Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
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Brutal
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Brutal » 12 Set 2013, 01:51

Diegonunes, você pretende fazer a próxima troca com quantos quilômetros?
Iôgo Teixeira
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kablack
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por kablack » 12 Set 2013, 21:10

diegonunes escreveu:Não lembro de ter tocado no assunto da viscosidade do óleo que a Yamaha insiste em usar.

Mais alguém aqui acredita assim como eu que a viscosidade 20W50 "imposta" pelo fabricante já passou da hora de ser substituída?

Nas análises que fiz, não consegui encontrar um único motivo técnico para permanecer com um óleo tão grosso. Alguém pode questionar as folgas do motor. Fiz um comparativo com a XRE, são muito semelhantes, que usa o 10W30 semi.

Devo testar o lubrax tecno moto 10w40 SL semi sintético nela, o óleo tem o índice de viscosidade bem maior que o do Yamalube, é um óleo muito mais dinâmico.
Fala Diego.

Cara, sobre viscosidade x consumo, descrevi minha opinião exaustivamente aqui:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=17&t=1488" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem inclusive o link para um estudo de uma universidade brasileira aprofundando bastante o assunto.

Relembrar é viver!!! :D


******************************************************


Sobre viscosidade tenho alguma reserva quanto a estes óleos cada vez mais finos.

Sabe por que?

Porque o índice 5W40 dá a entender que oferece a mesma proteção ao motor quente que um 15w40, por exemplo, afinal, quanto quente os dois apresentam a mesma viscosidade (40), não é mesmo?

Bem, na verdade a viscosidade na temperatura de 100oC dos dois óleos é bem diferente. O 5w40 não protege o motor do mesmo modo que o 15w40. (Por exemplo).

Outro assunto que tenho muitas reservas é sobre o tal do "semissintético".

"Semi" quanto? 1 gota de base sintética para 1.000.000 de litros de óleo mineral é, tecnicamente, um "semissintético". Entende?

Cada marca faz o que quer e ninguém sabe quanto de base sintética tem lá.

É a famosa meia f*da. (Desculpem a linguagem rude :mrgreen: )

Na minha opinião, ou é sintético ou é mineral!

Na verdade eu nem gosto muito do "conceito" de óleo sintético, explico, quem compra óleo sintético o faz pela proteção extra ou pela extensão do período de troca?

Muitos compram óleo sintético e deixam no motor por 15.000 km. (Afinal o manual do veículo indica isso...)

No Brasil? Com 40 oC na sobra e gasolina "batizada"? Loucura (que o digam os vários motores de Marea que abriram o bico!)

Meu mantra ainda é o mesmo: "Motor gosta é de óleo novo."

Um abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 12 Set 2013, 22:32

vcs que tem mais km na hérnia de disco podem discordar, mas se o óleo estiver no nível certo e na km indicada, pode botar qualquer coisa. 10w30, 20w50, óleo de caminhão, tudo isso ja coloquei na xre e na burgman, rodava igual, não sentia a menor diferença.

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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Brutal » 12 Set 2013, 23:46

Oleo de caminhão foi foda. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :risadinha: :risadinha: :risadinha:
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 13 Set 2013, 09:50

parece piada, mas não é. teve umas discussões la no xreonline que a galera meio que demonstrou que os óleos de caminhão tem especificações melhores do que os óleos de moto. E como o pessoal tava tentando a todo custo achar uma solução para os problemas da xre, estavam testando diversas coisas que pudessem diminuir a temp de funcionamento do motor. Aí um cara indicou um óleo de caminhão e eu usei. Mesma josta. Eu testei porque o cara tinha citado que as marchas ficavam mais macias para passar de uma para outra. Mas nem senti diferença alguma.

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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por AeroMan » 13 Set 2013, 09:55

Pra ser bem sincero ... concordo com o Ivo.. nas minhas motos ja testei diversas marcas e especificações de óleos também, Shell, Ipiranga, Motul, Yamalube, Repsol, ou seja..só marcar conhecidas, resultado: TUDO A MESMA BOSTA.. com uma mínima diferença de 0,01% para o Motul.. que acho que foi o único que senti TALVEZ um pouco mais macio o câmbio.. mas pode ser psicológico também... mas a real é que são tudo a mesma coisa.. essa é a realidade!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
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Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Kakko » 13 Set 2013, 11:11

hehehe...to gostando do papo.....também acredito que o marketing faz a cabeça de muita gente...e nem tudo que é escrito e colocado na mídia, condiz com a realidade, e penso do mesma forma....óleo no nível e de preferência trocar usando o bom senso...claro...de preferência seguir o que o fabricante indica, que de certa forma é importante..afinal se o motor precisa funcionar com viscosidade "x" é bom seguir. talvez no caso de nossas motos essa questão da viscosidade não tenha tanta influência...porém alguns motores de carros são mais sensíveis à estas questões, em função das folgas/ajustes e da temperatura de trabalho e tipo de mancais (bronzinas).

Nas motos o sistema de lubrificação é mais "bruto" de certa forma, pois além do motor ( comando, cilindro, bielas ) também lubrifica o sistema de câmbio e transmissão.

Acho interessante não prolongar muito o prazo de troca, indicado pelo fabricante do motor, e não esquecer de trocar o filtro, pelo menos a cada duas ou tres trocas de óleo.....aí vai de cada uso....

Galera...tudo isso que falei é minha humilde opinião, baseada em tempo de estrada e experiência com muitos tipos de motores de carros e de motos.

abraços
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Sloth » 18 Set 2013, 18:29

pessoal, hj meu mecânico me pôs um baita medo, falou que tem que trocar oleo a cada 3000 km, se não fazer isso e trocar com 5000 o motor não vai durar e vai bater biela, o problema é que rodo muito em estradas, se trocar de 3 em 3 vou trocar de oleo de 1 e 1 mês, para que que esses putos põem então no manual que pode trocar com 5000?
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 18 Set 2013, 20:02

para uso pesado é prudente trocar antes da data, mas vc pode rodar 3000 e checar o óleo, se tiver muito preto e muito fino, sem consistência, troque.

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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 18 Set 2013, 23:52

Tenho vários exemplos de pessoas que trocam óleo exatamente como o manual manda e o motor já passou dos 100.000 km, mas, como tudo na vida, existe uns poréns para que essa regra seja seguida. Particularmente, por fazer a maior parte do uso da moto em ambiente urbano e por correr o risco de usar combustível duvidoso, costumo adiantar um pouco a troca.

Sloth, se você usa a moto em ambiente estradeiro, cujo a velocidade se matem quase sempre constante, não fica naquele para para danado, não vejo motivo pra trocar antes. Nesse ambiente, não há tanta variação de temperatura e admissão de combustível como no trânsito urbano.

Kablack, existe uma relatividade quando se fala da resistência a 100º de um óleo 5W40 x 15W40, por exemplo. Se lembrarmos o IV, índice de viscosidade, comumente um óleo de faixa de viscosidade mais ampla apresenta maior IV, e, quanto maior o IV, menor a variação da viscosidade em relação a temperatura, assim podemos ter outra conclusão. A proteção do motor também não se dar somente em alta temperatura, vale lembrar.

Quanto a base do óleo, o semi sempre será mais estável que o mineral e o sintético mais estável que os outros. Semissintético é uma realidade, trata-se de um mineral melhorado, seja lá em que porcentagem for. Se analisarmos a ficha técnica de óleos minerais x semi, de mesma viscosidade, o semi sempre terá padrões melhores, confira se assim desejar.

Ivo, a tendência do óleo velho é engrossar.

Quanto o uso de óleo de caminhão, é perfeitamente e tecnicamente plausível. A API CI-4, destinada a veículos a diesel atendente simultaneamente a API SL, requerida por nossas motos. O Lubrax Top Turbo por exemplo é um senhor óleo.

Mas enfim, usemos as especificações que o manual indica, seja ele Yamalube, Lubrax, Shell, Ipiranga...
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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