Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por olace » 18 Nov 2012, 16:48

óleo à mais vai vazar por algum lugar.
Além de fazer a moto andar/render menos.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Kakko » 21 Nov 2012, 09:47

Pô...é só colocar e medir na vareta....simples assim....está tudo lá no manuel :mrgreen:

Só não faz certo quem é analfabeto.

E quanto à quilometragem para troca é 5000 kms....conforme o manual.

Quem trocar antes ou depois disso......é gosto pessoal. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
SPinheiro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 17 Jun 2012, 23:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por SPinheiro » 06 Mar 2013, 08:31

Kakko, os argumentos utilizados na sua última postagem (ainda em 2012), que praticamente encerrou esse tópico (já que ninguém mais postou nele desde então) serviriam também para encerrar todos os outros tópicos do tenereclub, no que diz respeito a assuntos técnicos, já que está tudo no manual também, ou na internet, ou em uma infinidade de fontes mais. Acho que o que diferencia este espaço de tantos outros por aí é vc poder contar e também ouvir a experiência pessoal de cada um. E quem garante que as montadoras não produzem seus manuais baseadas também em relatos de pessoas que utilizam seus produtos no dia-a-dia? ;)
Mais que simples meio de transporte: filosofia de vida.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Kakko » 06 Mar 2013, 09:04

ok...eu por exemplo não sigo à risca o manual relativo á troca de óleo.

Troco aproximadamente com 3000 km....tenho usado o Yamalube e o Motul....faço a troca em casa......deixo escoar bem....verifico se há limalhas .....troco o filtro também...e dou uma geral na motoca.

O manual é o básico, afinal a fábrica precisa orientar sobre a manutenção, etc.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
SPinheiro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 17 Jun 2012, 23:48
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por SPinheiro » 06 Mar 2013, 09:31

Concordo. O manuel é um sujeito básico e limitado, mas como o blogue é democrático deixa ele participar do clube :)
Mais que simples meio de transporte: filosofia de vida.

Avatar do usuário
WeekendBikeRider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 20 Mar 2013, 13:15
Cidade onde mora: Santa Bárbara D Oeste/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por WeekendBikeRider » 22 Mar 2013, 13:43

Vou pegar a minha em abril. O vendedor disse que a troca de óleo é a cada 5 mil km e o filtro a cada 10 mil km.

Não seria prudente seguir o manual quanto a troca do óleo e adiantar a do filtro? Ou seja, troca de óleo e filtro a cada 5000 km...

É o que faço no meu carro, um Corolla 2001 com 122000 km... e tá redondinho... o motor parece 0 km.

Talvez, por segurança, faça a troca de óleo e filtro a cada 3000 km. Mal não vai fazer não é mesmo?

Té +.
WBR

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Não importa sobre quantas rodas você esteja: no trânsito, tenha equilíbrio.

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por AeroMan » 22 Mar 2013, 14:02

Com certeza, mal não vai fazer não... eu to trocando a cada 3mil KM também... e o filtro a cada 10, não tenho do que reclamar.

Abraço
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
Vander
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 27 Set 2012, 19:48
Cidade onde mora: Diadema / SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Vander » 22 Mar 2013, 14:35

Caraca !!

Eu estava trocando a cada mil.. vou fazer como vcs, trocar a cada três mil ..
TENERÉ 250 - PRETA - DIADEMA / SP
Imagem

claybom
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por claybom » 22 Mar 2013, 15:48

A Yamaha é uma corporação com mais de 100 anos, que fabrica e vende motos desde 1955. É uma grande marca mundial e renomada, principalmente por conta do meio automobilístico.
A Yamaha já ganhou 15 motogp e 9 paris-dakar, que são as duas principais competições do motociclismo e são extremamente opostas.
Portanto se essa marca, com todo esse passado e credibilidade, fala para você, usuário, cliente, através de um documento oficial(o manual) que você deve realizar a troca de óleo a cada 5kkm e de filtro a cada 10kkm ou em cada 6 meses, ou apenas em casos extremos. Podemos ter bom senso e entender que casos extremos se cabe à desportistas que fazem uso do veículo para corrida, onde o mesmo está sempre no limite. Ou para quem lixa a moto.
Por trás dessa marca vem anos de experiência e produção prática e teórica dos funcionários da Yamaha ao redor do mundo. Funcionários de ponta, que projetam e testam e não os mecânicos de CCs pelo Brasil.(não quero insultar ninguém, nenhuma classe, mas é consensual que mecânico que conserta as nossas máquinas não são os projetistas que as desenvolveram).
Portanto, se você acredita na marca da mesma forma que acreditou na compra do veículo, o que para mim é óbvio. Podemos seguir, com bom senso, o que está descrito no manual.

Dinheiro não é infinito e nem dá em árvore. Não desperdice seu dinheiro comprando qualquer coisa que vendem para vocês. Mecânico de CC também ganha comissão. Se vc quiser trocar óleo a cada 50km ele vai falar que vai ser ótimo pra sua moto. rsrs

Esse tópico dá é pano pra manga em... rsrs

Edit: lembrando que em período de amaciamento as trocas são realizadas de forma diferenciada.

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por allex2000 » 25 Mar 2013, 09:29

Pessoal, li muitas páginas, e pensando seria interessante ter alguma forma de compararmos o estado do óleo usado quando o removemos da moto, tipo uma escala de cor ou de viscosidade, para sabermos exatamente como ele está naquela kilomentragem....será que existe algo assim simples no mercado?
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Responder