Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Zedd » 17 Jul 2014, 17:36

Então Luis Koudela e Kakko, vou mesmo trocar por um kit novo, não confio muito, teve que cortar um elo da corrente porque não deu para esticar mais. Já fiz o teste da folga da corrente e está com um pouco de folga. Valeu.
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

cesarsales
Visitante
Visitante

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por cesarsales » 31 Jul 2014, 20:05

Boa noite a todos, me chamo César e sou novo aqui no fórum, não sei quase nada sobre motos, e tenho uma Teneré 250 ano 2011 com 47.000km e venho pedir ajuda pra voces com relação a relação. Resumindo eu ja arrebentei 3 correntes, duas vezes ela foi embora e uma vez ela enroscou, e ja troquei a relação umas cinco vezes pelo menos e recentemente troquei o cubo traseiro porque estava trincado e fazendo a corrente dançar. Daquela vez em que a corrente enroscou na roda traseira eu acredito que ela tenha trincado o cubo e tambem entortou aquela parte da balança onde ficam os prisioneiros o que torna o esticamento de corrente dificil por precisar de varias marteladas. Atualmente estou com um kit relação parelelo 428 com uma corrente paralela(não sei o nome do fabricante) com retentor.
O que me preocupa é que não vejo muitos relatos sobre pessoas usando correntes 428 na teneré e tendo em vista que ela é menos reforçada do que a 520 fica a dúvida, será que em alguma oficina aleatória em que eu levei a moto para reparos logo após acidentes colocaram uma relação 428 que perdura até hoje pois mecanicos veem que a antiga era 428 e acabam colocando uma 428 nova, ou então as tenerés 2011 vinham com kits relação 428?
Gostaria de saber se andar com o kit 428 é arriscado ou posso me tranquilizar até a próxima troca de relação?
Gostaria de saber também se é possivel, no caso da minha moto ser originalmente feita para relação 428, eu converte-la para um kit 520?
Atenciosamente, agradeço desde já.
Obrigado! :rock: :boxe:

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivnn » 31 Jul 2014, 21:22

bom, a teneré 250 nunca usou 428. As landers até 2008 usavam, mas eram motos mais leves e mesmo assim foi uma idéia ruim - tanto que trocaram. Talvez tenham colocado na sua uma relação de lander antiga. Qualquer kit de relação da teneré servirá na sua moto, e são todas 520. Botar uma 428 numa moto de 150kg com motor de 20cv dá nisso.... 3 correntes arrebentadas!

Minha corrente original chegou até 40.000 km e a troquei a título de "manutenção preventiva". Quando a troquei, o esticamento total que tive que dar, comparado com ela nova, foi de "meio risquinho" da balança, ou seja, algo aí como 1 ou 2mm.

Até hoje o que fiz foi:
- troquei por corrente original. DID com retentor sem emenda, 520 106L. Na corcopin estava a R$170,00. Estou na segunda corrente;
- não esticar (muito) a corrente. Sempre deixar uma folga razoável.
- não deixar ficar com cor metálica. Tenho no baú uma bisnaga de óleo 140 e uma escova de dentes com estojinho. Tiro a escova e passo óleo na corrente a cada 300km - mais ou menos a cada tanque. Em viagens longas posso olear duas ou três vezes num dia, especialmente se chover.
- Não lavo a corrente. Nunca. A chuva lava. Só passo óleo.
- quando à coroa e pinhão, uso qualquer porcaria. Eu uso vaz de aço 1020. Gasta? Gasta! Mas, em segundo lugar, os pinhões "top" você não encontra com 14D, só original 13 dentes. Já estou no fim do segundo pinhão, e começo da segunda coroa, que troquei com a corrente. Em terceiro lugar, é fácil ver que eles estão com meia vida ou bem gastos e programar uma troca, que é fácil, barata, rápida e dá para fazer em casa. Mas o mais importante, em primeiríssimo lugar: Quem rebenta e ferra com você é a corrente, e não o pinhão ou coroa. Esses você vê que afinam e troca.... já a corrente é mais imprevisível.

O kakko parece que foi mais corajoso e deixou a corrente original por mais tempo ainda, mais de 50.000km. Ele talvez tenha alguma dica.

cesarsales
Visitante
Visitante

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por cesarsales » 31 Jul 2014, 23:06

Obrigado pela resposta rapida de todos e vou seguir o que voce estão falando, vou providenciar um kit coroa/pinhao 520 e uma corrente de marca citada nas páginas anteriores e enquanto isso vou andar na miúda até o próximo pagamento porque nesse mes ja gastei uma quantia com ela: 415 reais a umas 3 semanas atras para revisão de injeção, trocar o rolamento traseiro, soldar o quadro na regiao traseira(peso excessivo no bauleto)+ troca de kit relação(lander 428)=$90 e no dia seguinte após isso a corrente ja arrebentou numa viagem de 60km de ida na chuva e por sorte estava perto do destino e da oficina e nisso mais uma corrente remendada(+$35) e agora tive que trocar o cubo traseiro(+$280) mais uma corrente 428 com retentor(+$90)
Total 415+90+35+280+90=$910
mais uns 300 reais ja comprava o kit correia da mmm3
Obrigado a todos, atenciosamente,
César

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 01 Ago 2014, 21:08

Como já foi dito, a TNR nunca usou 428, é 520 desde seu primeiro modelo.

Quer acabar com seus problemas? Corrente específica (520 106 elos) de marcas como DID, KMC ou Regina e pinhão e coroa em aço 1045 (Vaz e Riffel por exemplo). É importante que seja em aço 1045, dura muito mais.

Essa receita ai faz sucesso.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ciroanimau
Usuário
Usuário
Mensagens: 113
Registrado em: 10 Jun 2013, 17:00
Cidade onde mora: Niterói/RJ
Localização: Niterói/RJ
Contato:

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ciroanimau » 06 Ago 2014, 16:19

O pinhão de minha Te250 2011, com 28000 km foi-se embora depois de meu bate-e-volta em SP sem lubrificar... :-(
Pois bem, procurei Niterói inteira e não encontrei somente o pinhão, pelo Rio, nas lojas que consultei, via telefone, também não havia.
Como a situação estava muito ruim, e antes que detonasse a corrente, acabei comprando uma relação da RIFFEL (http://shop.riffel.com.br/kit-relacao-t ... escription" onclick="window.open(this.href);return false;), numa loja aqui em Niterói.
Usei somente o pinhão, então se alguém se interessar na coroa+corrente, vendo por R$ 100,00.
------------------------------
Teneré250 2011/2011 preta envelopada
Niterói/RJ
http://www.ciroanimau.com

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por hdbatistela85 » 07 Ago 2014, 17:15

cesarsales escreveu:Obrigado pela resposta rapida de todos e vou seguir o que voce estão falando, vou providenciar um kit coroa/pinhao 520 e uma corrente de marca citada nas páginas anteriores e enquanto isso vou andar na miúda até o próximo pagamento porque nesse mes ja gastei uma quantia com ela: 415 reais a umas 3 semanas atras para revisão de injeção, trocar o rolamento traseiro, soldar o quadro na regiao traseira(peso excessivo no bauleto)+ troca de kit relação(lander 428)=$90 e no dia seguinte após isso a corrente ja arrebentou numa viagem de 60km de ida na chuva e por sorte estava perto do destino e da oficina e nisso mais uma corrente remendada(+$35) e agora tive que trocar o cubo traseiro(+$280) mais uma corrente 428 com retentor(+$90)
Total 415+90+35+280+90=$910
mais uns 300 reais ja comprava o kit correia da mmm3
Obrigado a todos, atenciosamente,
César
meu caro, compre o pinhão e a coroa, nesse site

http://shop.riffel.com.br/moto-pecas/kit-relacao-moto" onclick="window.open(this.href);return false;

e depois uma corrente did com retentor , com passo de 520, que nunca mais terá problemas, se tiver problemas com em encontrar a corrente, venha pra sp um dia, e vamos na general osório, rua da motos, e achará tranquilo , inclusive já pode voltar com ela trocada

se precisar de ajuda, me de um alô , q sempre to indo pra lá, abraços !

Avatar do usuário
stefanowen
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Out 2013, 08:56
Cidade onde mora: Fortaleza/ce

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por stefanowen » 07 Ago 2014, 18:14

Boa noite companheiros.
Minha experiência foi a seguinte. Comprei minha Te12 com 20mil km. Logo que peguei fiz uma revisão e em seguida troquei o pião original que tava gasto. Era perceptível que o antigo dono não dava a manutenção correta na relação. Troquei pelo pião mais barato que tinha, e o resultado foi que em 2 meses o pião quebrou em uma viagem que fiz pra um interior do Ceará onde peguei 80km de terra batida. O pião novo quebrou apenas um dente, mas isso o comprometeu. Ainda rodei com ele alguns km assim e isso causou uma folga localizada na minha corrente original. Como a regulagem foi embora, diminui um dente da corrente ao trocar o pião. Permaneci com o pião e coroa e agora com 33k km troquei apenas a corrente por uma kmc 520/106 c/ retentores. Mas já estou esperando o kit da riffel de coroa e pião ficarem disponíveis no site pra eu comprar, por precaução!

A moto ficou ótima e o problema por último era só a corrente.

Detalhe, a corrente me custou R$130,00+10 da troca. Corrente rebitada

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk 4

PROLIMA
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Fev 2013, 16:54
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por PROLIMA » 17 Set 2014, 09:37

Bom dia Srs.,

Alguém ja usou o kit top da Riffel, com corrente com o-ring? O preço esta interessante (R$ 304,44)

Segue o link abaixo:
http://shop.riffel.com.br/kit-relacao-t ... o-x-106l/p" onclick="window.open(this.href);return false;

Imagem

Grato

Tovo
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Dez 2013, 14:19
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Tovo » 19 Set 2014, 16:18

Estou querendo fazer a troca da minha relação,
O rapaz da loja me ofereceu Kit Vaz com corrente KMC com retentor, R$ 170,00 alguém recomenda?
Abraço!!
Dafra Super 100 (2008)
Fazer 250 (2006)
NXR Broz (2010)

Tenere 250 (2012)

Responder