Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
alexandrepalhynha
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por alexandrepalhynha » 23 Mar 2012, 18:18

entao aproveita e poe o pinhao de 14 dentes.

Reayache
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Reayache » 24 Mar 2012, 09:49

Então... é isso mesmo... pq não trocar só a corrente, ou só a coroa ou só o pinhão?!?!
O desgaste de cada um dos componentes gera marcas próprias de desgaste, se vc substituir somente um deles provavelmente vai ter algum tipo de problema de desgaste irregular ou quebra... então concordo com o post acima... se trocar um troca tudo...
A yamaha tem feito peças originais mais baratas... tipo os manetes de freio a R$18,00 e o de embreagem a R$17,00
Pastilha dianteira pode ser da Y-Teq... agora o conjunto de relação não m e informei sobre o valor do original, mais lembro que o da Lander 2008 saia quase R$400... impraticável, vamos ver se eles também dão uma baixada nesses valor para continuarmos com peças originais, pois nada substituiu uma corrente sem emendas....
PS: esticar a corrente tem um limite sim, não acho prudente ficar tirando gomos pois se chegar a esse ponto sua corrente vai estar em ponto de estourar em uso....
Colocar Pinhão maiores ou menores, assim como coroa pode gerar um desgaste maior do motor... se fosse pra colocar e melhorar potencia ou coisa do tipo... pq o engenheiro já não fez isso?!?!?!?!

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kablack
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por kablack » 24 Mar 2012, 11:49

Reayache;

Por favor atualize o seu perfil indicando a localidade.

Abraço
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por alexandrepalhynha » 24 Mar 2012, 18:36

pq fizeram o projeto original para pinhao de 14 dentes. tanto que o velocimetro funciona pefeito e na relação de 13 dentes fica com velocidade errada.
deixaram ela com 13 dentes pq na quinta marcha consegue abrir o motor mais rapido na final. priorizaram seu uso em cidade e baixa velocidade.
como meu uso é tipico estrada e avenidas, 14 dentes ficou perfeito.
e mais uma, na industria, nem sempre a engenharia é que decide como vai ficar o produto. normalmente quem decide é marketing ou vendas.

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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ghamauricio » 24 Mar 2012, 23:42

Doug, já postei umas coisas sobre relação espalhadas por aí.

Dê uma olhada no site da Riffel (http://www.riffel.com.br/pecas/dicas#content" onclick="window.open(this.href);return false;) e note a forma dos dentes da sua relação.

Tente também puxar a corrente pra fora da coroa. Se ela recuar bastante a ponto de você ver metade do dente, a corrente já era.

Se os dentes estiverem bons e a corrente estiver desgastada, tente trocar apenas a corrente. A corrente é a primeira a se desgastar, e então ela entra num processo de desgastar os dentes para eles se adequarem ao novo "comprimento" da corrente. Se você trocar a corrente antes deste processe se desenvolver muito, dá pra aproveitar a coroa e talvez o pinhão.

Abraço!

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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Reayache » 25 Mar 2012, 10:19

ghamauricio

Cara... vc deu uma ótima referencia... mais como o proprio site diz... "Se você conseguir ver um dente inteiro quando puxar a corrente, troque o kit da relação...
Não é e nunca foi aconselhavel trocar apenas uma das 3 partes do kit separadamente... a não ser que tenha muito pouco uso e por algum motivo seu pau....

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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ghamauricio » 25 Mar 2012, 11:57

Sim Reyache, mas o primeiro a sofrer desgastes é a corrente. Então a corrente desgastada força as outras peças a entrarem em um processo de desgaste para se adequarem ao seu novo comprimento [comprimento entre os elos da corrente].

Se a coroa e o pinhão ainda estiverem em bom estado, talvez seja mais interessante trocar apenas a corrente e deixar as outras partes. Mas se o conjunto inteiro estiver desgastado, os velhos vão desgastar o novo e o investimento vai pro lixo.

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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por RAlves » 27 Mar 2012, 18:10

Nao concordo ghmauricio.

Nas minhas motos sempre foi o pinhao que foi primeiro pro saco...

Entao eu sempre trocava o pinhao por um do mais barato possivel e conseguia rodar mais uns 8000km com a relacao antes de trocar tudo (ate o pinhao com 8000km.)

So desta vez que a relacao abriu o bico duma vez, ate assustei.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Kakko » 28 Mar 2012, 00:58

Os pinhões, geralmente gastam antes pois giram aproximadamente tres vezes mais que a coroa...e por isso eles tem um tratamento térmico (têmpera) que os endurecem.

Mas mesmo assim eles sofrem muito...tem um raio menor....aquecem mais...o atrito ali é bravo.

Relativo a corrente, que é composta por pinos...buchas...e placas, o desgaste se "espalha" pela mesma. desgastando-a uniformemente.(teoricamente).

Obs: Limpeza e lubrificação nunca são demais :joinha:
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por doug01n » 22 Abr 2012, 09:19

Pessoal, troquei a relação ontem na Cons. Nébias (rua do "complexo da General Osório"). Lá tem muita loja séria no meio das "bocas", onde o que mais se vê é loja de peça de motos roubadas.
Estado da relação original:



Pinhão:

Comprei o conjunto de relação na Corcopin (uma loja especializada em relações, que é do mesmo dono da Yamaparts, que só mexe com peças originais Yamaha, e das duas concessionárias Indiana Motos de SP).

Pinhão de 14 dentes - R$45,00 - e coroa VAZ - R$55,00 (ambas aço 1045), corrente DID sem emenda, com retentor - R$150,00.
Mão de obra de R$80,00. O mecânico ao remontar o amortecedor inverteu o bumerangue, e com isso a moto ficou "rebaixada"... ele remontou e ficou da altura original, mas achei interessante que funciona para os desprovidos de altura!

O povo fala que nota uma certa diferença no desempenho por causa do pinhão de 14 dentes. Só acho justo fazer esta comparação se fizerem um teste controlado com uma tenere original, tentando o melhor desempenho, pois mudam duas coisas: a transmissão do torque (que realmente diminui por causa do pinhão maior), e o mais importante, o seu referencial de velocidade!!

Calibrei com o GPS, e antes, quando marcava 60km/h no painel, o GPS marcava 52km/h, e agora está marcando 60km/h. Antes, a 120km/h no painel, no GPS marcava 110km/h. Hoje verei como fica a velocidade de 100km/h a 120km/h painel x GPS.

Então se trocarem o pinhão por 14 dentes, e quiserem fazer um teste comparativo de desempenho (preferencialmente NÃO NA RUA), de aceleração 0 - 80km/h por exemplo, utilizem agora 0 - 72km/h, pois assim vcs compararão o desempenho real da moto, sem os desvios de leitura de velocidade no painel pela troca do pinhão.
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