Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
diegopaul
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Mai 2012, 12:47
Cidade onde mora: Cianorte - PR
Localização: Cascavel - PR

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por diegopaul » 20 Jun 2012, 21:31

veja este tópico do fórum vizinho
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... =19&t=8925" onclick="window.open(this.href);return false;

Este tutorial saiu do forum do tenereclub, mas acabei não achando o link, então vou colocar este do forum da lander.

Abraço!
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por barraforte » 27 Jun 2012, 18:47

Ôpa o tópico é este aqui!
É muito importante isso, todas as Té zero KM devem ter seu farol regulado. Geralmente eles vem de fábrica iluminando as árvores de tão alto.

Bacana suas contas @Beto!
Beto Klein escreveu: Abri o suporte da chave do farol...
...uma "ponte" entre o fio verde(luz baixa) e o vermelho (força)...
Apenas "dessoldei" o fio verde (luz baixa) e o soldei junto ao fio vermelho (força) da chave seletora do farol (baixo/alto).

Ficou uma beleza.

...caracetísticas técnicas...:

Fios do circuito do farol= 1,5mm, sendo que esta bitola suporta 15,5A (com pico de 23A intermitente)
Fusível do circuito= 15A

Vejamos que, antes de incendiar algo, o fusível ira romper.

110W/12v= 9,17A

O alternador da T250 é igual ao da Lander, que gera 153W a 5.000rpm (isso equivale a 12,75A). Também não teremos problema.

Vamos lá aos dados:
Moto funcionando normalmente (não vou contar luzes de painel, pois são de LED's e isso é irrisório):
Lanterna traseira (sinaleira): 10w = 0,83A
Bomba combustivel: 20,4W = 1,7A
Sistema Injeção: 14,4W = 1,2A
Farol baixo: 55W = 4,58A

Potência=99,8W = 8,32A

Somando o Farol Baixo+Alto
Com Farol Baixo+Alto= 154W = 12,9A

O Alternador gera 153W = 12,75A (mais alguma perda, em torno de 5~10%)

Isto é o que o alternador consegue mandar para a bateria, que por sua vez é de 6Ah.

Podemos concluir que, o farol alto em conjunto com o baixo não será usado a todo instante, como já foi comentado anteriormente. Logo, tens que se ter isso em mente, se for usado "corretamente" não afetará nada na sua moto.

Agora, se você quiser andar a todo instante com os dois faróis ligados, buzinando, com pisca acionado, ou deixando a moto em marcha lenta por longos períodos com os dois faróis ligados, com certeza sua bateria ira te abandonar mais cedo.

Comprovado com a matemática, que não haverá problema em realizar tal mudança, desde que seja bem feita.

Como já foi comentado antes, não é aconselhável deixar os dois faróis ligados sem a moto em funcionamento.
Beto Klein escreveu:Após seis meses da modificação feita (acender o farol alto junto ao farol baixo) e alguns "mils km's", nenhum problema ocorreu.
Para quem quer realizar a alteração, siga os passos, faça bem feito e utilize conscientemente, nunca terão problemas. :animado:
Lembrando que foi constatado que o Alternador (Stator) da Ténéré 250 {Trifásico} é mais forte que o da Lander {bifásico} (utilizado para os cálculos)
Petrel escreveu: Existem diversas configurações para os sistemas elétricos das motos, para facilitar o entendimento vamos dividir-los em dois apenas.

NO UNIFICADO: se caracteriza por ter um alternador (stator, nome mais conhecido) que alimenta todo o sistema da moto e carrega a bateria durante o funcionamento do motor, "sistema mais moderno", podendo ser com alternador trifásico (mais eficiente,maior capacidade de carga, caso da T) ou bifásico caso da lander. sendo a principal caracteristica a estabilidade e a possilidade de acender o farol e ligar todos os utilizadores com o motor desligado, a bateria alimenta todo o sistema.

NO DIVIDIDO: o alternador/sistema elétrico se divide em dois ou três, sendo uma bobina somente para alimentar as luzes (farol e lanterna) os quais só acendem quando o motor ta funcionando e oscilam a luminosidade conforme se acelera o motor. mais utilizados em motos menores e mais antigas. Existe uma outra bobina neste mesmo alternador para carregar a bateria e alimentar a ignição o restante do sistema. algumas possui uma bobina exclusiva para alimentar a ignição, nestas motos mesmo sem bateria no local e stator semi-destruido elas ainda funcionam, pois para isso só precisam da bobina da ignição alimentando a bobina da vela.
Outra coisa não existe essa de stator velho, stator ou tá bom ou ruim e isso não tem a ver com a idade dele, eu trabalho com sistemas em navios com 50 anos de uso e que estão perfeitos, sendo que estes sistemas podem quimar a qualquer momento como qualquer outro sistema elétrico/eletrônico. custumamos dizer que tudo que é necessário para um sistema desses quimar é: "apenas que ele esteja bom".
Obrigado @Petrel, excelente explicação!


Obrigado por todos os esclarecimentos!
Forte ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Maviel
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 06 Set 2012, 23:59
Cidade onde mora: Salvador/ba
Localização: Salvador

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Maviel » 07 Set 2012, 10:56

o código diz algo sobre a cor do farol ??

minha moto é AZUL pretendo mudar a forol pra AZUL tb ... :risadona:
Helano escreveu:Pessoal,

Olha só, como já foi dito aí, o sistema elétrico da moto não foi projetado para isso. Seriam duas lâmpadas de 55w cada uma, totalizando uma carga de 110w, isso para não falar na lanterna, nos piscas, na buzina etc.

Fora isto, tem uma questão LEGAL que não permite tal adaptação. Vejamos;

=======================================================================================

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997
Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
*#MVReis#*
Atual: Ténéré 250 "Smurfete" Zerooo
EX: suzuki yes 125 Zerooo
EX: CG Titan 2007 Zerooo
EX Strada 99 usada !
EX: CG 98 zerooo

Avatar do usuário
DiegoGarrafa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 01 Mai 2012, 21:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por DiegoGarrafa » 07 Set 2012, 20:13

O meu já esta funcionando com os dois juntos a tempos!!!!

Quando uso o baixo fica apenas um aceso mas quando ligo o alto o baixo continua aceso......na estrada é uma beleza!!!!

Abraços!!!
Yamaha YS 250 FAZER 08/08 - 11/2011 À 05/2012 * Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 12/12 - 05/2012 À 07/2013
Honda BIZ 125 o9/o9 - 12/2009 À 03/2011 * Honda XRE 300 11/11 - 03/2011 À 11/2011

Avatar do usuário
Jader
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 21 Nov 2011, 02:19
Cidade onde mora: Seberi/RS
Localização: RS - Seberi
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Jader » 08 Set 2012, 20:41

Galera, estou louco pra fazer isso ai na minha mas ainda to com pouca coragem, se alguem pudesse tirar umas fotos com uma resoluçao melhor eu agradeceria, pois aquelas la que tem estao ruins e nao consegui entender nada e se tratando de elétrica da moto eu sou de azar... rsrs por isso to meio com medo ainda mas vejo que é facil
Ex YBR 125 2003 Roxa
Ex YBR 125 Factor ED 2009 Vermelha
Ex XTZ 250 Tenere 2012 Azul
Ex NX-4 Falcon 2006 Prata
Ex XJ6 N 2015 Preta
Atual: XTZ 750 Super Ténéré 1991 Branca

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por cariocarj » 01 Jul 2013, 11:32

Pessoal, li aqui sobre a lampada xenon, cuidado, pois ela só é permitida pela lei do transito, se ela já vier de fabrica, caso contrário a conhecida luz branca e proibida por lei e pode ser parado pela Policia Federal com multa. Nâo são permitidas estas luzes por ofuscar a vista de quem vem sentido contrario.
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por cariocarj » 01 Jul 2013, 11:38

Pessoal, li aqui sobre a lampada xenon, cuidado, pois ela só é permitida pela lei do transito, se ela já vier de fabrica, caso contrário a conhecida luz branca e proibida por lei e pode ser parado pela Policia Federal com multa. Nâo são permitidas estas luzes por ofuscar a vista de quem vem sentido contrario.
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por jean motoca » 14 Set 2013, 23:22

Eu coloquei lâmpada de 120 LEDs no refletor do farol alta, e uso ele de dia.. :joinha:



E uma luz branca, mais visível ,e ainda mais pela posição do refletor para farol alto, isso sem atrapalhar ninguém. :thumbup:

A luz alta e não uso nunca, não viajo de noite, e si for numa emergência, ou por obrigação da lei, eu tem uma lâmpada original de reserva na tubão. :joinha:
Nas duvidas de uma parada policial e só colocar em luz baixa que tem a lâmpada original.. :D



Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Dust » 17 Set 2013, 23:23

Mas os defletores do farol alto não jogam o facho de luz na cara dos outros motoristas? Ou porque é em LED ele não direciona, e a luz fica difusa? Não entendi, mas achei bem interessante e se não atrapalhar mesmo pretendo adotar para uso urbano, e em viagens colocar a original :)

Aliás, sugestão adicional seria colocar os dois para acender juntos, como ensinado em páginas anteriores, daí não perderia nada em iluminação com o baixo original, e ganharia em visibilidade com o alto LED.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por jean motoca » 17 Set 2013, 23:51

E isso ai amigo, os LEDs tem um luz difusa sem alcance nenhum,ótimo para ser visto. :joinha:

Em outro tópico tem um colega que também instalou desse jeito. :joinha:

viewtopic.php?f=6&t=3639&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu tentei tirar foto do facho de luz, mas men a maquina registrou. :thumbdown:

Jean. :ohhhhh:

Responder