Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Regulagem Válvulas Motor Ténéré 250

Mensagem por allex2000 » 05 Dez 2013, 12:09

Kakko, eu tirei o tanque da minha, perde-se 5 minutos a mais....

Não sei se dá pra regular com o tanque, mas se der eu não arriscaria pois deve ser bem complicado....

No que puder ajudar fico ás ordens...
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Helano » 05 Dez 2013, 12:55

Senhores POR FAVOR usem a pesquisa antes de abrir um novo tópico. Tópicos unidos.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Kakko » 05 Dez 2013, 13:03

Estranho...procurei nos tutoriais e não encontrei esse tópico lá... :crazy:

No tópico que questiono, é pertinente às Téneres 250..pelo que notei não havia....e nem lembrava desse do Alex, que por sinal é uma Lander...não sei se o procedimento é o mesmo.

mas vamos ver... :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
stefanowen
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Out 2013, 08:56
Cidade onde mora: Fortaleza/ce

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por stefanowen » 05 Dez 2013, 13:17

Kakko escreveu:Referente à regulagem das válvulas do motor.

Se alguem já fez pessoalmente, explique se foi ou não necessário retirar o tanque de combustível.

No manual de serviço indica a retirada do tanque...mas um mecânico que consultei , disse que não é necessário.

Na minha opinião se retirar o tanque facilita o acesso...mas talvez não seja impossível efetuar a regulagem....por isso o questionamento.
Ola kakko.

Boa tarde, Gostaria de saber quais as razões de você está buscando a regulagem de válvulas da sua TÉ.
Te faço essa pergunta porque eu venho sentindo na minha moto uma espécie de folga no acelerar, seguido de algumas engasgadas e o conta-giros com queda de aceleração quando fria. Senti essa irregularidade após a revisão de 20.000km feita na CC. retornei lá em ara comunicar tal problema e foi apenas aumentado a aceleração para teste e foi pedido para eu voltar lá caso baixasse novamente!

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk 4

Ronaldo SBC
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jun 2012, 18:56
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo-SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Ronaldo SBC » 06 Dez 2013, 08:40

A minha foi regulada a alguns dias por um mecânico meu amigo, eu estava presente e realmente não é necessário retirar o tanque. Agora as porcas que dão acesso ao motor estavam muito duras, deu trabalho para soltar, mesmo com a chave específica.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Kakko » 06 Dez 2013, 09:06

Stefanowen...vou fazer a regulagem, pois a última faz uns 20000 km...revisão periódica.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por jean motoca » 07 Dez 2013, 23:35

Ola amigo Kakko, eu fiz a regulagem em casa, sofri um pouco para tirar o tanque de combustível, porque não sabia desconectar a mangueira da bomba.. :pdavida:

Mas só tem uma pequena trava, e bem melhore trabalhar sem o tanque.. :joinha: De preferência com pouca gasolina, ou ate vazio. :joinha:

Uma coisa, pesquisa para comprar as juntas em lojas especializadas, e não na concessionaria.. :thumbup:

Eu comprei essas três juntas e paguei R$ 47,00 , um absurdo, não faço mais essa besteira.. :batecabeca:









Agora com menos folga, parece que o motor enche melhore, tem mais torque, também e bom desmontar a moto, para conhecer melhore o veiculo e fazer as verificações pessoalmente.. :joinha:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Kakko » 08 Dez 2013, 00:31

Olá Jean.....boas dicas... :thumbup: ..mas será que é necessário trocar esses aneis...talvez não precise.

Aqui em Campinas tem uma loja que vende tudo que é tipos de o`rings...inclusive os perfís redondos em diversas bitolas para fazer no diâmetro que precisar...da para comprar por metro.

Pelo que o pessoal comentou da para fazer sem tirar o tanque...mas se retirar fica mais tranquilo para realizar as regulagens....

mas diga....a tendência é diminuir as folgas ( válvula enforcada ) não é mesmo ? voce precisou reduzir ou aumentar as folgas ?

um abraço e obrigado. :ohhhhh:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ADRIANORX
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 04 Abr 2013, 11:06
Cidade onde mora: POA/RS
Localização: PORTO ALEGRE

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por ADRIANORX » 08 Dez 2013, 17:36

Nestas horas queria morar numa casa pra ter espaço, para fazer estes reparos.
ADRIANORX

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por jean motoca » 08 Dez 2013, 17:57

Kakko escreveu:Olá Jean.....boas dicas... :thumbup: ..mas será que é necessário trocar esses aneis...talvez não precise.

Aqui em Campinas tem uma loja que vende tudo que é tipos de o`rings...inclusive os perfís redondos em diversas bitolas para fazer no diâmetro que precisar...da para comprar por metro.

Pelo que o pessoal comentou da para fazer sem tirar o tanque...mas se retirar fica mais tranquilo para realizar as regulagens....

mas diga....a tendência é diminuir as folgas ( válvula enforcada ) não é mesmo ? voce precisou reduzir ou aumentar as folgas ?

um abraço e obrigado. :ohhhhh:
Olá Kakko. :urrruuu:

O motor parecia uma maquina de costura, ouvido a gente já sabe que esta na hora de regular , diminuir as folgas.. :thumbup:

A maioria dos mecânicos regula igual as duas com 0,08 de folga, eu pessoalmente coloquei 0,05 na válvula de admissão , e o mínimo (0,05 a 0,10).. :joinha:

A de escape e de 0,08 a 0,13, ai com esquenta mais coloquei 0,10 e foi para Ibitipoca com essa regulagem, foi ótimo.. :joinha:

Abs..Jean.. :ohhhhh:

Responder