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Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 18:53
por fabianoten
Estava olhando os tópicos referentes a durabilidade das peças contidas nas Té's e surgiu minha dúvida.

Vale a pena projetar uma coroa e um pinhão e fazer a junção com mais uma correia dentada e deixar a moto sem barulho de corrente sem preocupação com óleo e fazer de uma Té à corrente à correia dentada ???

Um amigo meu fez o projeto para uma twister pois odiava o bendito/maldito/insuportável barulho da corrente na moto dele lembrei disso esses dias e vim colocar esta dúvida aqui será que compensa????

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 19:22
por Marcel Valim
Eu acho até viável, desde que não se importe com o custo e também que não se utilize a moto para trilhas.
Já existem kits a venda para alguns modelos de motos, é só dar uma busca no google.
O preço é salgado, mas dizem que um kit dura mais de cem mil kms.

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 20:21
por EdsonK
..eu ví um post, acho q foi no forum fazer Online sobre essa modificação e fiquei com uma dúvida: Caso a correia molhe, com uma chuva por exemplo, ela não tende a escorregar?

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 20:49
por doug01n
Não pela tensão da correia... basta ver as Harleys e custons que andam na chuva sem problemas.

A solução parece ser interessante, só não consigo enxergar uma correia numa moto tão off quanto a Te...

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 21:17
por Marcel Valim
EdsonK escreveu:..eu ví um post, acho q foi no forum fazer Online sobre essa modificação e fiquei com uma dúvida: Caso a correia molhe, com uma chuva por exemplo, ela não tende a escorregar?

Não escorrega porque ela é dentada, assim como suas polias.
Aguenta o torque de uma HD, então vai aguentar numa 250.
Na trilha pode sofrer danos causados por galhos e pedras e caso ela sofra um rasgo estará inutilizada.
Dura muito mais que uma corrente mas não suporta impactos.

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 21:27
por Braz
Acredito que o problema maior seria o raio da suspensão. Não sei como explicar, mas se colocar a moto em um cavalete onde o pneu fica suspenso, a corrente afrouxa, e quando esta com peso a corrente aperta. a correia não pode ter essa diferença.
Nas motos custom, a suspensão é curta( pouco curso) isso não influencia tanto como em uma moto com suspensão trail.

Maiszoumenos hehehe.

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 21:43
por MARCOS STREET 99
Esse é o caminho...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x-2007-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 23 Jul 2012, 22:19
por fabianoten
[/quote]
Braz escreveu:Acredito que o problema maior seria o raio da suspensão. Não sei como explicar, mas se colocar a moto em um cavalete onde o pneu fica suspenso, a corrente afrouxa, e quando esta com peso a corrente aperta. a correia não pode ter essa diferença.
Nas motos custom, a suspensão é curta( pouco curso) isso não influencia tanto como em uma moto com suspensão trail.

Maiszoumenos hehehe.
Braz existem roldanas fixadas na balança q fazem o serviço de deixar a correia em uma determinada tensão de afrouxamento assim
como aqueles trecos q eu não lembro o nome fixados na balança tbm q deixam a corrente corretamente apertadas.

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 24 Jul 2012, 18:54
por motown
a regulagem da tensão é feita com o esticador, automaticamente aperta ou afrouxa conforme a posição da balança e se for o caso do desgaste da corrente / correia. até um certo limite depois é preciso trocar a transmissão...

Re: Corrente ou Correia Dentada?

Enviado: 24 Jul 2012, 22:58
por alexandrepalhynha
as polias nao sao dificeis, so a correia que nao imagino (ainda) aonde encontrar....
penso que se entrar um pedrisco entre ela e engrenagem, pode dar alguma encrenca.