Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Adriano Monte Mor
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 204
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:59
Cidade onde mora: Mesquita/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Adriano Monte Mor » 14 Jul 2015, 12:58

Kakko escreveu:Corcopin ou Yamaparts...ambas em são Paulo nas bocas.
Valeu pelo bizu Kakko.

Dei uma olhada nesses dois sites que vc me indicou. E não tem.

Vou mandar um e-mail quem sabe eles tenham.

Abraços

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivnn » 14 Jul 2015, 17:11

Não tem. Parou de ter. Tinha, a muitos meses - talvez um ano. Cheguei a comprar nessa época.

Agora só tem aquele modelo rebitável. O modelo com emenda "ruim", aquele que é fácil de pôr mas é frágil na emenda (e alguns passam uma amarração para não sair), também não achei mais para vender.

Estou me conformando e criando coragem para comprar a ferramenta de machear própria, que é cara pra chuchu. É, eu sei que cara bom faz no martelo, mas desse jeito não me garanto não. Com a ferramenta parece bem fácil, e o resultado é bom.

https://www.youtube.com/watch?v=ak_TdHSZOUw" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Adriano Monte Mor
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 204
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:59
Cidade onde mora: Mesquita/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Adriano Monte Mor » 15 Jul 2015, 09:47

ivnn escreveu:Não tem. Parou de ter. Tinha, a muitos meses - talvez um ano. Cheguei a comprar nessa época.

Agora só tem aquele modelo rebitável. O modelo com emenda "ruim", aquele que é fácil de pôr mas é frágil na emenda (e alguns passam uma amarração para não sair), também não achei mais para vender.

Estou me conformando e criando coragem para comprar a ferramenta de machear própria, que é cara pra chuchu. É, eu sei que cara bom faz no martelo, mas desse jeito não me garanto não. Com a ferramenta parece bem fácil, e o resultado é bom.

https://www.youtube.com/watch?v=ak_TdHSZOUw" onclick="window.open(this.href);return false;

Vou te dizer uma coisa.

Usei muito a corrente KMC na minha CG e NUNCA tive problemas. Rodava todos os dias pois era motoboy e a relação durava uns 10 meses e isso rodando uma base de 150 km por dia e mais uns 300 km no final de semana.

Detalhe a corrente KMC era com emenda normal.


Esse vídeo que vc postou Ivnn é bem interessante. A emenda da KMC era bem parecida com essa da DID. Creio que o meu mecânico tenha essa ferramenta.

Se não tiver jeito, vou ter que por com emenda mesmo e carregar uma de segurança nas viagens...

deeh_bs
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/rj

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por deeh_bs » 27 Jul 2015, 19:01

galera, qual vale mais pra comprar ? riffel ou did ?
http://www.rs1.com.br/kit-relacao-compl ... -dourada/p" onclick="window.open(this.href);return false;
http://shop.riffel.com.br/kit-relacao-t ... o-x-106l/p" onclick="window.open(this.href);return false;

deeh_bs
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/rj

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por deeh_bs » 27 Jul 2015, 19:17

se comprar igual ao original, coroa, pinhao riffel e corrente did fica na faixa de R$300,00 ! quero saber se vale a pena comprar o kit todo de uma marca só ja que fica bem mais barato.

Avatar do usuário
Alfredo
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2013, 00:11
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Alfredo » 29 Jul 2015, 21:59

Galera, queria uma opinião de vcs. Na verdade o que eu quero fazer eu SEI que não é o indicado, mas queria saber se seria tão ruim a ponto de ser melhor realmente não fazer.
Minha corrente foi pro saco, meu pinhão é novo, troquei ha 3000km, e a coroa ta meia vida.
Eu resolvi trocar o conjunto todo, mas a loja que me vendeu O kit coroa/pinhão demorou de me enviar o produto e aparecei uma viagem de 1000km pra eu fazer domingo, demorando toda a a semana.
To pensando em trocar so a corrente, que ja ta em minha mão, visto que é minha corrente que não tem condições de viagem, dai quando eu voltar eu troco o pinhão/coroa pelos novos que chegarão.
Será que usar a corrente nos pinhão/coroa usados acarretaria algum dano quando colocar as engrenagens novas?

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivnn » 29 Jul 2015, 22:19

Olha, eu gosto e me interesso bastante por ciência dos materiais e estruturas. Mas não tenho uma longa prática com motos, de forma que vejo meu achômetro com ressalvas.

Mas meu achômetro me diz que, tendo em vista que cada elo sustenta, individualmente, 100% da tração da corrente (isso é óbvio), não teria grandes problemas enquanto:
- a vibração na corrente e barulho não ficarem anormais;
- os dentes não estejam tão finos que rebentem. O esforço transitório advindo de tração com um dente destruído poderia deformar a corrente boa.

É o que me parece. Se alguém tem outra experiência, gostaria de ouvi-la.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivojoseaug » 30 Jul 2015, 10:47

Alfredo escreveu:Galera, queria uma opinião de vcs. Na verdade o que eu quero fazer eu SEI que não é o indicado, mas queria saber se seria tão ruim a ponto de ser melhor realmente não fazer.
Minha corrente foi pro saco, meu pinhão é novo, troquei ha 3000km, e a coroa ta meia vida.
Eu resolvi trocar o conjunto todo, mas a loja que me vendeu O kit coroa/pinhão demorou de me enviar o produto e aparecei uma viagem de 1000km pra eu fazer domingo, demorando toda a a semana.
To pensando em trocar so a corrente, que ja ta em minha mão, visto que é minha corrente que não tem condições de viagem, dai quando eu voltar eu troco o pinhão/coroa pelos novos que chegarão.
Será que usar a corrente nos pinhão/coroa usados acarretaria algum dano quando colocar as engrenagens novas?

se é 100% correto , eu não sei. Mas tenho usado há 20.000 km uma corrente mais nova que o pinhão e coroa. Fiz assim por questões de custo.
A relação original da nc700 no yamaparts ta 400 mangos, arredondando pra cima. A corrente original ta 600 mangos, só a corrente. Como minha corrente tava ruim, troquei por uma KMC com emenda e retentor de 140 mangos, só alegria. E venho mantendo a relação até sinal de um desgaste visível relevante. Mas daqui ums kKM chega a hora de uma nova.

Acho que vale muito a pena viajar com uma corrente nova, se sua relação ainda ta meia vida. Menos barulho, mais segurança.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por hdbatistela85 » 31 Jul 2015, 17:37

Vai com a corrente nova, quando chegar o resto troca tudo, o desgaste de uma viagem dessa é mínimo pra corrente

LucasBFR
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Jul 2015, 18:56
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por LucasBFR » 03 Ago 2015, 23:14

Boa noite pessoal,

To com a Tenere 250 - 2016 e ela ta com 800 km rodados, ou seja, novinha novinha! Porem ja consigo escutar o tec tec la perto do pinhão! E ainda mais, quando coloco o neutro com a moto em movimento em velocidades baixas (ate 20km/h) tenho a sensação que algo na roda de trás esta rodando com dificuldade, pois sinto uma leve vibração vinda de la.

Ja levei na concessionaria 2 vezes e o mecânico diz que eh normal, tanto o tec tec perto do pinhão, quanto essa vibração/sensação de algo com dificuldade de rodar ali atrás. Segundo ele, isso eh o monolink (ou seria monoshock) se ajustando.

Alguém saberia dar um parecer sobre esse tec tec e essa sensação de que algo esta errado ali atrás?

Obrigado a todos!

Responder