Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ivojoseaug » 08 Abr 2015, 16:21

diegonunes escreveu:Sinceramente, com a adoção da Fischer o freio ficou mais eficiente, talvez seja a maior carga metálica no material de atrito da pastilha. Alguns vão alegar que a Fischer desgasta mais o disco que a original e posso até concordar. Já discuti isso exaustivamente em outro tópico, não vale a pena comprar pastilhas originais, é muito mais barato usar paralelas de boa qualidade e no futuro trocar o disco, sai muito mais em conta.

O preço da Fischer é muito menor que as Nissin.

caro colega Diego, eu peguei birra da fischer. Amplamente indicada, sempre que coloquei me arrependi. parece mesmo que é o disco que gasta, rs...

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Thales » 11 Abr 2015, 21:16

ivojoseaug, vc disse que comprou as pastihas Potenza. Poderia relatar se houve alguma dificuldade na instalação da peça traseira, como a necessidade de lixá-la? Poderia fazer um review bem rápido sobre desgaste, desempenho, e desgaste do disco?

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Balutzen » 12 Abr 2015, 14:21

to usando a marca Diafrag, não notei diferença da original.
Imagem

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por eu mesmo » 27 Abr 2015, 02:19

tambem gostaria de saber qual é a melhor, pastilhas cobreq ou potenza? alguem...?

Avatar do usuário
W Costa
Novato+
Novato+
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Jun 2014, 09:28
Cidade onde mora: Tucuruí/PA
Localização: Tucuruí - Pará

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por W Costa » 08 Mai 2015, 12:39

Olá pessoal do fórum, minha Té chegou aos 6k km e também tive a desagradável surpresa...

(pois um mecânico viu de cara quando fui numa oficina com um colega pegar a moto dele, fiquei até indignado, minha moto seminova com pastilhas gastas, achei absurdo, no meu carro troquei com 40 mil km)

...de ter as pastilhas traseiras gastas. Confesso que parte foi vício meu, fiz o teste quando cheguei do trabalho um dia e o disco traseiro estava bem mais quente que o dianteiro, então tratei logo de corrigir isso, e uso agora mais o dianteiro e o traseiro apenas como "auxiliar/performance", porém...

...ainda assim achei esse desgaste muito precoce, será que as pastilhas "Potenza" são mais "robustas", mudar o disco pra um mais "liso" atenua esse desgaste? Vlw.

Obs: provavelmente eu ande 70/30% (asfalto/terra), pois faço uns ralis aos fins de semana :rock: onde cai bastante areia/lama/terra nas pastilhas, pode ser que isso tenha contribuído com esse desgaste prematuro, mas to vendo que com quase todo mundo foi assim, então vou tentar usar as pastilhas Potenza e depois postar o resultado.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Thiago_1100S » 08 Mai 2015, 13:35

Senhores, percebi que tem alguma falha no freio traseiro da tenere(pode ser só na minha ou todas), a minha com 18 mil está no 5 jogo de pastilhas o que é absurdo, nas outras motos sempre troquei em média a cada 15k, o primeiro era falha minha acostumado com as nakeds na posição do pé e não percebi que ficava pressionando um pouco o traseiro.

Primeira coisa foi ajustar altura do pedal, como piloto com bota do jeito que veio está mto ruim.

Percebi que a folga no burrinho traseiro é mto pequena, na minha o eixo mexe 3mm entre ele solto e travado, verifiquei na duca a folga é de 7, e na gs acho que era por ai tbm.

meu disco ja está comido 1mm de cada lado, perfeitamente reto sem ondulações, mas com um degrau onde passa as pastilhas.

Fiz um teste peguei a moto fria dei uma volta de 20 minutos sem usar o freui raseiro nenhuma vez, quando cheguei em casa encostei no disco e estava mto quente, quase ao ponto de queimar a mão, fiz o mesmo teste na duca e o disco estava frio.

como se esgotou regulagem no pedal e forma de pilotagem, troquei todo o fluido para ver se era algum problema com o fluido que veio, ou ar no sistema dilatando e pressionando o disco.

Se essa do fluido não funcionar vou colocar um disco mais ventilado de um material melhor, e desmontar toda a pinça p ver se tem algum problema nela para a pastilha não voltar o suficiente ao ponto de descolar do disco.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por stcowboy » 08 Mai 2015, 14:39

Realmente deve ter algum problema Thiago. A minha está partindo para os 18000 e nunca precisei trocar pastilha. Quando ela tinha uns 12, saí com a trava de disco no lugar, o que acabou empenando ele, ao trocar o mecânico olhou e disse que as pastilhas ainda estavam meia vida. Vou trocar aos 20.
Imagem

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por filipedonato » 08 Mai 2015, 15:12

Aqui também está assim!
O disco esquenta bastante.
E já está gasto, com uma rebarba no disco.
Acho que veio algo errado.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Thiago_1100S » 08 Mai 2015, 15:59

stcowboy e felipedonato, qual o ano das motos de vocês, todos que vi até agora com esse problema (2) tinham moto do mesmo modelo da minha, que é uma 12/13 pode ser um lote de alguma peça com problema, estou suspeitando do retentor do burrinho ou da pinça dilatando e travando...

tive um problema com burrinho de freio da GS, troquei o reparo e ele dilatava e travava acionado pois não conseguia voltar... mas ficou assim um dia ai troquei o burrinho, pois não achei outro reparo melhor... na te, o burrinho parece voltar, estou desconfiado da pinça.....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ivojoseaug » 08 Mai 2015, 16:05

Thales escreveu:ivojoseaug, vc disse que comprou as pastihas Potenza. Poderia relatar se houve alguma dificuldade na instalação da peça traseira, como a necessidade de lixá-la? Poderia fazer um review bem rápido sobre desgaste, desempenho, e desgaste do disco?

vendi a moto antes de usar consideravelmente a pastilha...não me lembro de ter lixado....nem cheguei a trocar a da frente, tenho elas até hoje...mas com relação ao encaixe, foi tudo certo...com relação a frenagem, não me recordo direito...mas o freio de tras da tenere não melhorou nem piorou, até onde lembro...seria mais util meu relato se eu tivesse colocado a pastilha no da frente...mas não deu tempo.

Abs.

Responder