Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Wladimir Souza » 03 Set 2013, 19:04

Coloquei Cobreq na dianteira... Esta normal e nao faz ruido.. Conclusão: Gostei.. :thumbup:


Ainda nao aindei com as outras marcas para opinar...

Só para efeito de comentário: A Ten devia ter um disco dianteiro bem maior, não acham??? :thumbdown:
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Kakko » 04 Set 2013, 00:18

PietroTavolazzi escreveu:Caramba Kakko, não teve tempo de trocar a pastilha véio, você? Não pelo tempo, pela facilidade, experiência e rapidez que possui...te falar viu rsrs...esses Tenezeros...
Cara...vc acredita que percebi a deficiência hoje cedo indo para o trabalho...lá no trampo liguei na loja e eles tinham as pastilhas....fui na hora do almoço e trocou na hora...e eu acompanhando... 5 minutos..rsrs...por 10 pratas nem valia apena perder temnpo e sujar as mãos... :mrgreen:

interessante que ainda havia uns 4mm de pastilha....mas o êmbolo estava praticamente todo fora da pinça..e o pedal já estava sem curso....achei estranho.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

wilson
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por wilson » 04 Dez 2013, 12:42

Pessoal alguém já ouviu falar da pastilha de freio moldmix?
Venho usando a mesma na minha Tenere 250 desde a primeira troca...
A moto esta com 50.000 km rodados e o disco traseiro está muito bom, sem problemas nenhum.
O preço é atraente também 45reais na concessionária Yamaha Indiana.
Alguém tem alguma outra opinião?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por diegonunes » 04 Dez 2013, 13:25

Minha opinião é que baseado no seu relato, essa pastilha é muito boa, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por jean motoca » 15 Dez 2013, 00:46

Eu estou a 4 meses com Ficher metálica na dianteira,e meu disco já esta a baixo do mínimo dos 3mm, exatamente com 2,95 mm.. :?

Conclusão,a Ficher metálica trabalha muito bem, mas com 20.000 km o disco esta para ser trocado... :?

Agora vamos pensar, discão 330 mm, ou medida original.. :?: :?:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por diegonunes » 15 Dez 2013, 11:48

Jean, se for medir os discos de todo mundo aqui, duvido muito que aqueles que já trocaram pastilhas estejam com as medidas mínimas indicadas.

Eu discordo com a indicação pragmática imposta pela montadora. Na prática, percebo que o disco vai mais além do estipulado sem qualquer prejuízo a segurança.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Stefano » 18 Dez 2013, 20:41

Pessoal minha moto ta pra fazer 4000km e pastilha traseira se foi, hoje comecei a escutar um chiado vindo da roda traseira, ao verificar percebi que o disco esta um pouco riscado, olhei as pastilhas e devem estar com 1 a 2mm, detalhe que ando sempre com garupa e quando vou pra faculdade pego uma descida íngreme e tenho que descer segurando no freio.. :(
Será que posso andar com ela até sábado pra trocar? Sei que a eficiência do freio esta reduzida, mais o meu medo é dar zica no disco.
Outra coisa, essa é minha primeira moto com freio a disco, então ainda não conheço bem o sistema, mais tem alguma chance de a sapata esta mal regulada? Porque escuto o chiado andando com a moto mesmo sem pisar no freio, e olhando as pastilhas elas parecem que andam já garradas no disco, não existe nenhuma afastamento, é isso mesmo?

Fernando Santos
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 02 Mai 2013, 10:19
Cidade onde mora: Santos/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Fernando Santos » 18 Dez 2013, 21:18

Stefano, elas ficam "coladas" mesmo.. e quanto a descida, sera que vc nao consegue de forma alguma descer com o freio motor?? independentemente de ser descida vou te falaar que eu soh uso o freio da frente, meu traseiro esta com 12600km e soh vou trocar por vou trocar o dianteiro novamente e depois nao quero parar soh para trocar isso.. mas acredito que de pra chegar nos 15mil com a pastilha traseira... Subo e desco a serra de SP todo final de semana...

Avatar do usuário
Fernando.jribeiro
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:32
Cidade onde mora: sao paulo
Localização: SÃO PAULO\ SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Fernando.jribeiro » 18 Dez 2013, 21:36

ola pessoal tudo bem ? estou usando pastilhas da marca potenza italiana muito boa e freia muito a dianteira e traseira e tem muito mais material do que as outras marcas ......

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Stefano » 21 Dez 2013, 14:21

Olá amigos, sai hoje e compre a pastilha Fischer semi-metálica 22 dilmas, eu mesmo troquei, muito fácil e rápido.
Ao retirar as antigas, a constatação do desgaste, a móvel ja estava ferro com ferro, vejam:

Imagem

O detalhe pessoal é que eu já tinha notado uma baixa no nível do fluido de freio, ao colocar as novas pastilhas o nível voltou para próximo do máximo, isso é normal mesmo?

Responder