Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Diney » 19 Jan 2016, 12:27

Fcassel, mande fazer uma revisao na pinca do freio, demontar tudo ate o embolo ( pistao da pinca) muitas vezes e necessario passar um bombril ou uma lixa d agua no embolo para tirar a sujeira e as vezes a ferrugem, depois de tudo limpo lubrifica-se e monta novamente. Com a troca do fluido claro!!

Acontece que com a sujeira e ferrugem o embolo ( pistao ) para de funcionar corretamente entao ao acionar o freio ele nao recolhe por completo e fica pegando de leve no disco de freio causando o desgaste da pastilha e do disco.

Faca tambem a verificacao visual colocando a moto num cavalete e girando a roda para ver se o disco nao esta empenado.

Isso vale para o sistema de freio traseiro e dianteiro......

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
João Hilário
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 01 Fev 2013, 20:43
Cidade onde mora: Passo Fundo RS

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por João Hilário » 20 Jan 2016, 18:56

troquei a pastilha dianteira da Té 14/15 com 40 mil km
João Hilário Franzen
https://www.youtube.com/watch?v=G2YN_acVlWQ" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
fcassel
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Dez 2015, 12:29
Cidade onde mora: Novo Hamburgo/RS
Contato:

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por fcassel » 04 Fev 2016, 09:42

Diney escreveu:Fcassel, mande fazer uma revisao na pinca do freio, demontar tudo ate o embolo ( pistao da pinca) muitas vezes e necessario passar um bombril ou uma lixa d agua no embolo para tirar a sujeira e as vezes a ferrugem, depois de tudo limpo lubrifica-se e monta novamente. Com a troca do fluido claro!!

Acontece que com a sujeira e ferrugem o embolo ( pistao ) para de funcionar corretamente entao ao acionar o freio ele nao recolhe por completo e fica pegando de leve no disco de freio causando o desgaste da pastilha e do disco.

Faca tambem a verificacao visual colocando a moto num cavalete e girando a roda para ver se o disco nao esta empenado.

Isso vale para o sistema de freio traseiro e dianteiro......

Abs

Obrigado pelas dicas, tive que trocar as pastilhas mas não deu tempo de fazer a revisão. Saio de férias na próxima semana, vou aproveitar para fazer uma geralzona nela! :joinha:

Abraço

Odair José
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2016, 09:50
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Odair José » 12 Mai 2016, 11:48

as minhas estao com 6 mil e preciso trocar já estou escutando ruidos e o fluido esta muito baixo. na yahama de SP esta 140 a traseira.

LAERCIO LOPES
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Jan 2016, 12:46
Cidade onde mora: ribeirão pires/sp

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por LAERCIO LOPES » 13 Jul 2016, 21:19

a minha tenere tem um freio trazeiro muito fraco, não segura com firmeza. a pastilha parece ainda estar boa, mas não sei a marca porque comprei ela assim. será que é a marca? me disseram que as cobreq são boas, as fisher, não sei mas usei na minha boulevard m800 e não gostei.
AO INFINITO E ALÉM !!!!

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 13 Jul 2016, 21:28

eu coloquei cobreq por falta de opção. Pessoal diz q é mais dura, mas enquanto as originais eu rodava 10mil KM; com a cobreq, nem 5mil Km e já tá no osso.
ultima vez q comprei a original foi a um ano e meio e paguei 90 conto, a cobreq a seis meses paguei 20 pila....

quanto a freiar, não senti diferença até agora q já está bem gasta.

Tenho vontade de testar as Potenza; mas compra só pela internet, aí o frete fica caro, valendo mais a pena comprar as Y-tec ou mesmo as originais Nissin.

andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por andrefesi » 14 Jul 2016, 09:54

No site Bibbos a pastilha dianteira está R$ 192,00 e a traseira R$ 114,00. Não é preciso dizer que quase caí pra trás quando vi o preço, claro que numa coisa tão importante como o freio não podemos colocar qualquer coisa nem sermos pães duros, mas mesmo assim assusta...


Estou pensando em adquirir as pastilhas Potenza que já vi alguns colegas citarem aqui, e custam em média 26 reais, podem me confirmar a procedência e qualidade delas?

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por KANEKO » 14 Jul 2016, 11:19

andrefesi escreveu:No site Bibbos a pastilha dianteira está R$ 192,00 e a traseira R$ 114,00. Não é preciso dizer que quase caí pra trás quando vi o preço, claro que numa coisa tão importante como o freio não podemos colocar qualquer coisa nem sermos pães duros, mas mesmo assim assusta...


Estou pensando em adquirir as pastilhas Potenza que já vi alguns colegas citarem aqui, e custam em média 26 reais, podem me confirmar a procedência e qualidade delas?
192 uma pastilha é o que da Nasa ?? :crazy:

Amigo uso potenza na dianteira e traseira eu sinto uma pegada mais agressiva dos que as originais que estavam nela , em uma freada mais forte tenho que modular bem a força no freio traseiro porque se frear com uma força um pouco maior ela tranca a roda com facilidade.

Vai nelas sem medo a e detalhe não fazem barulho nenhum.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 20 Jul 2016, 17:10

Peço ajuda aos mais experientes.

Troquei as pastilhas dianteiras. Tudo ok. Acontece que quando desmontei, caiu uma chapinha pequena, muito parecida com a mola que tem na pinça e que fica pressionando as pastilhas; só que pequena. Como não encontrei onde ela se encaixa - e estava com pressa, deixei sem; pois pareceu não fazer falta no mecanismo. Mas quero recolocar.

Alguém sabe onde vai esta "segunda mola"? Pelas marcas nela parece que se apoiava sobre a mola do fundo da pinça, mas não tem como saber. No manual de serviços fala apenas da mola principal, não desta outra menor - assim como nos tutoriais e vídeos, ela nunca apareceu!

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por sanguinete » 21 Jul 2016, 11:41

No suporte da pinça, na lateral onde a pastilha fica apoiada, tem uma placa de aço bem pequena. Toda pinça tem isso, pq como ela é de alumínio, com o roçado da pastilha iria comer todinho. Deve ser dali.

http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder