TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por Nei Andrade » 06 Jul 2014, 00:33

Para a galera com o motor falhando ou apagando, na minha o motor apagava, principalmente na reduzida, as vezes na retomada, tenrei vela, filtro de ar, gasolina, um amigo que compete em cross montando um motor, e disse da válvula, que poderia ser o problema, como outros, ja tinha ido na CC para marcar o dia de deixar a moto, e pensei, na CC tudo é caro, eu pessoalmente no confio nos caras, pedi para meu mecânico regular as válvulas, me coboru 20 reais, final da história;
R E S O L V I D O
A válvula de escape estrangulada. nao sei se na CC iria resolver por 20 dilmas.
vale a pena seguir o paso a paso, gasolina, filtro, vela e válvula, se não resolver, ver injeção eletrônica.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

RCosta
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2015, 15:46
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo/SP

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por RCosta » 12 Jan 2015, 14:00

ivojoseaug escreveu:Regula marcha lenta, verifica a folga das válvulas e , se não der certo, troque o reparo do TPS.

Fui dar uma olhadinha nas folgas da minha, tava estranguladassa a válvula de escape.

Como faço para regular a marcha lenta?

Agradeço desde já.

rodrigoxbat
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 85
Registrado em: 02 Ago 2012, 01:45
Cidade onde mora: Guia Lopes da Laguna/MS
Localização: Guia Lopes da Laguna/MS

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por rodrigoxbat » 29 Jan 2015, 00:09

A minha está acontecendo isso, e está com 29k, acho que não vou esperar os 30 k da revisão, detalhe ela está apagando na reduzida e a regulagem da lenta está alta até demais e mesmo assim ela fica em rotação baixa, creio que seja essa regulagem da mistura mesmo... vou levar amanha na cc. Detalhe, troquei de posto, e melhorou pouca coisa... será que tem algo haver com a bateria? percebi que quando desligo o farol a rotação começa a subir, mas isso não é sempre... e a bateria ainda é a original que está com quase 2 anos...
"Pois vão existir momentos em que tudo que terá na vida serão lembranças e elas que lhe darão forças para continuar vivo"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por diegonunes » 29 Jan 2015, 09:32

Corpo do acelerador sujo e/ou válvula com folga fora do padrão, certamente.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por fabiobsant » 29 Jan 2015, 21:16

como os colegas ja falaram: pode ser válvula estrangulada, sensor tps, vela ou algo q quase ninguém atenta e que é responsável por muitas falhas ... a tão bendita bomba de combustível...
90% dos casos ou é válvula ou bomba

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por Fabio_joinville » 30 Jan 2015, 08:58

Amigos não é comum falhar não, eu jã tive uma Lander 2007 (sem sonda labda), uma Fazer 2012 e agora tenho a tezinha 2013 bege, existem diferenças entre uma e outra é claro, uma vez a minha Lander começou a falhar logo depois de trocar o filtro de ar, porém por inexperiencia eu umedeci muito o filtro de ar. Levei no mecânico, ele colocou outro filtro e limpou o bico injetor, pronto a moto virou outra, fico ótima como elas são, a minha recomendação é usar gasolina de qualidade e aditivafa pois o aditivo ajuda a manter o bico injetor limpo, depois troquem o filtro de ar e limpem o bico injetor, acredito que isso resolva.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

rodrigoxbat
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 85
Registrado em: 02 Ago 2012, 01:45
Cidade onde mora: Guia Lopes da Laguna/MS
Localização: Guia Lopes da Laguna/MS

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por rodrigoxbat » 30 Jan 2015, 19:07

não faz nem 2k que eu troquei a vela e o filtro de ar, mas sempre abasteço aditivada, e quando troquei a vela falei pro mecanico limpar o sistema de combustivel, e falei que estava morrendo na lenta, depois que fui pegar a moto ele me disse que é um sensor que controla isso e que ele não tinha.... amanha vou na cc ver o que é...
"Pois vão existir momentos em que tudo que terá na vida serão lembranças e elas que lhe darão forças para continuar vivo"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: TÉNÉRÉ 250 - MOTOR FALHANDO

Mensagem por diegonunes » 30 Jan 2015, 21:19

Troque de mecânico antes de tudo, rs.

O atuador F.I.D tem regulagem de marcha lenta sim senhor. O negócio funciona da seguinte forma: O sensor da temperatura de óleo indica a temperatura de funcionamento do motor. Quando o motor está frio, unidade "acelera" a moto, quanto aquece, "desacelera".

Como o atuador F.I.D é uma espécie primitiva de controlador de marcha lenta, parte do trabalho é feito manualmente, como? regulando o parafuso no corpo do acelerador.

Ele pode ter confundido com a Honda, que utiliza a IAVC, essa sim é totalmente automática, não é um simplório "abre e fecha" como na Yamaha.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder