Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 22 Mai 2013, 08:58

Se você está cansado de mecânicos porcos, que fazem tudo de qualquer jeito e gosta e se interessa por mecânica, tá aí uma manutenção periódica e fácil que pode ser feita em casa.

Ferramentas necessárias:

- Calibre de lâminas (26 lâminas seria o ideal)
- Chave L 8mm e estrela 10mm
- Chaves de fenda (larga)
- Chave inglesa
- Alicate

Tempo médio 1 hora.

Comece retirando o banco e as carenagens e o tanque. O motor ficará livre para acessar as tampas das válvulas. Com a chave inglesa desrosqueie as mesmas para ter acesso.
Retire a tampa lateral do comando para facilitar a visualização do ponto do motor correto para regulagem.

O ponto é este:

Tampa lateral do comando, com as marcas alinhadas:

Imagem

Tampinha no bloco do motor, com as marcas alinhadas:

Imagem

Para alinhar essas marcas gire o virabrequim pela porca central do bloco, retirando a tampinha com uma chave de fenda.

Insira as laminas do calibre nas válvulas e confira as medidas. Caso necessite ajustar, solta a contra porca com a chave 10mm e com a lamina no lugar ajuste delicadamente o parafuso, conferindo e reapertando a contra porca.

Imagem

Para relembrar, as medidas padrão de abertura são: ADMISSÃO 0,05 ~ 0,10 e ESCAPE 0,08 ~ 0,13.

Feito isso, confira novamente antes de fechar as tampas, certificando-se que ficaram reguladas nas medidas corretas. Monte tudo novamente e está terminado.

A última vez em que levei a moto para o conserto numa oficina muito renomada me devolveram a moto com as válvulas presas, era um parto pra passar de 120km/h. Desde então estava me encorajando para mexer, e ontem tentei e consegui fazer a regulagem de maneira bem segura.

Espero que ajude.

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por lucacsm » 22 Mai 2013, 11:30

Parabéns pelo post. Muito legal!!!! Matou o mito da regulagem das válvulas....

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2013, 11:56

Parabéns, é exatamente isso. Sua moto estava com a partida a frio (primeira partida do dia) meio demorada?

Só umas dicas. Não precisa tirar o tanque, basta o banco e as carenagens laterais. Para remover a tampas laterais do motor, que são de plástico, use uma moeda, assim não as fere.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Led-RJ » 22 Mai 2013, 12:18

Boa Alex!!!

Acho que farei eu mesmo na minha.
A partida a frio da minha ta meio demorada e o barulho vindo do motor aumentou um pouco, seria então as danadas fora da regulagem?
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 22 Mai 2013, 13:35

Valeu galera!

No meu caso eu não senti diferença na partida, somente a moto amarrada de final...como eu já conhecia a moto percebi logo a diferença na estrada.

Diego, eu esqueci de citar, mas eu usei uma arruela grande para abrir a tampinha do bloco, boa dica a sua!!

abs!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Kakko » 22 Mai 2013, 14:24

Alex....muito bom :thumbup: ......só uma pergunta e um comentário:

qual a medida do quadrado da cabeça do parafuso de regulagem ?

e mais um detalhinho...é interessante fazer essa regulagem com o motor completamente frio.

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 22 Mai 2013, 14:51

Kakko, blz?!

Aquele quadradinho deve ter uns 3mm, eu não tive chave que servisse, minha menor é com 4mm e não deu, mas além do ajuste ser pequeno, ele girou facilmente com o alicate, sem precisar de força. Força mesmo só na contra porca.

Isso mesmo, eu regulei com a moto completamente fria, estava parada há uns 3 dias inclusive.

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 22 Mai 2013, 15:54

KK valeu pela dica!

Foi por isso que retirei a tampa lateral do comando, pois alinhando as 2 marcas está no ponto certo! A tampa do comando só tem uma marcação. :joinha:

Eu percebi mesmo que a marcação do vira acontece 2 vezes por ciclo, porém a do comando fica exatamente á 180º do target numa delas. Nem citei isso pois seguindo as 2 marcas não tem erro.

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 23 Mai 2013, 07:11

KK,

hehehe, pois é as vezes são uns detalhes bem pequenos que fazem uma bela diferença...

Eu já mexi bastante em carros, e também já passei por isso principalmente em carburadores, qualquer caninho mal vedado faz um violino virar uma escola de samba...rsrsrsrs

Num motor AP uma vez fui trocar a correia dentada e na hora de botar o motor no ponto confundi as marcas...o motor ficou igual a "Unidos do Peruchi" e eu não entendia....uma simples conversa por telefone com um amigo me fez passar a mesma vergonha...kkkkk

O importante é a paciência e buscar informação!!!

abs!!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Jotace » 23 Mai 2013, 12:03

Há muito não coloco a mão na graxa. Questão de espaço adequado.

Mas, daqueles que gostam, quem nunca montou o pistonete do bura ao contrário? Na primeira vez levei um baita susto. Depois de montar e fechar tudo, quando liguei a moto foi aquela acelerada. A cabeça aloprou, tentando imaginar o que havia acontecido. :batecabeca:

Também passei por vexame ao ligar pro mecânico, que prontamente deu a solução. :pdavida:

Antigamente a revista 2 rodas apresentava matéria de mecânica, em todos os exemplares. E de tempos em tempos, publicava um exemplar, com a reunião das matérias, o que virava um belo manual de serviços. Eu sempre fazia as pequenas manutenções por esse meio.

Vendo esse post me animei em novamente comprar o joguinho de lâminas. Nada como a gente mesmo fazer essas manutenções. Isso dá bastante segurança pra viagens mais longas. :thumbup:
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Responder