Caixa de direção - Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
renato dantas
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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por renato dantas » 31 Jul 2014, 13:34

Boa tarde pessoal

Referente a caixa de direção, não se esqueçam que a mesma necessita de lubrificação, minha moto também estava estranha, portanto fiz uma limpeza externa e depois apliquei um WD - 40 e a moto ficou normal.

Pode ser que esse tempo seco esteja ressecando a graxa e endurecendo a direção.

Caso os problemas persistirem é melhor trocar os rolamentos.

Moto boa, porém as peças na concessionária são caras.

Última compra foi na yamamoto na rua Guaianases, peças genuínas e com preço acessível.

Boa sorte a todos.

Att

Celio Silva
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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por Celio Silva » 07 Ago 2014, 14:53

...
Editado pela última vez por Celio Silva em 20 Fev 2017, 21:07, em um total de 1 vez.

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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por diegonunes » 07 Ago 2014, 17:17

Exato, o lance é abrir e lubrificar.

Os rolamentos originais da caixa de direção duram muito, desde que estejam sempre lubrificados e sem folgas.
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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por rafaelr000 » 17 Ago 2014, 23:35

Bom, vamos ver se duram muito mesmo.

A minha moto está com 23.000 km, hoje desmontei a caixa para limpeza e lubrificação e aproveitei para trocar o óleo das bengalas. Apesar de os rolamentos da caixa ainda terem um pouco de graxa, o inferior já apresenta marcas na pista. Ainda não sinto travamentos, mas não sei se aguentam outros 23.000 km. Vale ressaltar que a caixa estava muito apertada, tive trabalho para retirada das porcas da mesa superior.

Exagerei na quantidade de graxa que usei, quero ficar uns 10.000 km sem fazer esse serviço novamente, junto com a troca do óleo das bengalas eu gastei umas quatro horas.

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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por weber macedo » 13 Out 2014, 19:09

Amigos, a concessionaria parece que faz de proposito, mexer nas caixas de direcao das motos durante as revisões sem necessidade. tive uma xtz 125 100.000km durante 3 anos e nunca deixei mexer na caixa de direção dela e nunca deu folga. Agora a minha tenere, na primeira revisao de 5.000km, me descuidei e eles abriram a caixa e dai então so folga e hoje ela com 30.000km 1 ano de uso ja esta precisando de outra...

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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por Fmm4100 » 08 Dez 2014, 20:31

26000km e apareceu o calo. Assim que trocar eu posto o passo a passo.

Mãos a obra...
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Re: ROLAMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO

Mensagem por diegonunes » 08 Dez 2014, 20:33

Complicado. A minha está com 35.000, zero bala.

É preciso ter muito cuidado em deixar a caixa com o torque preciso, ou seja, sem qualquer folga e sem qualquer impedimento no movimento.
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por Fmm4100 » 08 Dez 2014, 20:36

Rodou pouco tempo com folga, pois nao dei o torque correto em uma manutenção... Acredito que foi isso.

Pelo menos foi a minha.
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Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por diegonunes » 08 Dez 2014, 20:47

Com certeza foi isso.

Outra coisa, a graxa que as oficinas usam por ai é da pior espécie, graxa precisa ser ao menos boa.
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Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por Fmm4100 » 21 Dez 2014, 22:51

Troquei a caixa e pus rolamento conico no lugar do esférico, mas não recomendo fazer se não tiver conhecimento mediano ou ferramentas adequadas.
Nao vou postar em "Faça vc mesmo" porque fiz de forma improvisada com as ferramentas que tinha a mão.

O procedimento correto está no manual de serviço, onde se mostra as ferramentas especiais.

Iniciei pela mesa inferior.
Aqueci o rolamento, apoiei a mesa inferior de forma a nao danificar a rosca e mandei porrada pra soltar. O certo é usar o extrator.
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Saiu com um pouco de dificuldade, mas saiu.
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Para instalar o novo rolamento, desmanchei o velho para servir de apoio e não danificar o novo. O certo é fazer na prensa.
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Já encaixado. Faltou o retentor...
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Esse cambão foi útil no processo de encaixe, mas poderia ser uma marreta com um tubo no diâmetro da coluna de direção.
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Para remover as pistas precisei bater com uma chave de fenda por dentro da coluna até afastar um pouco. Dai passei para uma chave mais larga até sair por completo. O processo exige paciência e persistência.
A foto é do final. No inicio vc nem acredita que isso é uma pista, de tão justo que está na coluna.
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A pista inferior foi um pouco mais fácil, pois existem cavidades na coluna para vc utilizar o extrator. Essas cavidades também servem para encaixar a chave e mandar porrada de cima para baixo.
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Deixei as pistas no gelo, pois qualquer contração do material já ajuda a encaixar na sede.
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A santa ajuda foi fundamental...
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Apesar de bruta, a madeira não danificou as pistas, que encaixaram uniformemente na sede. O superior nao precisou, porem o inferior foi para o fundo da sede com a ajuda da pista antiga.
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Fiz a remontagem e na falta do torquímetro apertei com a orientação de um amigo experiente. Aperta até sair água e depois afrouxa 1/4 da volta, o suficiente para liberar a movimentação suave.


Existe a forma certa e a forma acessível para se fazer algo.
Nao recomendo seguir meu processo, mas deixo explicado que é possível fazer de forma alternativa.
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