Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por marcooc » 21 Mai 2015, 23:11

diegonunes escreveu:Esse é o único filtro de óleo paralelo que é idêntico, estruturalmente falando, ao original, só usava dele na TNR.
Oi Diego! Li vários posts seus sobre as pequisas que fez com os filtros paralelos, muito legal sua iniciativa, até que você passou a usar o Purolator L1124. Lendo esse seu post fiquei curioso quando escreveu "só usava ele". Como escreveu o verbo no passado fiquei curioso do por que? Não usa mais esse filtro? Por qual motivo parou de usá-lo? Quando ainda o usava, trocava o filtro em toda troca de óleo? Agradeço se puder responder, pois estava pensando em comprá-lo nesta loja que o colega acima indicou.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2015, 09:41

Marco, troquei a moto, hehehe.

Costumava trocar o filtro intercalando, pois adiantava a troca de óleo um pouquinho, fazia por volta dos 3.500-4.000 km. Nos últimos meses, estava usando a moto diariamente em trajetos muito curtos e com trânsito travado.

Trocar o filtro toda vez não faz mal, claro que não, mas na verdade não é exatamente necessário. Na XT agora, o filtro de óleo é pra ser trocado a cada 20.000 km e o óleo a cada 5.000, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por marcooc » 22 Mai 2015, 13:34

diegonunes escreveu:Marco, troquei a moto, hehehe.

Costumava trocar o filtro intercalando, pois adiantava a troca de óleo um pouquinho, fazia por volta dos 3.500-4.000 km. Nos últimos meses, estava usando a moto diariamente em trajetos muito curtos e com trânsito travado.

Trocar o filtro toda vez não faz mal, claro que não, mas na verdade não é exatamente necessário. Na XT agora, o filtro de óleo é pra ser trocado a cada 20.000 km e o óleo a cada 5.000, hehehe.
Valeu Diego, este é um belo motivo para não usar o Purolator L1124 hehehe, belo upgrade parabéns. Eu estou trocando óleo e filtro a cada 2500km, como ando pouco, a troca acaba ficando perto dos seis meses limite do óleo.

Então você considera o Purolator L1124, dos paralelos o de melhor qualidade comparável a qualidade do original? Pode-se trocar o filtro intercalado sem medo? E as impurezas o óleo velho que ficam retidas no filtro não contaminariam o óleo novo?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2015, 13:40

O Purolator em questão é o que mais se assemelha ao original, estruturalmente inclusive, os demais apresentam diferenças.

Pode intercalar, a contaminação é mínima até porque você está antecipando a troca de óleo em 50%, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por marcooc » 22 Mai 2015, 13:55

Obrigado Diego, vou fazer assim, trocar o filtro intercaldo com a troca de óleo, e pretendo para a próxima, colocar o Yamalube 10W40 com a substituição do filtro de óleo.

Imagem

Diego e colegas do fórum, consegui comprar perto de casa mesmo o purolator 1124 por R$9,00, mas me surgiu uma dúvida ele vem com dois anéis de vedação, conforme a foto, esse anel menor que coloquei uma seta vermelha, qual seria o local correto onde ele deve ficar na hora de por o filtro?

Avatar do usuário
Vlamir
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Mai 2015, 14:01
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Vlamir » 24 Mai 2015, 17:44

Imagem

O anel menor vai na indicação no 3

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por marcooc » 24 Mai 2015, 23:49

Obrigado Vlamir!

É isso mesmo na posição 3 do desenho que postou. É na parte superior esquerda de quem olha para tampa do filtro de óleo quando a rettiramos, eu já tinha visto no manual na seção 3-20 de troca de óleo

Avatar do usuário
Vlamir
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Mai 2015, 14:01
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Vlamir » 25 Mai 2015, 05:46

Marcooc, veja também nesta seção que existe um teste de pressão a ser feito, particularmente nunca ninguém fazendo, você acha que vale a pena fazê - lo? Alguém já identificou algum problema através deste teste?

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por marcooc » 25 Mai 2015, 12:54

Acredito que esse teste deve ser feito especialmente quando há suspeita ou sintomas de obstrução na circulação do óleo à parte alta do motor. Se for fazê-lo não se deve tirar totalmente o parafuso e use um pano imediatamente abaixo dele, do contrário vai sujar tudo de óleo.

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Tomás Stringhini » 25 Mai 2015, 14:53

Eu fiz isso na minha primeira Yamaha, uma TDM 225, achei que não tinha óleo na parte de cima do motor. Não sabia dessa característica de barulho dos motores Yamaha e fiz o teste. É só desenroscar parcialmente o parafuso e ligar o motor, em instantes vai começar a sair óleo. Têm que desligar rápido quando começa a sair pra não sujar tudo de óleo.

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

Responder