Vibração soltou parafuso de escapamento

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Vinicius250
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Jan 2012, 13:50
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por Vinicius250 » 04 Jun 2012, 17:53

Bom galera venho aqui para mostrar o que aconteceu com minha moto. O parafuso que sustenta o escapamento soltou, acredito eu que com a vibração da moto. Fiquem atentos a isso para que a situação não piore sem que percebamos. Só tonei porque cheguei na casa do meu pai e ele reparou que o escapamento estava vibrando muito.


Imagem
Imagem

Nelson S
Visitante
Visitante

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por Nelson S » 04 Jun 2012, 19:02

Isso aconteceu comigo na Lander, em uma viagem para o RS, senti alguma coisa batendo na minha perna, parei e não achei nada, voltei um pedaço na estrada, e nada, segui por mais ou menos 150 kms e na hora de abastecer, o frentista que me alertou, daí tira alforge, ferramentas e nada de achar um parafuso que desse certo hehehe, amarrei com arrame mesmo até uma cidade mais próxima.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por doug01n » 05 Jun 2012, 08:44

Em casos de emergência, a técnica árabe de "maharame" é muito útil. Muito bom este alerta, verificarei o meu, assim como todos os outros parafusos!
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por Kakko » 05 Jun 2012, 09:14

Provavelmente foi mal apertado.

Outro dia notei uma pequena vibração tbm...e constatei a perda do parafuso que segura a alça do garupa. que foi retirada para instalação do bagageiro.

quando instalei o bagageiro notei que seria necessário um pouco mais de "rosca", pois coloquei o bagageiro e afastador de alforges......solução ...comprei um parafuso um pouco mais longo, com arruela de pressão. Resolvido ;)

Outra alternativa é montar com trava química. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

samurai
Visitante
Visitante

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por samurai » 07 Jun 2012, 21:12

Tive 2 XT225 e ambas sofreram desse mal. Já perdi parafusos do protetor do escapamento, da lateral, do escape...
Agora estou mais esperto, na tenere fiz um check up no dia que peguei na CC.

Tenere 250 - 156 km

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por Fabio_joinville » 17 Fev 2015, 11:44

Acho que isso é um erro de projeto, com minha antiga Lander era a mesma coisa, tanto que já carregava uma chave no estojo de ferramentas para isso, quando sentia um barulho mais forte eu já sabia que era esse parafuso que estava frouxo, quando comprei a Teneré ví que é a mesma fixação, como todos sabem o escape é o mesmo o que muda é a fixação da proteção do escape, comprei minha moto com 2300 Km e foi até 18000 Km tudo tranquilo, eu então pensei que tinha me livrado desse problema e de repente o lazarento do parafuso afrouxo, e novamente comprei uma chave para colocar no estojo de ferramentas para apertar quando afrouxa, quando eu tinha a Lander eu estava pensando em colocar um parafuso semelhante porém com comprimento maior e colocar uma arruela e porca para segurar porém acabei vendendo a moto e não fiz, e agora na Teneré pensei em fazer essa mudança mais não muito espeço para um parafuso maior, até é possível mas tenho que analisar, é um ponto que a Yamaha deveria melhorar na moto, um conselho que eu dou é fazer o aperto com o motor frio, pois assim é possível apertar um pouco mais e quando o escape estiver quente consequentemente estará delatado e irá aumentar o aperto mas mesmo assim com o tempo ele ira afrouxar principalmente para quem anda em ruas não pavimentadas.

O problema na minha opinião é que o diâmetro do furo é bem maior que o do parafuso o que gera uma área de aperto menor, se o furo fosse menor acredito que não teria esse problema.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por diegonunes » 17 Fev 2015, 23:46

Andam economizando demais.

O fim do escape vibra demais mesmo, é complicado. Diante disso, é um absurdo a Yamaha não usar um recurso travante nesse parafuso.

O lance é ai é usar uma arruela de pressão ou adesivo anaeróbico. Simples, barato e definitivo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por pini94 » 18 Fev 2015, 11:49

Eu perdi 2 parafusos do escape em duas semanas e quando fui comprar na CC me pediram R$ 11,60. Achei um roubo e fui numa casa de para fuso e paguei 1 real em uma parafuso m8 mais a arruela de pressão e ja fazem 2 meses que eles estão lá firmes e fortes.
Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

cesar Osorio
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2015, 21:12
Cidade onde mora: Canoas/RS
Localização: Canoas - RS

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por cesar Osorio » 18 Fev 2015, 22:44

Pessoal, sou novo aqui, mas penso que posso contribuir um pouco dando uma dica sobre o escapamento solto.
Eu sempre uso trava rosca em parafusos que sofrem muita vibração e no caso deste sofrer também com alta temperatura, existe trava roscas resistentes a alta temp. em qualquer casa de parafusos ou ferragem boa, tem.

Cordialmente,
Cesar Osorio
Canoas - RS

BRAGA
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Dez 2013, 00:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo - SP

Re: Vibração soltou parafuso de escapamento

Mensagem por BRAGA » 23 Mai 2015, 21:33

Virei estatística! rs . . .
O meu parafuso também "sumiu"!

Uns 2 meses atras retirei este e outros parafusos para fazer uma limpeza geral... e uns 20 dias depois disso, ouvi um barulho estranho e percebi que o parafuso estava frouxo. Reapertei com bastante força.

Hoje notei que ele simplesmente sumiu. Não deu nem aviso prévio desta vez! =/

Alguém conhece a medida dele? E amanha é domingo, dificilmente encontrei uma casa de parafusos aberta. Quais problemas posso esperar se rodar sem esse parafuso?

Abraço pessoal
"Não compre peças roubadas. Eu não mereço ser assaltado."

T-250

Responder