Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ghamauricio » 08 Fev 2012, 23:07

Sim, mas freio motor AJUDA, não RESOLVE. Até porque vira e mexe vem um pardal de 40km/h e você tem que freiar, aí tem carro na sua frente freando e você é obrigado a cutucar o freio de vez em quando também e tal...

Ainda falta bastante pra eu trocar as minhas pastilhas. Presumo que vou trocá-las lá pela casa dos 7.000 km - ainda estou na casa dos 2.400.

Abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kablack » 09 Fev 2012, 01:01

ghamaurício;

1. Em situações limite, a pastilha original falhará antes do que qualquer outra de média ou alta performance (Vesrah, Carbone Lorraine, EBC).

2. Já pilotei carros de competição na terra e asfalto. O segredo dos freios de alta performance está nos discos (ventilados, perfurados, de grande diametro, aço especial....) e não nas pastilhas (até são diferentes, mas quem manda mesmo contra o aquecimento são os discos). Veículos de competição não tem freios eficientes quando frios, só depois da segunda volta é que ficam progressivos, antes disso você toma sustinho com eles...

3. Não adiana colocar duto de ar em disco que não é ventilado (com aletas de ventilação).

4. Duvido que numa serra, engarupado, com bagagem e na velocidade regulamentar você tenha brake fade com as pastilhas originais ou qualquer outra de primeira linha. (Já desci a Serra das Araras várias vezes e já desci serras bem piores como a de Taubaté para Paraty com carros bem modestos e nunca tive nenhum problema de brake fade. A mágica? Andei na velocidade permitida...) Agora... Para descer a Serra das Araras ralando as pedaleiras e "subindo em cima do freio" antes de cada curva.... Vai precisar de um conjunto de competição... E ainda assim pode dar fade.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kablack » 09 Fev 2012, 01:05

LMattosBS escreveu:gostei.. mas ta indo embora rapido...
Pastilhas boas se desgastam. Pastilhas ruins desgastam o disco.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ghamauricio » 09 Fev 2012, 11:14

Você me convenceu, Kablack!
Vou comprar as pastilhas com o "mestle" do xtzlander!
Quanto à velocidade regulamentar, 40km/h é meio sacanagem... Às vezes eu deixava ela esticar até uns 50km/h, às vezes 60... Dependia das condições. Realmente não exigi muito dos freios, mas eu estava só e praticamente sem bagagem (só uma mochilinha com duas camisas e uma bermuda).

A preocupação era repetir o caminho, só que pesado...
Mas acho que realmente não deve dar grilo não, afinal elas são projetadas para este tipo de uso, não?

Abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por doug01n » 09 Fev 2012, 12:07

Ao meu ver, um grande aliado das pastilhas é o freio motor. Já desci trechos de serras sinuosas segurando a moto quase totalmente no motor em curvas. A rotação chega a bater 7.000RPM em terceira, ou mesmo segunda dependendo da inclinação e da curva. Usando em conjunto com o freio motor, dosando bem as frenagens, e com velocidade correta, pode descer com 150kg + Baus + alforges na moto que não terá problema.
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Helano » 09 Fev 2012, 19:47

kablack escreveu:
LMattosBS escreveu:gostei.. mas ta indo embora rapido...
Pastilhas boas se desgastam. Pastilhas ruins desgastam o disco.

Abraço
e de qualquer jeito o bolso desgasta :mrgreen: :crazy:
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por msfazer » 10 Fev 2012, 15:06

hehehehe.... bela observação, mestre Helano! Só acho que vale lembrar que a pastilha de freio é mais barata que o disco.

Doug - Desci a Osvaldo Cruz semana passada só no motor. Raramente cutucava o freio, qdo os carros paravam completamente nas curvas. No mais, dá pra ir só no motor mesmo!

Abs!

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por LMattosBS » 10 Fev 2012, 18:06

Depende muito da tocada do piloto... eu uso bastante o freio.... descendo rapido.... devagar vou no motor...

Hoje testei pra valer essas pastilhas brandy descendo uma serra... muito bom, mas os pneus ajudam e um conjunto....
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ghamauricio » 10 Fev 2012, 19:22

Eu uso bastante o freio motor, mas quando peguei a Serra das Araras fiquei preocupado com a temperatura dos freios.
Talvez seja só paranóia, sei lá... Nem senti eles ficarem borrachudos.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por LMattosBS » 10 Fev 2012, 19:27

Te falar a verdade ja senti ceder o dianteiro... mas em paradas de emergência... mas tu mete tanta força... que perde a noção... eu pratico sempre... domino bem... mas to com aeroquiip...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Responder