Caixa de direção - Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
dieles
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Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por dieles » 24 Jan 2013, 13:48

Fmm4100 escreveu: Informações relevantes

Codigos - http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 90#p289301" onclick="window.open(this.href);return false;
32006 inferior
32005 superior

Tutorial para troca:
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 81#p318650" onclick="window.open(this.href);return false;
Saudações, senhores.

Minha TÉ250 está com 43 mil kms rodados. O mecânico disse que está na hora de trocar o kit de direção. Tenho algumas duvidas sobre o caso que quero trazer a voces:

1) O desgaste é natural do uso ou do tranco de viagens off-road?

2) Essa km está regular para essa troca? Durou mesmo o tempo devido meu kit original?

3) Alguma observação quanto a marca do kit? Original e paralelo equivalem?

Muito grato.

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Kakko
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por Kakko » 24 Jan 2013, 13:51

Dieles....o kit que vc se refere, seriam os rolamentos e vedação ?

Se sim, o que poderia fazer, seria abrir e verificar o estado dos rolamentos. Estes no caso segundo informado são rolamentos de esfera, ao contrário de algumas outras motos que são rolamentos cônicos.

Importante ver tbm a questão da lubrificação dos mesmos. :joinha:
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dieles
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por dieles » 24 Jan 2013, 13:57

Acho que talvez o termo correto seja caixa de direção, ou não?

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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por Kakko » 24 Jan 2013, 14:05

Isso !!! o pessoal chama popularmente de "caixa de bolas"....rs...mas é isso mesmo.

Segundo o mecânico que levo minha moto, os originais ( não sei que marca são...os da Ténéré 600 são japoneses ) são melhores que alguns paralelos xing-ling......fique esperto.

Geralmente forma-se um "calo" na posição de guidon em " linha reta ".

Mas quando está gasto, geralmente cría-se uma folga perceptível, quando freia...passa em pista irregular, etc..

Dica : Se for desmontar para ver como está.....aproveita, compra um novo original e troque !!
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por doug01n » 24 Jan 2013, 14:09

Tudo depende de como vc anda, e dos lugares que vc anda. Se faz muito off, pode criar folga logo. Se anda muito em estradas retas, pode criar o que chamam de "calo" na caixa de direção, como o Kakko comentou acima.

Não sei te informar se está na hora de trocar, mas pq seu mecânico afirmou que tá na hora de trocar?
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por diegonunes » 24 Jan 2013, 14:13

Eu sempre recomendo aos que necessitam trocar caixas de direção, abandonar o sistema de esferas original. Salvo engano, na parte inferior, a Yamaha já usa rolamentos cônicos, já na parte superior...

Se aceita minha sugestão, não se lasque na pequena fortuna que a CC vai cobrar. Os maiores e melhores fabricantes de rolamento do mundo tem isso com o preço muito menor.

Vide: http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 9d17188bb1" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por dieles » 25 Jan 2013, 12:48

O mecânico só falou que estava dura e até tenteou fazer com que eu percebesse isso, mas confesso nao ter sentido nada. Devo estar acostumado até mesmo com o calo.

Pesquisei o preco em uma concessionaria e me entregaram o valor de aprox. R$ 500,00 pelo o que pedi como "caixa de direção inferior e superior" e sua instalação (R$ 80,00 adicionados). Em uma loja de motopeças, ficaria R$ 52,00 a marca mais cara mais R$ 30,00 pela instalação.

Convenhamos que 500 pra 80 é uma diferença absurda, não? Até me fez lembrar do pinhão vendido por 130 na concessionária cujo similar da riffel compro por R$ 27 sem perder nada com a troca.

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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por diegonunes » 25 Jan 2013, 15:07

Viu né?

E o mais escroto de tudo: A caixa de direção mais barata, em rolamentos cônicos é muito mais resistente.

Pasme agora, rs.
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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por Marcel Valim » 25 Jan 2013, 15:23

Troquei da Drag Star em casa mesmo. Na oficina ficava $ 450,00 instalado. Na Yamaha $ 300,00 só os rolamentos originais, que não são cônicos e sim de esferas.
Comprei Timken, cônicos por $ 70,00 e fiz o serviço.
Segue a especificação do rolamento SUPERIOR da Drag Star, que é igual ao da Teneré (o inferior da minha é diferente da Tenere).

SUPERIOR
YAMAHA - código orginal -93399-99931
KOYO SAC2547-1
SKF HR 32005 XJ
Medidas (25mm interno X 47mm externo X 15mm espessura)
É o mesmo rolamento interno da roda dianteira da towner.

Se mencionar o código SKF todas as lojas de rolamentos conhecem.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Sobre o kit de direção

Mensagem por diegonunes » 25 Jan 2013, 18:48

Boa Marcel, só uma duvida.

Com relação a pista do rolamento, como fica? Remove a que tá no quadro, referente a pista das esferas e dai põe a que acompanha o novo rolamento cônico, correto?
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