Página 1 de 7

Caixa de direção - Ténéré 250

Enviado: 24 Jan 2013, 13:48
por dieles
Fmm4100 escreveu: Informações relevantes

Codigos - http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 90#p289301" onclick="window.open(this.href);return false;
32006 inferior
32005 superior

Tutorial para troca:
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 81#p318650" onclick="window.open(this.href);return false;
Saudações, senhores.

Minha TÉ250 está com 43 mil kms rodados. O mecânico disse que está na hora de trocar o kit de direção. Tenho algumas duvidas sobre o caso que quero trazer a voces:

1) O desgaste é natural do uso ou do tranco de viagens off-road?

2) Essa km está regular para essa troca? Durou mesmo o tempo devido meu kit original?

3) Alguma observação quanto a marca do kit? Original e paralelo equivalem?

Muito grato.

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 24 Jan 2013, 13:51
por Kakko
Dieles....o kit que vc se refere, seriam os rolamentos e vedação ?

Se sim, o que poderia fazer, seria abrir e verificar o estado dos rolamentos. Estes no caso segundo informado são rolamentos de esfera, ao contrário de algumas outras motos que são rolamentos cônicos.

Importante ver tbm a questão da lubrificação dos mesmos. :joinha:

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 24 Jan 2013, 13:57
por dieles
Acho que talvez o termo correto seja caixa de direção, ou não?

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 24 Jan 2013, 14:05
por Kakko
Isso !!! o pessoal chama popularmente de "caixa de bolas"....rs...mas é isso mesmo.

Segundo o mecânico que levo minha moto, os originais ( não sei que marca são...os da Ténéré 600 são japoneses ) são melhores que alguns paralelos xing-ling......fique esperto.

Geralmente forma-se um "calo" na posição de guidon em " linha reta ".

Mas quando está gasto, geralmente cría-se uma folga perceptível, quando freia...passa em pista irregular, etc..

Dica : Se for desmontar para ver como está.....aproveita, compra um novo original e troque !!

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 24 Jan 2013, 14:09
por doug01n
Tudo depende de como vc anda, e dos lugares que vc anda. Se faz muito off, pode criar folga logo. Se anda muito em estradas retas, pode criar o que chamam de "calo" na caixa de direção, como o Kakko comentou acima.

Não sei te informar se está na hora de trocar, mas pq seu mecânico afirmou que tá na hora de trocar?

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 24 Jan 2013, 14:13
por diegonunes
Eu sempre recomendo aos que necessitam trocar caixas de direção, abandonar o sistema de esferas original. Salvo engano, na parte inferior, a Yamaha já usa rolamentos cônicos, já na parte superior...

Se aceita minha sugestão, não se lasque na pequena fortuna que a CC vai cobrar. Os maiores e melhores fabricantes de rolamento do mundo tem isso com o preço muito menor.

Vide: http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 9d17188bb1" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 25 Jan 2013, 12:48
por dieles
O mecânico só falou que estava dura e até tenteou fazer com que eu percebesse isso, mas confesso nao ter sentido nada. Devo estar acostumado até mesmo com o calo.

Pesquisei o preco em uma concessionaria e me entregaram o valor de aprox. R$ 500,00 pelo o que pedi como "caixa de direção inferior e superior" e sua instalação (R$ 80,00 adicionados). Em uma loja de motopeças, ficaria R$ 52,00 a marca mais cara mais R$ 30,00 pela instalação.

Convenhamos que 500 pra 80 é uma diferença absurda, não? Até me fez lembrar do pinhão vendido por 130 na concessionária cujo similar da riffel compro por R$ 27 sem perder nada com a troca.

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 25 Jan 2013, 15:07
por diegonunes
Viu né?

E o mais escroto de tudo: A caixa de direção mais barata, em rolamentos cônicos é muito mais resistente.

Pasme agora, rs.

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 25 Jan 2013, 15:23
por Marcel Valim
Troquei da Drag Star em casa mesmo. Na oficina ficava $ 450,00 instalado. Na Yamaha $ 300,00 só os rolamentos originais, que não são cônicos e sim de esferas.
Comprei Timken, cônicos por $ 70,00 e fiz o serviço.
Segue a especificação do rolamento SUPERIOR da Drag Star, que é igual ao da Teneré (o inferior da minha é diferente da Tenere).

SUPERIOR
YAMAHA - código orginal -93399-99931
KOYO SAC2547-1
SKF HR 32005 XJ
Medidas (25mm interno X 47mm externo X 15mm espessura)
É o mesmo rolamento interno da roda dianteira da towner.

Se mencionar o código SKF todas as lojas de rolamentos conhecem.

Re: Sobre o kit de direção

Enviado: 25 Jan 2013, 18:48
por diegonunes
Boa Marcel, só uma duvida.

Com relação a pista do rolamento, como fica? Remove a que tá no quadro, referente a pista das esferas e dai põe a que acompanha o novo rolamento cônico, correto?