Veja vc mesmo - bucha da balança

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por mgarcia » 18 Out 2012, 21:48

Vou dizer mais umam vez o quanto estou chateado com essa TENEBOSTA

Moto novinha 2012 ja com desgaste em peças que deveriam durar muito mais. Moto nova nunca andou na chuva nem na terra e a desgraça da YAMAHA não cobre esses itens na garantia.

A moto começou a fazer barulho na suspensão, desmontei e PIMBA tudo seco e desgastado. Levo a moto na PORRA da YAMAHA pra revisão e não fazem nada. Cobram um absurdo pra nada.

Nunca mais levo moto pra revisão, quer dizer levei por causa da merda da garantia pra não perder.

Agora é comigo mesmo a manutenção da moto.

Imagem
Desmontagem da balança e articulações.

Imagem
Balança removida e Amortecedor exposto. Percebe-se que a moto é novíssima.

Imagem
Detalhe da bucha da balança. Ja com notavel desgaste. Trabalhou apenas 5000 km e ja se foi. (lamentável)

Imagem
Tubo interno do eixo da balança. Senais de desgaste acentuado. Isso deveria ser montado com rolamento de agulha.
Editado pela última vez por mgarcia em 19 Out 2012, 10:41, em um total de 4 vezes.

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Mais uma decepção - Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por mgarcia » 18 Out 2012, 21:57

Imagem
Detalhe da foto anterior. Chegou a formar um desnivel na peça. Somente uma nova para resolver o problema.
Valor R$140,00 + as buchas de nylon

Imagem
Bucha interna da balança. Material Nylon. Tudo gasto.

Imagem
Link da suspensao. Buchas com sinais de atrito. Custa R$60,00 cada uma + R$25,00 cada retentor.
Total 4 buchas + 8 retentores.

Imagem
Balança ja montada com as devidas peças subistituidas. Muita graxa pra NÃO dar problema novamente. Esses itens devem ser verificados assim que a moto sai da concessionaria 0km pois vem totalmente seca sem lubrificação e periodicidade de a cada 2500 km .


A moto ficou muito macia e sem barulho porém na minha opinião essa moto requerer constante verificação dos itens e isso se torna inviável pelo custo e tempo


Valeu YAMAHA por enganar as pessoas com seus lixo de produtos. E as concessionarias (todas) por cobrarem um absurdo na revisão e n fazer nada. Apenas por a bosta de um carimbo no manual da moto.

T+


Imagem
Pela ordem. Biz 125cc 2012 "melhor moto do mundo"
Tenere 250cc 2012 "é bonitinha confortavel mas ordinaria"
Comet 250cc 2009 "apenas pra enfeitar pois n achei nenhum adjetivo pra ela" Qualidade abaixo de zero!!!
Editado pela última vez por mgarcia em 19 Out 2012, 10:46, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Mais uma decepção - Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por cassio » 18 Out 2012, 23:47

A minha também está com problema de lubrificação na bucha. Eu não tinha notado - é 1a moto -, quem me falou foi um outro motoqueiro que escutou o ruído enquanto eu estacionava. Ele me disse para levar à concessionária porque a moto não deveria fazer nenhum ruído... Já vi também outros tópicos aqui no fórum que falam sobre as motos da Yamaha virem de fábrica com pouca lubrificação. E essa moto acaba nas mãos de concessionários ruins... O resultado é isso mesmo. Não sei se sou só eu, mas se esse motoqueiro não tivesse me falado, talvez eu estivesse até hoje aceitando os ruidozinhos da bucha.
Is there anybody out there?

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por kablack » 19 Out 2012, 11:16

mgarcia;

O que está acontecendo com você é ruim mesmo.

Balança seca é o fim da picada.

Você não é o único "sorteado" do fórum. Várias pessoas relatam o problema de ruído na balança.

Penso que o correto seria todos os que tiveram o problema de balança sem graxa de fábrica informarem a Yamaha a respeito.

Está ocorrendo um jogo de empurra aí. As Concessionárias alegam que a balança vem (ou deveria vir) engraxada de fábrica. A revisão de entrega não deveria checar este item? Parace que, em várias ocasiões, inclusive na sua, a balança veio seca e permaneceu seca.

Complicado isso.

Sugiro a você entrar em contato com a fábrica mostrando as fotos e perguntando de quem é a responsabilidade por engraxar a balança. Da fábrica ou da Concessionária na revisão de entrega.

Essa informação pode ajudar muita gente a apurar responsabilidades.

Quanto as suas outras críticas sobre a moto minha humilde opinião:

- "O motor 250cc da Yamaha é barulhento e nada elástico". Concordo.

- "A moto "toma pau" de Biz". Irrelevante. Primeiro: - Nenhuma das duas é feita para correr, talvez a Biz arranque um pouco mais mesmo (a Lead arranca mais que a Biz), mas a proposta da Té250 é diferente. O que importa para mim é se a moto serve ao seu proprósito. Na verdade eu preferiria uma relação um pouco mais longa, com menor rotação em velocidade de cruzeiro. Segundo: - Tomo "pau" de ciclistas todo dia que passam por mim no trânsito e vão embora... Se você procura uma moto ágil, forte mesmo, a primeira coisa que você precisa é mudar de São Paulo. Aqui nem Ferrari "anda"... Já vi várias... sempre a menos de 60 km/h. Inclusive já ultrapassei algumas... De Honda Lead e engarupado... :D

- "A Té 250 é uma bosta". Concordo em parte. Na verdade o que não é uma bosta neste país de bosta? A própria Biz que você tanto ama é uma Bosta. Ou não é? Onde ela é vendida? No primeiro mundo? Ou aqui no Brasil, na África e na Ásia? Isso já mostra "pedigree" do produto... O que dizer da Té250. "Genuinamente" nacional? Bento Carnero, vampiro brasileiro!!!

Imagem

Qual moto nacional não é bosta?

E o maior problema nem é ser ou não uma bosta. Tem bosta para vender no mundo todo. O problema é pagar 3 vezes o preço de produto premium por bosta. Esse é o problema!!

- E você nem falou aqui, mas: - Toc-Toc ou Fiu-Fiu + Mangueiras de óleo "Kinder Ovo" + Balança Seca "estilo deserto" + Freio "trem fantasma" +Banco "arrebenta o c* do caboclo" + Farol "ilumina a lua" de fábrica, são, sim, defeitos muito sérios deste modelo;

O que não concordo de modo algum é dizerem que você é que é o errado, o zicado etc e tal. Sob pena de se transformar a engenharia a mecânica em uma ciência "esotérica".

Até onde sei sua moto é nova, tem perto de 5.000 km e você fez todas as revisões em concessionária.

E cheguei a ler que você não cuida da moto....

Talvez, muitos dos que criticam você estejam andando por aí com a balança mais seca que o deserto que origina o nome da moto.

Depois do seu post, se ainda estivesse com a minha Té250, iria correndo na Concessionária pedir para engraxarem a balança.

O que não dá é para idolatrar o modelo, que tem diversos atrativos como custo de seguro, consumo de combustível, confiabilidade mecânica, manutenção barata, mas também diversos defeitos.

De qualquer forma, obrigado pelo tópico e por compartilhar este problema importante e recorrente com todos os usuário.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
We3eR
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 171
Registrado em: 20 Ago 2012, 19:50
Cidade onde mora: Rio/RJ

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por We3eR » 19 Out 2012, 11:33

Cara, esse assunto me deixou tenso... Não to afim de gastar uma grana desnecessária, por causa de uma pseudo "malandragem" da fabrica numa moto nova, eu vou passar na cc e falar com o chefe da oficina, Se não tá engraxada ele vai engraxar...ha vai....
Onten XTZ 125(10 anos); Hoje Tenere 250

Avatar do usuário
We3eR
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 171
Registrado em: 20 Ago 2012, 19:50
Cidade onde mora: Rio/RJ

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por We3eR » 19 Out 2012, 14:29

mgarcia,
como ja mencionei em outros topicos tenho bom relacionamento com a cc que comprei (ymoto - Penha/RJ) a moto, depois de ver sua exposição me assustei e fui lá, comversei com o chefe da oficina(Daniel) e ele me garantiu que não terei este problema, pois o engraxamento faz parte da rotina da revisão d'eles. e que algumas cc realmente não fazem esse procedimento, neste caso de azar(seu), penso que caberia uma ação legal contra a cc.
Para o resto da galera, aqueles que fazem revisão em cc consultem as oficinas e solicitem o engraxamento.
Onten XTZ 125(10 anos); Hoje Tenere 250

lucacsm
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Set 2011, 12:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por lucacsm » 19 Out 2012, 15:24

Bem, a minha teoria de que as CCs não fazem nada está mais uma vez confirmada (falei isso em outro post). Agora acho que o amigo mgarcia deu mole em não exigir que a YAMAHA bancasse esse conserto. Com 5 mil KM a minha moto começou a fazer barulho na suspensão traseira. Fui direto na CC e eles nem questionaram, parece que já tinham conhecimento do problema. Engraxaram tudo a moto voltou muuuuuito macia e sem barulho. Comprei uma engraxadeira e agora eu mesmo injeto graxa na balança.
Não adianta mudar de marca. Tive uma Tornado que comprei zero e que me deu muita insatisfação e dor de cabeça. As fábricas deveriam estar mais atentas ao processo de montagem. O que nos resta?? Reclamar, vide o caso da suspensão dianteira (Toc-Toc). Poderíamos iniciar uma reclamação em massa sobre a balança e sobre o freio dianteiro, porque a YAMAHA não adapta o disco de freio dianteiro da Fazer para Tenere?? Não entendo isso :crazy:
Serviço em CC só se eu não tiver as ferramentas adequadas como é o caso da regulagem de válvula.... no mais faço em casa.

Abraços

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Paranoico » 19 Out 2012, 23:50

Mgarcia, na página 6/6 do manual diz que a balança traseira deve ser lubrificada a cada 10.000 km.

Se sua moto tem 5.000 e está com este desgaste, isso mostra que é um problema de fábrica e a concessionária tem que fazer o reparo. Só esfregar o manual na fuça deles.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Helano » 20 Out 2012, 00:09

Senhores,

Tópico devidamente revisado e movido para a sessão correta.

Gostaria de lembrar a todos que isto aqui é um fórum sério, de gente madura, responsável e que trata o assunto motociclismo com o respeito que ele merece. Portanto, apenas para lembrá-los, peço que releiam os tópicos abaixo que parecem estar um pouco esquecidos;

TERMOS DE USO --> viewtopic.php?f=2&t=1" onclick="window.open(this.href);return false;
COMO UTILIZAR O FÓRUM --> viewtopic.php?f=2&t=391" onclick="window.open(this.href);return false;
DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO DO FÓRUM --> viewtopic.php?f=2&t=1791" onclick="window.open(this.href);return false;

Grato,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Mosca
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 199
Registrado em: 28 Out 2011, 00:17
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Z.Lost

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Mosca » 20 Out 2012, 02:27

Bela limpa.

mgarcia, muito útil o alerta, post com fotos ajudam a leigos como eu a se precaverem em caso de mão na massa.

A todos:
A moto já não vem com o link traseiro montado apoiado em cotovelos na gaiola de transporte? Sim? Não? Alguêm sabe? ... Só ai já mata de quem é a responsabilidade pela coisa.
Aliás... manual de serviço tenere 250 ... ... ... aquela moita rolando... .... ... ... usa o da lander por enquanto...cri-cri de grilos ... ... e estamos sem parâmetro de manutenção específica ao nosso modelo de moto.
Imagem
Eduardo - São Paulo - SP
Têzinha 1111 "mercedinha" - vai-e-tem-que-voltar-prá-ir-de-novo!

Responder