Ténéré 250 - Ruídos do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Marcel Valim
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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Marcel Valim » 10 Jul 2013, 18:00

Faz barulho pelo tipo de material e folgas utilizados, mas isso não implica em quebra ou menor durabilidade e sim o contrário.
Assim, prefiro um motor barulhento que não quebre a um silencioso que te deixa na mão, mas se tiver um silencioso que não quebre eu fico com este.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por claudovisk » 13 Jul 2013, 14:08

Boa tarde à todos,
Eu também tive uma XTZ 250 X, tirei ela zero em 2008 e vendi em janeiro de 2013. Desde o início percebi esse barulho, também fiquei preocupado mas todos me disseram ser normal e realmente é a única coisa que me incomodava além do câmbio um pouco duro. Mas a Lander em geral é uma moto muito confiável em termos de motor e mecânica em geral. É show de bola. Tanto é que estou justamente comprando uma Tenere 250 e me inscrevi neste fórum p/ compartilhar informações.

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Edu Kabrucks » 14 Jul 2013, 12:16

Eu assumo que me decepcionei um pouco com a potência e ruído extremo do motor e olha que eu vim de uma burgman 125 ein kkkkkkk

Até uns 70 ou 80km por hora está tudo tranquilo, mas quando passo dos 90 pra cima a moto parece que vai explodir, eu sei q todo mundo fala que é normal, mas incomoda sim.

Outro ponto que notei é a trepidação por conta da rotação do motor, a 90km/h a rotação já está a 6000 ou 7000 o que causa desconforto ao pilotar, imagina uma viagem lona a 100 120 direto? Acho inviável .

Bom é isso abraços a todos.

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Marcel Valim » 14 Jul 2013, 13:04

Fiz 950 Kms em um único dia. Treze horas direto com velocidade entre 100 e 135 Km/h. Vibra, mas nada que chegue a incomodar.
Toda monocilindrica vibra mesmo.
Vai do gosto e tolerância de cada um, mas eu acho normal.
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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Edu Kabrucks » 16 Jul 2013, 09:40

Marcel Valim escreveu:Fiz 950 Kms em um único dia. Treze horas direto com velocidade entre 100 e 135 Km/h. Vibra, mas nada que chegue a incomodar.
Toda monocilindrica vibra mesmo.
Vai do gosto e tolerância de cada um, mas eu acho normal.

Marcel,

Pode ser o fato de vcs ter viajado sem garupa, pq eu tenho como característica sempre andar com garupa. Vou fazer um teste sozinho na moto, com o pneu calibrado certinho e ver no q vai dar.

Abraços.

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Marcel Valim » 16 Jul 2013, 20:05

Realmente eu fiz a viagem sem garupa, mas com o baú bem cheio e mais uma mochila média no lugar do garupa.
Não sei se faz diferença com relação às vibrações, mas é bom que você faça o teste.
No dia a dia eu andava sempre com garupa e, eventualmente, com baú.
Hoje tenho uma Fazer 250 e ando da mesma forma.
O que pude notar de diferença nas vibrações entre as duas é com relação aos pneus, coxins nos risers do guidão e coxins na coroa da roda (que a tenere não tem). Ponto pra Fazer, que anda mais suave, mas, como disse antes, não achava que a teneré vibrava muito.
Se continuar incomodando, acho que poderia ajudar se colocasse coxins mais macios nos risers do guidão (nem sei se existe disponível) ou pesos maiores nas extremidades do guidão, além da borracha de proteção nas pedaleiras, que eu também tinha na Tenere.
Fora isso, só se ela viesse com coxins na fixação do motor ao quadro. Algo pra se pensar.
Com relação aos ruídos do motor, que é título do tópico, não vejo saída senão se conformar e conviver, já que não traz prejuízo nenhum.
Um abraço.
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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por O indomado » 28 Ago 2013, 19:08

tenho notado na minha, que o barulho vem aumentando (vou regular as valvulas em casa, pq na CC, pfffff)

mas o ruido de peças com folga e "batida de saia" é mais acentuado quando preciso ganhar velocidade rapidamente (entrada em vias expressas, ultrapassagens, etc) ja saquei que a té não gosta de giro abaixo dos 4k, então, andando "forte" esse é o giro minimo que permito.

se acelerar suavemente não faz tanto barulho.

acredito que ajustando valvulas e corrente de comando, deva sumir (ou diminuir)

hoje dei uma olhada pra véia tornado e pensei "barulho só do escape, né nega?"

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por diegonunes » 28 Ago 2013, 19:53

Verdade. Quanto a moto sai zero, realmente e até silenciosa, mas depois de alguns km... Não tem jeito, é característico, não canso de dizer.

Indomado, o motor 250cc da Tornado é silencioso e bastante competente, apesar de comer um acionador de tensor e corrente de comando danado, kkkkkkkk.

Enfim, é como o Marcel falou, em termos de robustez, a Yamaha e seu 250cc ganha disparado, o bicho é mêi xoxo, mêi barulhento mas é não abre de nenhum desafio.
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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por ivojoseaug » 28 Ago 2013, 20:22

Afinal, a corrente de comando da tenere é devidamente tensionada? Esse fds vou olhar as válvulas da minha, existe algum risco da corrente estar frouxa?

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Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Marcel Valim » 28 Ago 2013, 21:14

O indomado escreveu:tenho notado na minha, que o barulho vem aumentando (vou regular as valvulas em casa, pq na CC, pfffff)

mas o ruido de peças com folga e "batida de saia" é mais acentuado quando preciso ganhar velocidade rapidamente (entrada em vias expressas, ultrapassagens, etc) ja saquei que a té não gosta de giro abaixo dos 4k, então, andando "forte" esse é o giro minimo que permito.

se acelerar suavemente não faz tanto barulho.

acredito que ajustando valvulas e corrente de comando, deva sumir (ou diminuir)

hoje dei uma olhada pra véia tornado e pensei "barulho só do escape, né nega?"

Vou repetir aqui o que já falei em outro tópico.
O barulho desse motor não é de válvulas. Ele até tem ruido de válvulas, mas é discreto, parecendo com uma máquina de costura. Esse barulho que você relata é similar (ou o próprio) à batida de pino. Barulho de válvula faz o tempo todo, aumentando ou diminuindo com a rotação e não tem relação com a abertura do acelerador e a carga à qual a moto está sendo submetida.
Isso tem a ver com mapeamento da injeção e ponto de ignição. Em algumas combinações de carga/abertura do acelerador/rotação a mistura deve ficar imprópria e há a batida de pino, que faz barulho semelhante à batida de saia de pistão. Por outro lado, as folgas do motor também são maiores devido ao material utilizado no pistão e cilindro. Isso também ajuda nos ruidos.
E tem o efeito de amplificador causado pelas carenagens do tanque que aumenta a sensação de que tem alguma coisa errada na moto.
Barulho de válvula não some quando você desacelera ou acelera um mínimo, sem alterar a rotação.
Prentem atenção a isso e desencanem.
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