Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor
Enviado: 22 Mai 2013, 08:58
Se você está cansado de mecânicos porcos, que fazem tudo de qualquer jeito e gosta e se interessa por mecânica, tá aí uma manutenção periódica e fácil que pode ser feita em casa.
Ferramentas necessárias:
- Calibre de lâminas (26 lâminas seria o ideal)
- Chave L 8mm e estrela 10mm
- Chaves de fenda (larga)
- Chave inglesa
- Alicate
Tempo médio 1 hora.
Comece retirando o banco e as carenagens e o tanque. O motor ficará livre para acessar as tampas das válvulas. Com a chave inglesa desrosqueie as mesmas para ter acesso.
Retire a tampa lateral do comando para facilitar a visualização do ponto do motor correto para regulagem.
O ponto é este:
Tampa lateral do comando, com as marcas alinhadas:
Tampinha no bloco do motor, com as marcas alinhadas:
Para alinhar essas marcas gire o virabrequim pela porca central do bloco, retirando a tampinha com uma chave de fenda.
Insira as laminas do calibre nas válvulas e confira as medidas. Caso necessite ajustar, solta a contra porca com a chave 10mm e com a lamina no lugar ajuste delicadamente o parafuso, conferindo e reapertando a contra porca.
Para relembrar, as medidas padrão de abertura são: ADMISSÃO 0,05 ~ 0,10 e ESCAPE 0,08 ~ 0,13.
Feito isso, confira novamente antes de fechar as tampas, certificando-se que ficaram reguladas nas medidas corretas. Monte tudo novamente e está terminado.
A última vez em que levei a moto para o conserto numa oficina muito renomada me devolveram a moto com as válvulas presas, era um parto pra passar de 120km/h. Desde então estava me encorajando para mexer, e ontem tentei e consegui fazer a regulagem de maneira bem segura.
Espero que ajude.
abs!
Ferramentas necessárias:
- Calibre de lâminas (26 lâminas seria o ideal)
- Chave L 8mm e estrela 10mm
- Chaves de fenda (larga)
- Chave inglesa
- Alicate
Tempo médio 1 hora.
Comece retirando o banco e as carenagens e o tanque. O motor ficará livre para acessar as tampas das válvulas. Com a chave inglesa desrosqueie as mesmas para ter acesso.
Retire a tampa lateral do comando para facilitar a visualização do ponto do motor correto para regulagem.
O ponto é este:
Tampa lateral do comando, com as marcas alinhadas:
Tampinha no bloco do motor, com as marcas alinhadas:
Para alinhar essas marcas gire o virabrequim pela porca central do bloco, retirando a tampinha com uma chave de fenda.
Insira as laminas do calibre nas válvulas e confira as medidas. Caso necessite ajustar, solta a contra porca com a chave 10mm e com a lamina no lugar ajuste delicadamente o parafuso, conferindo e reapertando a contra porca.
Para relembrar, as medidas padrão de abertura são: ADMISSÃO 0,05 ~ 0,10 e ESCAPE 0,08 ~ 0,13.
Feito isso, confira novamente antes de fechar as tampas, certificando-se que ficaram reguladas nas medidas corretas. Monte tudo novamente e está terminado.
A última vez em que levei a moto para o conserto numa oficina muito renomada me devolveram a moto com as válvulas presas, era um parto pra passar de 120km/h. Desde então estava me encorajando para mexer, e ontem tentei e consegui fazer a regulagem de maneira bem segura.
Espero que ajude.
abs!