Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Não sei se alguém tá no mesmo caso, mas a minha Té tem 3 anos de garantia no motor e transmissão. Acho que é garantia da concessionária.
Para ter direito a essa garantia tenho que trocar óleo a cada 2500km. Isso deve significar alguma coisa...
ps.: hoje fui trocar o óleo e o mecânico perdeu uma borrachinha que veda a tampa do filtro de óleo. Conclusão: 5km depois meu tenis estava cheio de óleo vazado e voltei pra oficina...
Para ter direito a essa garantia tenho que trocar óleo a cada 2500km. Isso deve significar alguma coisa...
ps.: hoje fui trocar o óleo e o mecânico perdeu uma borrachinha que veda a tampa do filtro de óleo. Conclusão: 5km depois meu tenis estava cheio de óleo vazado e voltei pra oficina...
- Helano
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
campes
Uma breve informação, saindo um pouco do tópico... a concessionária te deu isto POR ESCRITO em algum lugar? Na nota fiscal da moto ou no manual consta esta informação de garantia de 3 anos, quais são as condições para isto e o que está coberto? Se não tem amigo, sinto te dizer que você caiu na conversa de vendedor.... garantia de boca não vale de nada... por exemplo, a garantia de fábrica de 1 ano está toda detalhada no manual.
Abraço,
Helano
Uma breve informação, saindo um pouco do tópico... a concessionária te deu isto POR ESCRITO em algum lugar? Na nota fiscal da moto ou no manual consta esta informação de garantia de 3 anos, quais são as condições para isto e o que está coberto? Se não tem amigo, sinto te dizer que você caiu na conversa de vendedor.... garantia de boca não vale de nada... por exemplo, a garantia de fábrica de 1 ano está toda detalhada no manual.
Abraço,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Para apimentar um pouco mais a conversa sobre oleo
Alguem ai comenta alguma coisa sobre os aditivos para moto .. tipo bulldog
Eu ja usei em uma mirage 250 e em uma yes 125 .. senti diferença sim
Abraços
Alguem ai comenta alguma coisa sobre os aditivos para moto .. tipo bulldog
Eu ja usei em uma mirage 250 e em uma yes 125 .. senti diferença sim
Abraços
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Paaaats! Que mico! Boa dica Helano...
Realmente, procurei e não recebi nada escrito sobre essa garantia extra.
Liguei pro vendedor e ele diz que depois que completar a garantia da Yamaha (1 ano), daí eu ganho um "papel" dizendo que tem mais 2 anos de garantia da cc e que devo trocar óleo no dobro da frequência. Mas não me convenceu sobre o controle disso e vai que o "papel" é dúbio e não sobre o que eu esperava, ou o que eu entendi quando comprei a moto (motor e câmbio)... o.0
Na próxima troca de óleo vou pedir algum comprovante disto e falar amistosamente com o gerente da cc.
Realmente, procurei e não recebi nada escrito sobre essa garantia extra.
Liguei pro vendedor e ele diz que depois que completar a garantia da Yamaha (1 ano), daí eu ganho um "papel" dizendo que tem mais 2 anos de garantia da cc e que devo trocar óleo no dobro da frequência. Mas não me convenceu sobre o controle disso e vai que o "papel" é dúbio e não sobre o que eu esperava, ou o que eu entendi quando comprei a moto (motor e câmbio)... o.0
Na próxima troca de óleo vou pedir algum comprovante disto e falar amistosamente com o gerente da cc.
- Helano
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
campes
na boa? eu já chegaria era com a polícia lá para registrar um B.O. sobre essa FRAUDE!! e em seguida partiria para um juizado do consumidor para fud*&&*(¨*%¨¨*& com a vida dessa concessionária.
mas vamos voltar ao assunto do tópico gente? Troca de óleo, ok?
na boa? eu já chegaria era com a polícia lá para registrar um B.O. sobre essa FRAUDE!! e em seguida partiria para um juizado do consumidor para fud*&&*(¨*%¨¨*& com a vida dessa concessionária.
mas vamos voltar ao assunto do tópico gente? Troca de óleo, ok?
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- Kakko
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Independente do que está no manual...bla...bla...bla... eu não abro mão de trocar a cada 2000 / 2500 kms, ou qdo eu achar que deva ser trocado
abraços
abraços
Editado pela última vez por Kakko em 21 Mar 2011, 14:39, em um total de 1 vez.
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Estranho, a CC me orientou trocar o óleo a cada 1.500Km. Aí baixou muito a Kilometragem, acho até que 2.500Km seria mais coerente.
Yamaha XT1200Z Súper Ténéré branca - la máquina
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Achei legal a reportagem e vou compartilhar com vcs!
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http://www.moto.com.br/motodicas/conteu ... 27598.html
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Rail
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Rail
Iôgo Teixeira
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Brutal
Sensacional a reportagem, valeu por compartilhar
Copiei abaixo destacando alguns trechos;
Fonte: http://www.moto.com.br/motodicas/conteu ... 27598.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Arthur Caldeira
Sensacional a reportagem, valeu por compartilhar
Copiei abaixo destacando alguns trechos;
Fonte: http://www.moto.com.br/motodicas/conteu ... 27598.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Qual a hora certa para a troca de óleo?
“Eu troco o óleo toda semana”. “Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre a troca de óleo nas motos. Perdido no meio dessa confusão toda, o motociclista, que se preocupa com a manutenção do seu veículo, fica sem saber qual a hora certa de troca o óleo de sua moto.
A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?
“Realmente, 90% dos mecânicos que recebem treinamento trocam na metade do intervalo recomendado”, admite Alexandre Hernandes, Instrutor Técnico da Yamaha Motor. Responsável por capacitar os mecânicos das oficinas autorizadas, Alexandre afirma que isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. “Essa idéia vem da década de 80 quando os óleos duravam menos. Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais”, explica.
Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). “Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna,o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo”, ressalta o Instrutor da Yamaha.
Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão. Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária. “Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo”, justifica Alexandre.
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.
O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.
O óleo certo
Alfredo Guedes também alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.
Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.
A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.
Conclusão
Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.
5 dicas sobre troca de óleo:
1) Nunca use óleo de carros em motocicletas
2) O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3) Verifique o nível do óleo semanalmente
4) Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta
5) Caso sua moto não rode muito, troque o óleo a cada seis meses
A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?
“Realmente, 90% dos mecânicos que recebem treinamento trocam na metade do intervalo recomendado”, admite Alexandre Hernandes, Instrutor Técnico da Yamaha Motor. Responsável por capacitar os mecânicos das oficinas autorizadas, Alexandre afirma que isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. “Essa idéia vem da década de 80 quando os óleos duravam menos. Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais”, explica.
Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). “Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna,o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo”, ressalta o Instrutor da Yamaha.
Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão. Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária. “Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo”, justifica Alexandre.
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.
O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.
O óleo certo
Alfredo Guedes também alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.
Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.
A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.
Conclusão
Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.
5 dicas sobre troca de óleo:
1) Nunca use óleo de carros em motocicletas
2) O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3) Verifique o nível do óleo semanalmente
4) Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta
5) Caso sua moto não rode muito, troque o óleo a cada seis meses
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250
Ótimo Helano, agora não tenho mais dúvidas.
abraço
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