Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Faraho
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Faraho » 15 Fev 2012, 16:35

Só pra compartilhar...
Consegui fechar 10M Km com as pastilhas originais (Troquei apenas as traseiras por 30 dilmas)... Até então não havia reparado se eu usava muito o freio motor ou se cutucava o disco...
Mas uma coisa é certa... quando uso o freio eu pego pesado :boxe:

Alguém ai usa Cobreq? Qual opinião para uso urbano com viagem eventual?
Outra coisa, na redução da marcha, solta-se a embreagem rápido ou lentamente?
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ghamauricio » 15 Fev 2012, 18:28

Eu solto rápido a embreagem, mas eu dou um blip no acelerador pra jogar pra uma RPM condizente com a marcha e a velocidade. Regra geral pra Té 250, cada marcha que se passa o RPM cai em 1000.

Abraço!

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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por LMattosBS » 15 Fev 2012, 18:45

Outra coisa, na redução da marcha, solta-se a embreagem rápido ou lentamente?

Depende da situação.. na emergência vai rápido mesmo, no transito eu "queimo" um pouco...
Leonardo Mattos :dirtbike:

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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Faraho » 15 Fev 2012, 22:43

Pois é... na volta pra casa (depois do ultimo post) tentei soltar lentamente a marcha mas em certas ocasiões não dava...
Quanto a Cobreq, vale os 30 dilmas mais os dez minutos para trocar? (Shasuahsua)
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por doug01n » 16 Fev 2012, 12:19

Coloquei a Cobreq recentemente... Achei que freia bem, agora falta o teste de longa duração.

Sobre a embreagem, eu costumo soltar abruptamente (mesm com tranco), para não desgastar muito a embreagem. Só queimo a embreagem quando estou engarupado, pois normalmente o garupa não espera um tranco a cada redução de marcha.
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Jonathan » 16 Fev 2012, 21:36

Se vc reduzir a marcha na entrada de uma curva e soltar a embreagem rapidamente, corre o risco de fazer a roda traseira derrapar. Pilotando a moto numa pista de kart é fácil sentir isso. Vc terá que dosar a soltura da embreagem para que a moto não derrape.
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ghamauricio » 17 Fev 2012, 10:17

Então Jonathan, tenta dar um blip (uma acelerada brusca e curta) antes de soltar a embreagem. Atualmente faço isso inclusive em curvas, pois a faixa de torque útil da Té 250 é muito pequena -- quando entro na curva ela está legal numa marcha, mas quando saio da curva o giro geralmente está muito baixo pra acelerar, então é comum eu reduzir a marcha ainda na curva com esta técnica sem problemas.

Favor praticar em reduções na RETA primeiro. Abraço!

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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Kakko » 17 Fev 2012, 14:19

O uso da embreagem vai depender da situação....sei lá...cada um tem um jeito....

uma coisa que não faço ( carro ou moto ) ...andar com o pé na embreagem ou com a embreagem levemente acionada (moto )...isso desgasta precocemente o sistema.

OBs : quase 22k km percorridos...ainda tem muita pastilha pela frente :joinha:
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por gasnobre » 18 Fev 2012, 21:04

Troquei a minha hoje aproveitando pra fazer a revisão com 4700KM, coloquei cobreq.
Semana passada percebi que as pastilhas traseiras estavam beeeem gastas e adotei um regime de economia deixando o freio traseiro para uma emergencia, utilizando o freio dianteiro e abusando do freio motor. Assim percebi o quanto forçava o freio de trás, não tenho muita sensibilidade no pé então não sabia dosar (e acho que ainda não sei) e utilizava o freio traseiro em toda entrada de curva para estabilizar um pouco. Reparei também o quanto posso explorar mais o freio dianteiro e, principalmente, o freio motor.
Agora vamos ver se melhoro a vida util das pastilhas.
Abração à todos.
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Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ERYS » 19 Fev 2012, 09:27

ola meu caro! isso tambem aconteceu comigo. tive q trocar as pastilhas na revisão de 5mil KM eu já havia percebido o desgaste da pastilha trazeira e eu mesmo pedir pra trocar. e perdir pra colocar pastilhas de marca paralela, pois original ficaria muito mais cara. a original custaria R$120,00 e a pararela R$25,00 quero ver quantos KM vou rodar com as pastilhas paralela.
abraços....

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