Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Paulo Cesar83
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Paulo Cesar83 » 11 Jul 2014, 11:12

Fmm4100 escreveu:Se conseguir consertar o defeito, avisa pra galera.
:gargalhada: :gargalhada: :gargalhada:
To rindo até agora... Uma pena eu não ser engenheiro mecânico e nem trabalhar na Y...

Radames,

Quando estou em movimento, também troco as marchas numa boa (é mais duro sim, bem pouco, mas nada que não de pra fazer) o maior problema que eu vejo é quando preciso parar de repente, como no caso de fechadas ou no corredor da 23 (avenida de grande movimento aqui em Sampa) quando tudo para do nada... Aí sim eu fico com dificuldade

Abraço,
"Não importa o que fizeram com você... Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você..." Sartre.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fmm4100 » 11 Jul 2014, 11:27

Eu tenho a moto desde Setembro/12 e também quebro a cara quando preciso parar rápido.
As marchas não voltam de jeito nenhum, ai tem que dar aquela balançada para começar a voltar tudo.

Acabei me acostumando com essa característica do cambio.
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stcowboy
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por stcowboy » 11 Jul 2014, 11:54

Estranho, acho o câmbio da Té macio na medida certa. Duro o suficiente para sentir as trocas de marcha e macio o suficiente para que não sejam difíceis.

Duro era o câmbio da minha antiga Fazer 250 2008. Só ficou macio depois dos 50.000km.
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pedrova
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por pedrova » 11 Jul 2014, 12:10

A minha tinha esse problema logo que peguei mas depois duns 5.000 km ele sumiu. Não me recordo se regularam a embreagem na CC ou se foi obra de algum ser divino.
Ténéré 250 11/11 branca.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fmm4100 » 11 Jul 2014, 12:45

Não sei se é a mesma situação, mas to falando de parar a moto com a 4ª ou 5ª engrenada e ser um parto para voltar a 1ªmarcha.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Kakko » 11 Jul 2014, 15:22

...É só ir acionando a embreagem e trocando a marcha...da uns tranquinhos mais vai...é uma questão de prática...daí acostuma e fica normal...rs
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por pedrova » 11 Jul 2014, 15:57

Nunca reparei isso, vou testar hoje.
Ténéré 250 11/11 branca.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por BegTrail » 11 Jul 2014, 20:30

Hoje eu testei o que o Radamés falou sobre a redução e senti uma considerável diferença.

De sorte, como é novinha (só tem dois dias de uso), vou leva-la na cc para verificar se há algo de errado, mas gostei muito das dicas de todos, principalmente do Radamés.

Vou usar este fds e avisar aos amigos na segunda, ok.
Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (‭Josué‬ ‭1‬:‭9‬ NTLH)

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Daniel Moreira » 31 Jul 2014, 14:31

Boa tarde Galera.
Sou novo aqui no fórum e comprei minha tenere faz 2 semanas (usadinha, mas nova kkkk)

Percebi também essa dificuldade em reduzir com ela parada, mas aí foi só eu tirar um pouco a mão da embreagem que a marcha quase pulou sozinha e consegui mudar para todas as outras marchas.

Apenas dando minha contribuição pro pessoal!

Um abraço!

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Natão » 31 Jul 2014, 15:50

Não sei se entendi, mas parar de uma vez e querer voltar as marchas até o neutro de 5ª... De todas as motos que tive e foram 9, nenhuma eu conseguia essa proeza de voltar maciozinho até o neutro ou a primeira... tem que ir dando tranquinhos pra frente até conseguir voltar.
E olha que já tive moto de tudo quanto é marca e tipo.

O jeito é fazer como o Radamés falou, ir reduzindo aos poucos e boa. Se acontecer de numa frenagem mais forte não conseguir, daí vai fazendo nos tranquinhos... Não vejo nada errado com o câmbio, se for esse o alarde que vocês falam.

Chato é moto difícil de encontrar o neutro... isso acontecia com a antiga XR 200, e com uma Yes... Com a atual Sahara, as vezes acontece... Mas uma coisa é certa, de todas as marcas que testei. a única que não encontrei um neutro falso foi na Honda, de resto, Suzuki, Kawa, Yamaha, Dafra... todas tinham neutros falsos, uns mais raros que os outros, mas tinham. A Honda nesse sentido nunca falhou de uma marcha pra outra (contando as 3 que tive: CB 300, XR 200 e agora a Sahara).

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