e na hora de botar o motor no ponto confundi as marcas...o motor ficou igual a "Unidos do Peruchi" e eu não entendia....uma simples conversa por telefone com um amigo me fez passar a mesma vergonha...kkkkk
O importante é a paciência e buscar informação!!!
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Alexandre
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Há muito não coloco a mão na graxa. Questão de espaço adequado.
Mas, daqueles que gostam, quem nunca montou o pistonete do bura ao contrário? Na primeira vez levei um baita susto. Depois de montar e fechar tudo, quando liguei a moto foi aquela acelerada. A cabeça aloprou, tentando imaginar o que havia acontecido.
Também passei por vexame ao ligar pro mecânico, que prontamente deu a solução.
Antigamente a revista 2 rodas apresentava matéria de mecânica, em todos os exemplares. E de tempos em tempos, publicava um exemplar, com a reunião das matérias, o que virava um belo manual de serviços. Eu sempre fazia as pequenas manutenções por esse meio.
Vendo esse post me animei em novamente comprar o joguinho de lâminas. Nada como a gente mesmo fazer essas manutenções. Isso dá bastante segurança pra viagens mais longas.
Mas, daqueles que gostam, quem nunca montou o pistonete do bura ao contrário? Na primeira vez levei um baita susto. Depois de montar e fechar tudo, quando liguei a moto foi aquela acelerada. A cabeça aloprou, tentando imaginar o que havia acontecido.
Também passei por vexame ao ligar pro mecânico, que prontamente deu a solução.
Antigamente a revista 2 rodas apresentava matéria de mecânica, em todos os exemplares. E de tempos em tempos, publicava um exemplar, com a reunião das matérias, o que virava um belo manual de serviços. Eu sempre fazia as pequenas manutenções por esse meio.
Vendo esse post me animei em novamente comprar o joguinho de lâminas. Nada como a gente mesmo fazer essas manutenções. Isso dá bastante segurança pra viagens mais longas.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha