Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
HumbertoXT250Z
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2015, 00:16
Cidade onde mora: Pederneiras/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por HumbertoXT250Z » 26 Jan 2015, 00:41

Boa noite ou bom dia.
Acabei de me registrar aqui no fórum. Estava pesquisando sobre kit de relação pra por em minha ténéré250.
Ela esta com 35.600km rodados. Relação original. mas esse fim de semana eu estava em uma viajem e "rossou" o pinhão. Pois a corrente original já tinha passado do limite, acredito eu. Uns falam que dura 30 mil, 40 mil. Então a minha esta na média.
Agora vou por corrente DID, mas qual o melhor para coroa e Pinhão? Vaz ou Riffel?

Avatar do usuário
Rogerio JF
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Jun 2013, 12:22
Cidade onde mora: Juiz de Fora/MG

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Rogerio JF » 26 Jan 2015, 13:13

Dizem que a Riffel é melhor.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por hdbatistela85 » 27 Jan 2015, 01:11

Eu TB recomendaria riffel

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 30 Jan 2015, 10:05

Turma, gostaria de compartilhar com vocês esse informe técnico, acho que seja de suma importância pra todos nós, pois é questão de segurança:

Imagem
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por dinho.p » 12 Fev 2015, 17:29

HumbertoXT250Z escreveu:Boa noite ou bom dia.
Uns falam que dura 30 mil, 40 mil. Então a minha esta na média.
é isso que me deixa encucado... a minha com 17mil km já tá no osso.

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por vdfritz » 12 Fev 2015, 20:48

a minha tem 16.200 km e lubrifico a corrente a cada sei la, uns 3 ou 4 mil km quando começa a ranger, faça chuva ou faça sol, é o pinhão ta desgastado mas nem tanto, ta com cara que ainda roda muitos km, da pra ver o desgaste mas o dente não ta fino ainda, parece que a base de cada dente ta afundando sei la

então dica: não fiquem fazendo muita regulagem de corrente, façam quando estiver bem ruim ou quando trocar pneu traseiro etc, só ajustei 2x até hoje, uma foi quando troquei o pneu aos 13000 a outra nem lembro, ficar apertando muito a corrente fode a relação acho

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 12 Fev 2015, 23:50

Apertar demais pode até danificar o motor e cubo de roda, mas deixar folgada corre o risco dela cair e acidente ser feio.

É pra isso que existe no manual a folga correta para ser mantida, basta respeitar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por dinho.p » 13 Fev 2015, 15:33

sempre mantive a folga com exatos 40mm, conforme manual (entre 35 e 45mm). :thumbup:

Vou ter q achar um tempinho pro mecânico trocar o pinhão... Tá feio! :thumbdown:
Editado pela última vez por dinho.p em 18 Mar 2015, 01:19, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
joaoprb
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 15 Jan 2015, 05:32
Cidade onde mora: Francisco Beltrão/PR

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por joaoprb » 17 Mar 2015, 20:25

olá pessoal, minha moto está chegando aos 15 mil km, e nesse fds fiz uma lavagem bacana nela, tirei a tampa do pinhao e verifiquei que o mesmo está com os "dentes" um pouco tortos, sinto a relação quando vou fazer uma retomada ou vou arrancar. folga da corrente normal e bem lubrificada com motul chain lube, mas como peguei ela usada nao da pra saber se era cuidada a relação. minha pergunta e a seguinte vale a pena só trocar o pinhao? se trocar não vai estragar de novo pelo fato da corrente e coroa serem velhas? encontrei um kit na yamaha, não o original mas um kit da KMC com retentor, por um preço atrativo 185 reais. o que vale mais a pena?
XL 700V Transalp 2011
XTZ 250 Ténéré Azul 2011 -2012

Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Nei Andrade » 18 Mar 2015, 02:06

Galera ja comentei antes, mas para quem chegou depois, vale a dica, pois tenho minha T deste 2011, e tem pelo menos dois anos que uso sempre a mesma relação. em breve relato uso: minha T é para tudo, trabalho e lazer, ando em media 130 km diarios, minha T ja ta com 100.000 km rodados, troquei relaçao em mais ou menos em julho de 2014, ja ta precisando trocar, deste minha ultima troca ano passado, em dezembro troquei apenas o pião, a corrente e coroa continua a mesma, para mim é mais ou menos 2 pião para cada jogo de coroa e corrente. Em 2013 ao trocar a relação de nossa T, vi que DID estava muito caro, na CC nem pensar, fora as marcas que lhe deixa na mao, tipo vaz e outras, entao ao pesquisar vi no mercado livre uma relaçao com corrente dourada, que prometia durar mais e em aço 1045 com um bom preço, a marça é ENDURO que vem numa embalagem lacrada plastica todo o conjunto da relaçao, pague na epoca com frete e td uns 130 reais. coloquei em Dez de 2013 em janeiro de 2014 fui parado RJ para PORTO SEGURO\BA com esposa, voltei e rodei minha media de 130 km diarias para trabralho e so fui trocar novamente a relaçao em jun 2014, e continuo com a mesma relaçao, so troquei o piao, em jAN 2015 fui RJ x São Paulo x Ilhabela x RJ, e ainda com a mesma, agora to comprando a outra, e da mesma marca, a atual aidna roda um pouco mais. Resaltando que nao sou vendedor, nao sou fabricante e meu unico objetico é divulgar com os amigos que acham que as relação de nossas T estao muito caras e baixa qualidade, a que estou comprando é esta: Kit Relação Corrente Dourada Retentor Xt250 Lander Xt Yamaha - R$ 149,90 no MercadoLivre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText" onclick="window.open(this.href);return false;
Fica a Dica.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Responder