Regulagem dos Aros da moto.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Kakko » 25 Fev 2013, 11:35

Jotace escreveu:É isso aí, Kakko, experiência acima de tudo. :thumbup:

Engraçado, mas não conheço ninguém que faça balanceamento e alinhamento de roda da moto.

Sempre contei com a sorte.

Mas, fala sério, sair com a moto da cc, com esse tipo de problema e os mecânicos não saberem constatar...

Vixiiiiii... :crazy:

Jotace...beleza ??? ok

tem sim quem faça...é montagem normal de raios nos aros e cubos..ou seja..montar a roda.e depois ajustar o alinhamento/balanceamento estático....apoia a roda montada com pneu...calibrado...em um suporte específico para isso e vai girando e observando a posição que a roda para.....se for preciso vai adicionando pesos e ajustando....é artesanal. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Jotace » 25 Fev 2013, 16:55

Sim... :thumbup:

Mas, eu não conheço quem faça.

Outro dia, estava balanceando/alinhando as rodas do carro, quando perguntei ao profissional e ele respondeu que a peça acessória e específica para moto custava muito caro, não compensando o investimento pela pouca procura.

Abração, Kakko.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por filipedonato » 25 Fev 2013, 20:22

ghamauricio escreveu:Tem um tópico falando sobre isso, a minha também puxa pra direita e não teve solução.
Também?? E a concessionária falou o que?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Kakko » 26 Fev 2013, 14:00

Como voces percebem que a moto está puxando ?? voces fazem esse teste onde....??

Rua, avenida,,,etc...é plana ? em que velocidade ??? tem vento lateral ?? com ou sem garupa ?

Voces soltam as mãos do guidon para o teste ???

É importante levar alguns detalhes em consideração, pois apenas mencionar que "está puxando" fica um pouco vago. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por filipedonato » 26 Fev 2013, 17:06

Kakko escreveu:Como voces percebem que a moto está puxando ?? voces fazem esse teste onde....??

Rua, avenida,,,etc...é plana ? em que velocidade ??? tem vento lateral ?? com ou sem garupa ?

Voces soltam as mãos do guidon para o teste ???

É importante levar alguns detalhes em consideração, pois apenas mencionar que "está puxando" fica um pouco vago. :joinha:
Basta vir em qualquer local asfaltado e soltar as mão do guidão que percebe-se facilmente que está puxando para o lado Direito. Antes tinha uma Bros e ela andava normalmente ao soltar as mãos. Creio que assim como em carros uma roda desalinhada cause desgaste prematuro dos pneus também.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por filipedonato » 10 Mar 2013, 06:56

Procuramos uma oficina q trabalha com aros e o mecânico disse que está tudo normal. O que pode ocorrer é que pode haver uma certa folga na caixa da roda dianteira (também conhecido como cubo) e como a moto e pesada ao soltar as mãos ela pode puxar para um lado ou para outro, foi o que o mecânico disse.
Então acho q minha dúvida já foi solucionada. Agradeço a todos pela atenção. Obrigado!

Avatar do usuário
caruso
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 26 Jan 2011, 18:32
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por caruso » 25 Abr 2013, 12:44

A minha T250 puxa um pouco para direita.
Com menos de 10.000km, agora tá com 48.000km, notei que a roda dianteira está posicionada mais perto da bengala direita do que da esquerda mas não está empenada, ou seja, quando a roda foi montada o aro ficou descentralizado em relação ao cubo. O que acho que é o motivo para puxar. Notei isso também em duas Lander, que tem roda igual.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

Avatar do usuário
Sloth
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 16 Mar 2013, 10:49
Cidade onde mora: cataguases-mg

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Sloth » 27 Abr 2013, 16:34

A minha tenere depois da revisão dos 100km ficou com o aro empenado, tive que pagar para consertar. Ou ela veio de fabrica empenada ou foi no aperto que o mecânico fez na revisão de 1000.
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
Albert Einstein

Avatar do usuário
Alex Andrade
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Jul 2014, 12:09
Cidade onde mora: Rio de Janeiro - RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Alex Andrade » 31 Jul 2014, 00:48

Ola pessoal. Tambem estou precisando fazer o alinhamento da minha t250. Voces conseguiram descobrir um local legal que faca este servico? A minha esta puxando para direita quando solto as maos do volante e tambem tenho a impressao de que o guidon nao esta totalmente cetinho em relacao a roda.
Desde ja obrigado pelas dicas

Pilotar sempre, sem segurança, nunca!

Avatar do usuário
Alex Andrade
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Jul 2014, 12:09
Cidade onde mora: Rio de Janeiro - RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Regulagem dos Aros da moto.

Mensagem por Alex Andrade » 31 Jul 2014, 00:52

ghamauricio escreveu:Tem um tópico falando sobre isso, a minha também puxa pra direita e não teve solução.
Maurico, nao consegui acahr este topico, voce tem o link?
Obrigado

Pilotar sempre, sem segurança, nunca!

Responder