Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
cgazetta
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 24 Jan 2011, 18:01
Cidade onde mora: Cidade/UF

Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo

Mensagem por cgazetta » 10 Fev 2011, 08:20

Pessoal,

Queria saber se mais alguém aqui já teve algum problema com a Tenere.

Ontem fiquei realmente chateado. Senti meu pé molhado por dentro do tenis e quando olhei estava todo sujo, com algo que parecia água suja ou óleo.

COmo estava na marginal pinheiros em São Paulo, não podia parar pra ver se era alguma coisa na moto, mas confesso que na hora nem pensei que fosse alguma coisa da moto, mas sim alguma poça que eu não tivesse percebido.

Pois bem, quando parei num farol, já fora da marginal, fui olhar com mais calma meu pé e percebi que era óleo. Comecei a procurar alguma coisa na moto, mas o farol abriu. Parei logo adiante e fui olhar a moto e para minha surpresa a mangueira de óleo (que fica do lado direito, à frente do motor) estava pingando óleo.

Consegui chegar até a concessionária, mas tudo o que pude fazer foi deixar a moto por lá para que eles trocassem a peça.

Esse não foi o único problema reportado ontem. Um parafuso da lateral não está mais lá e este não é o primeiro parafuso que cai da minha moto. Dias atrás parei na concessionária para reclamar de um parafuso da carenagem.

Além disso, continuo ouvindo um barulho de tranco quando passo em algum buraco e ao fazer curva em velocidade reduzida eu escuto na roda da frente um barulho como algo enferrujado.

Estou começando a ficar preocupado e inseguro de viajar com uma moto que a cada dia mostra um problema novo...

marcioho
Visitante
Visitante

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por marcioho » 10 Fev 2011, 08:44

Bom dia a todos.

A minha Té continua a fazer barulho no suspensão dianteira quando passo em algum buraco. é um estralo como se algo estivesse solto.

Hoje é a revisão dos 1000 km. Já tinha levado a moto antes pra olharem, fizeram ajustes e nada resolvido...

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por Helano » 10 Fev 2011, 09:05

Bem...

Sobre o óleo, a minha Lander teve esse mesmo problema. Nada mais é do que um simples anel o-ring (retentor) que fica naquela mangueira que vem do radiador de óleo. Como o óleo vem dali com muita pressão, dá a impressão que o vazamento é grande, mas não é nada demais. R$ 5,00, o-ring trocado, problema resolvido.

Quanto ao barulhinho de "suspensão", o Doug aqui do fórum, identificou que trata-se da carenagem batendo no tanque. Ele disse que logo irá postar umas fotos pra gente e o que fazer para resolver.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

cgazetta
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 24 Jan 2011, 18:01
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por cgazetta » 10 Fev 2011, 09:08

Oi Helano,

Obrigado pelas informações.

Apesar de ser apenas 5R$ pra trocar a peça que vc falou, não deveria ser coberto pela garantia?

Quanto ao barulho da carenagem eu acredito que possa ser isso mesmo. Resta saber, no meu caso o barulho de algo enferrujado (ou fora do eixo) na roda e a perda dos parafusos que mencionei...

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por doug01n » 10 Fev 2011, 09:19

Não tenho fotos, mas este barulho pode ser do paralamas que vai sobre a roda dianteira, ou mesmo da "aranha", que é a estrutura metálica onde a carenagem é presa. Fale com o pessoal da concessionária para reapertar todos os parafusos da carenagem, e ver a fixação. Pode ser que tenha algum batente de borracha danificado, esmagado ou mesmo faltando.
Administrador

marcioho
Visitante
Visitante

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por marcioho » 10 Fev 2011, 09:20

Oi Helano

Então o Doug descobriu? :clap:
Quando ele postar porfavor crie um Topico para o Problema, para mim será de grrande ajuda.


abraços

T+

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por Helano » 10 Fev 2011, 09:23

cgazetta escreveu:Oi Helano,

Obrigado pelas informações.

Apesar de ser apenas 5R$ pra trocar a peça que vc falou, não deveria ser coberto pela garantia?

Quanto ao barulho da carenagem eu acredito que possa ser isso mesmo. Resta saber, no meu caso o barulho de algo enferrujado (ou fora do eixo) na roda e a perda dos parafusos que mencionei...

cgazetta

No caso da Ténéré que ainda está em garantia realmente não pode ser cobrada nem a peça nem o serviço. Isso aconteceu comigo na minha ex-moto, a Lander, que já tinha quase 2 anos de uso.

Doug,

Não foi você que falou comigo no msn sobre a parada do tanque que causava essa braulho???

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por doug01n » 10 Fev 2011, 09:52

Não foi não Helano...

Comentei que vi em outros foruns, e o comentário geral foi paralama ou aranha. Mas vale dar uma olhada nestes 2 itens, pq não vejo mais de onde poderia vir este barulho seco.
Administrador

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por GlauberVinicius » 10 Fev 2011, 14:21

Eu tbm estou chateado com esse barulho na dianteira. Agora a pouco, resolvi olhar com mais calma, testei segurar o freio dianteiro e forçar a suspensão para baixo e nada de barulho, mas quando eu encostei o pneu dianteiro na parede e forcei como se fosse uma leve batida, percebi o estralo. Acredito que seja algo na suspensão mesmo. Façam o mesmo teste e tentem descobrir de onde o barulho vem e postem aqui, eu não aguento mais isso, estou realmente chateado.
Valeu!

Cmdo190
Visitante
Visitante

Re: Estouro da mangueira de óleo e outros problemas

Mensagem por Cmdo190 » 16 Fev 2011, 20:17

kkk

Peguei hoje minha Ténéré e ja fui pra estrada testa-la
Mantendo o giro no maximo em 6 mil
rodei ao todo 100km
Quando estava chegando em casa
Senti o pé molhando tb
Fui ver e estava pingando óleo
O bendito o-ring da mangueira tb estourou comigo
No primeiro dia
kkk
Eitaaaaaaaaaaaa beleza
Amanha levo na concessionaria pra ver

:crazy:

Responder