Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
- Helano
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Paulo,
Excelente contribuição cara, obrigado!!!!
Porém, fiquei com uma dúvida; será que com esse bicos e adaptações, o fluxo de óleo continua o mesmo em relação às mangueiras originais. Pensando de uma forma bem simplória; menos óleo circulando = menos lubrificação = problemas adiante
Posso estar escrevendo uma besteira enorme, mas fiquei com essas ? ? ? ?
Abraço,
Helano
Excelente contribuição cara, obrigado!!!!
Porém, fiquei com uma dúvida; será que com esse bicos e adaptações, o fluxo de óleo continua o mesmo em relação às mangueiras originais. Pensando de uma forma bem simplória; menos óleo circulando = menos lubrificação = problemas adiante
Posso estar escrevendo uma besteira enorme, mas fiquei com essas ? ? ? ?
Abraço,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- paulo.rcmuniz
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Helano,
Sim! O fluxo fica o mesmo e a quantidade de óleo também não se altera, pois foram preservados o diâmetro interno e o comprimento total da peça. Talvez dê um "besteiriésimo" de diferença de perda de carga por atrito (óleo x duto) por causa da alteração de material (mais mangueira e menos tubo), mas com certeza desprezível. Neste caso o que manda mesmo é a pressão.
Na verdade essa mangueira é a Versão 2.0 do projeto! (Não tinha contado esse "segredo"!) .
Na Versão 1.0 utilizamos uma mangueira "biônica" feita de borracha sintética à base de silicone, com malha interna em aço inox kriptoniano e aneis roscados e estriados internamente. Material para fabricação de foguetes da NASA!
Ficou uma lindeza!
Nesta primeira versão, mantivemos os comprimentos tubo e mangueira originais do projeto.
O resultado? V-A-Z-A-M-E-N-T-O!
(Afinal nossa Té não é nenhuma espaçonave.)
O nosso material super-hiper-mega reforçado, quando foi prensado naquele tubinho de b*..., digo, no tubo original, estrangulou o pobre canudinho, diminuindo seu diâmetro em quase a metade. Quem não jogou bomba de fumaça pra fugir das aulas de física, pode deduzir que a pressão do sistema aumentou e começou a minar óleo.
Já rodei mais de 600Km com esta versão (instalada atualmente) e não vazou nem uma gota de óleo. Vou rodar um pouco mais pra homologar de vez o projeto e depois vou logo refazer a outra mangueira, antes que ela me faça uma surpresinha desagradável.
Como você, Helano, eu sempro primo pela originalidade ou por materiais paralelos de maior qualidade. Se a mangueira original tivesse um preço justo (na minha opinião, 3 ou 4 vezes menos) eu nem pensaria em adaptar nada. Mas me sentiria violentado em pagar o que a CC pede pela peça, sem garantia de que estaria livre de o problema ocorrer de novo, e ainda, ter que esperar com a moto parada.
Sim! O fluxo fica o mesmo e a quantidade de óleo também não se altera, pois foram preservados o diâmetro interno e o comprimento total da peça. Talvez dê um "besteiriésimo" de diferença de perda de carga por atrito (óleo x duto) por causa da alteração de material (mais mangueira e menos tubo), mas com certeza desprezível. Neste caso o que manda mesmo é a pressão.
Na verdade essa mangueira é a Versão 2.0 do projeto! (Não tinha contado esse "segredo"!) .
Na Versão 1.0 utilizamos uma mangueira "biônica" feita de borracha sintética à base de silicone, com malha interna em aço inox kriptoniano e aneis roscados e estriados internamente. Material para fabricação de foguetes da NASA!
Ficou uma lindeza!
Nesta primeira versão, mantivemos os comprimentos tubo e mangueira originais do projeto.
O resultado? V-A-Z-A-M-E-N-T-O!
(Afinal nossa Té não é nenhuma espaçonave.)
O nosso material super-hiper-mega reforçado, quando foi prensado naquele tubinho de b*..., digo, no tubo original, estrangulou o pobre canudinho, diminuindo seu diâmetro em quase a metade. Quem não jogou bomba de fumaça pra fugir das aulas de física, pode deduzir que a pressão do sistema aumentou e começou a minar óleo.
Já rodei mais de 600Km com esta versão (instalada atualmente) e não vazou nem uma gota de óleo. Vou rodar um pouco mais pra homologar de vez o projeto e depois vou logo refazer a outra mangueira, antes que ela me faça uma surpresinha desagradável.
Como você, Helano, eu sempro primo pela originalidade ou por materiais paralelos de maior qualidade. Se a mangueira original tivesse um preço justo (na minha opinião, 3 ou 4 vezes menos) eu nem pensaria em adaptar nada. Mas me sentiria violentado em pagar o que a CC pede pela peça, sem garantia de que estaria livre de o problema ocorrer de novo, e ainda, ter que esperar com a moto parada.
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Olá Amigos!
Agora que muitos já estão com as motos fora da garantia, esse problema da mangueira fica ainda mais incomodo.
Na semana passada minha mangueira de óleo 1 começou a vazar do nada, e tive que trocar... o pessoal da concessionária até fez um desconto pra mim, mas tive que desembolsar R$ 200,00 por uma mangueira!!
Bom, como já foi citado por muitos, isto é defeito de fábrica, e sendo assim, mesmo após garantia, é direito nosso que o fabricante resolva o problema. Isto se chama vício oculto, o defeito existe desde o primeiro momento, mas leva algum tempo para aparecer.
Eu liguei no sac da Yamaha, eles estudaram o caso, e decidiram que não iriam substituir. Agora eu vou entrar no Procon e aconselho a todos a fazerem o mesmo.
Procurem sobre vício oculto na internet, tem ótimas explicações.
Abraços
Agora que muitos já estão com as motos fora da garantia, esse problema da mangueira fica ainda mais incomodo.
Na semana passada minha mangueira de óleo 1 começou a vazar do nada, e tive que trocar... o pessoal da concessionária até fez um desconto pra mim, mas tive que desembolsar R$ 200,00 por uma mangueira!!
Bom, como já foi citado por muitos, isto é defeito de fábrica, e sendo assim, mesmo após garantia, é direito nosso que o fabricante resolva o problema. Isto se chama vício oculto, o defeito existe desde o primeiro momento, mas leva algum tempo para aparecer.
Eu liguei no sac da Yamaha, eles estudaram o caso, e decidiram que não iriam substituir. Agora eu vou entrar no Procon e aconselho a todos a fazerem o mesmo.
Procurem sobre vício oculto na internet, tem ótimas explicações.
Abraços
Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Bom galera, lendo os problemas da motoca de "voceis", e que to lembrando que a minha tbm esta babando óleo na mangueira, achei que era normal
Gostei da dica do paulo.rcmuniz vou procurar como fazer essa gambitech (muito boa por sinal) na minha, pq colocar uma igual não me agrada.
Minha Nega ta com 13500KM
Abraço
Braz
Gostei da dica do paulo.rcmuniz vou procurar como fazer essa gambitech (muito boa por sinal) na minha, pq colocar uma igual não me agrada.
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Abraço
Braz
E Braz
Campinas/SP
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- paulo.rcmuniz
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Braz, só aconselho que você acompanhe o serviço e se certifique de 3 pontos muito importantes:
1- Que a mangueira substituta seja própria para o serviço, ou seja, seja flexível, suporte pressão (ao que se sabe entre 4 e 6 bar, ou 58 e 87 psi), temperatura e o contato com o óleo;
2- A qualidade da solda, verificando a continuidade do preenchimento e o acabamento da superfície.
3- A preservação do diâmetro interno do tubo. Certifique-se que o bico a ser soldado tenha o mesmo diâmetro interno do tubo original e de que o preenchimento com solda não invada o interior da emenda, o que diminuiria o diâmetro interno no local soldado, causando aumento de pressão naquele ponto e consequente vazamento.
1- Que a mangueira substituta seja própria para o serviço, ou seja, seja flexível, suporte pressão (ao que se sabe entre 4 e 6 bar, ou 58 e 87 psi), temperatura e o contato com o óleo;
2- A qualidade da solda, verificando a continuidade do preenchimento e o acabamento da superfície.
3- A preservação do diâmetro interno do tubo. Certifique-se que o bico a ser soldado tenha o mesmo diâmetro interno do tubo original e de que o preenchimento com solda não invada o interior da emenda, o que diminuiria o diâmetro interno no local soldado, causando aumento de pressão naquele ponto e consequente vazamento.
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- anderson.druszcz
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Hoje pela manhã fui trocar as pastilhas de freio trazeiro e quando cheguei na garagem fui dar uma olhada nas mangueiras só por curiosidade pois tinha lido este topico ontem e pra minha surpresa a menor delas esta com um pequeno vazamento, minha moto saiu da garantia a 2 meses. Como ja iá sair pra trocar a pastilha aproveitei e passei na CC Promotos relatei o problema da mangueira e tbm o toc toc da suspenção, eu comprei minha moto a um mes ela é 2011 e o ex dono não trocou as flautas, afim falei com o chefe a oficina e ele verificou se tinha as peças, como não tinha ele pediu para eu voltar amanhã que ele iria dar um jeito de conseguir as peças e resolver o problema. Achei até estranho pq ele viu que a moto esta fora da garantia, ele disse que ja é um problema conhecido, perguntou se fazia muito tempo que a garantia tinha acabado e se prontificou a me ajudar. Amanhã vou levar a moto lá e ver se vão resolver mesmo como ele falou.
- anderson.druszcz
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
To escrevendo aqui pra elogiar a CC Promotos de Curitiba, como relatei no post acima, fui buscar a moto hoje e mesmo a moto estando fora da garantia a 2 meses eles trocaram as flautas da suspensão e a mangueira de óleo que estava vazando. não me cobraram nem um centavo, acho que se fosse em outra CC iriam se ausentar de culpa e eu que se F.....
Então fica o elogio a Promotos de Curitiba!!!
Então fica o elogio a Promotos de Curitiba!!!
Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Se a Yamaha ler essa notícia vai dar uma bronca na Concessionária q fez isso fora da garantia.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...
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Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
E lá se foi a mangueira de óleo 1! \o/
Troquei ontem a peste. Começou a apresentar o vazamento e já fui trocar. Só não estava mais na garantia... tive que pagar os R$260,00 pela desgraçada da mangueira! kkk
Bom, agora estou mais tranquilo, a Yamaha com mais dinheiro em caixa e assim vamos seguindo nossas vidas!
E sabe do que mais? Fod%%$@#-se a Yamaha!!!!
Eu quero é rodar... amanhã pego estrada!
Abraços!
Troquei ontem a peste. Começou a apresentar o vazamento e já fui trocar. Só não estava mais na garantia... tive que pagar os R$260,00 pela desgraçada da mangueira! kkk
Bom, agora estou mais tranquilo, a Yamaha com mais dinheiro em caixa e assim vamos seguindo nossas vidas!
E sabe do que mais? Fod%%$@#-se a Yamaha!!!!
Eu quero é rodar... amanhã pego estrada!
Abraços!
Re: Ténéré 250 - Sobre as mangueiras de óleo
Braz escreveu:Bom galera, lendo os problemas da motoca de "voceis", e que to lembrando que a minha tbm esta babando óleo na mangueira, achei que era normal
Gostei da dica do paulo.rcmuniz vou procurar como fazer essa gambitech (muito boa por sinal) na minha, pq colocar uma igual não me agrada.
Minha Nega ta com 13500KM
Abraço
Braz
Blz Galera!
Há um tempo, quando ainda com 13mkm minha motoka já babava pelos canos eu disse que ia fazer um serviço. Bom agora ela tem 22mkm, e hoje fiz o serviço!
Custo: Mangueira $ 60 pilas + Solda $ 30 pilas.
Vamos à imagens: Este era o estado de decomposição da dita cuja.
Procurei um especialista em mangueiras automotivas e ele fez esta:
Imagem antes de soldar as peças:
Comprei duas borrachinhas na YAMARRA pela bagatela de $ 11,60, que aparecem na foto.
Nem é preciso trocar, mas na minha quando desmontei, tinha uma mais fina que outra no diametro da borracha, acho que da para ver nas fotos(superior direita). Blz de qualidade na montagem!!!!!
Depois de colocada:
Agora para aqueles que tem medo de uma boa gambitéc, veja como é a borracha original:
Não tem malha de aço, somente a malha de fora que nem sei do que é.
Em auto peças tem algo parecido por $ 7 pilas o metro.
Foi isso
Caso alguém de campinas se interesse eu passo o endereço de onde fiz a mangueira.
E Braz
Campinas/SP
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