Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Thiago_1100S » 11 Mai 2015, 15:06

A corrente 520... É a mesma das esportivas 750cc antigas....a mesma da mina ex gs500...

Ela é extremamente super dimensionada para a moto...
Sent from my Lumia 1020
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
Marcos Vasconcelos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Nov 2014, 21:26
Cidade onde mora: Presidente Médici/RO

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Marcos Vasconcelos » 18 Mai 2015, 11:58

Gente! A minha Tezinha cinza está com 9.800 Km e estou trocando hoje o Pinhão, está praticamente sem dente algum/rolicinha. Lubrifico com graxa branca 4/4 dias. A corrente e a coroa estão em PERFEITA forma. Descobri quando estava voltando de uma viagenzinha rotineira que faço de 15/15 dias com um barulho estranho, rodei 135 km em 70 a 80 km/h, na primeira vila pedi pra esticar a corrente e vim numa boa sem problema nenhum. Já hoje pela manhã começou novamente o problema, levei na oficina e me mostraram o Pinhão.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Kakko » 18 Mai 2015, 15:47

primeiro pinhão 30k....segundo pinhão 60k...relação 80 a 90k...se bem cuiidada
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por KANEKO » 22 Jun 2015, 21:57

Bom dia amigos,

A minha tenebrosa está com 23 mil comprei ela com 13 mil então não sei como a transmissão foi cuidada.
Limpei recentemente a tampa do pinhão e os mesmo estava com os dentes finos, com isso troquei apens o pinhão já que a coroa e a corrente estão boas.Levei em consideração a opnião da galera.

No entanto o ruido aumentou, logico que para ficar 100% deveria ser tudo trocado.
A minha duvida é que se quem trocou apenas o pinhão teve esse aumento de barulho na relação, não é estralos apenas o ruido aumentou mesmo.

Aguardo opnião dos mais experientes.

Abraços

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Thiago_1100S » 23 Jun 2015, 08:59

daqui duas semanas posso te responder, esses dias fui dar uma olhada no pinhão e ja está bem gasto a moto tem 21500.... mas a coroa quase não tem desgaste e a corrente está somente com uma regulagem acima da original....

se o desgaste for por igual, serão 3 pinhões para cada coroa (13/39) se cada pinhão durar na media de 20k na minha mão a relação vai ser a com maior duração de todas as motos que tive...


Obs.: verifica o modelo do pinhão colocado, se ele tem o sistema anti ruído igual o original, isso influencia bastante.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivojoseaug » 23 Jun 2015, 09:22

BARREIRA escreveu:Olá, companheiros me chamo Barreira, tenho uma Teneré 250 2011 com 56000 km e sou de Teresina,PI.
Temos um grande problema por aqui em encontrar peças (kit transmissão com pinhão com amortecedor "borracha"), pois as duas concessionárias quase não tem peças a pronta entrega.
Por gentileza, onde encontro o kit completo ou fracionado pra comprar e se possível noção de preço?

OBS: Sou rígido com manutenção e limpeza, uso yamalub, a cadas 10000 km e lavo a transmissão com querosene e lubrifico com graxa branca. NO entanto, Já usei o pinhão original + um VAZ e agora outro original e agora que a coroa está desgastada.

Abraços!!

Ola. Muitos aqui devem conhecer o yamaparts. Vende no mercado livre e vende também por telefone. Totalmente confiável. costuma ter os kits originais e kits montados com as melhores marcas. Costuma ter um bom preço também. comprei com ele o kit original de relação da NC700.

o telefone do cara é 11982037422. Fala com ele por whatts e pede pra ele mandar o link dos anuncios dele no ML.

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Aderpa » 02 Jul 2015, 11:53

Estou visitando este tópico pela primeira vez e não vou fazer pergunta nenhuma, e sim, deixar minha contribuição:

É muito bacana este negócio de FÓRUM, pois não é aquela zona do WhatsApp e nem a firula que é o Facebook. Aqui as coisas são organizadas por temas.
Com poucas horas de leitura (43 páginas até este dia) pude aprender bem rapidamente coisas que levaria anos experimentando por conta própria. Graças a contribuição de cada um aqui.
Assim, defini por não trocar a transmissão secundária, que popularmente é chamada de relação (pinhão, coroa e corrente), de uma vez só, visto que as partes não se desgastam por igual.
De acordo com o exemplo de que não se troca o disco de freio quando também se toca a pastilha de freio.
Dado exemplo contrario de que quando se troca o amortecedor de um carro, deve trocar todos os outros. Claro, pois eles trabalham em "paralelo" fazendo o mesmo tipo de trabalho e se um está gasto, os outros também estão próximos do fim.
Já o sistema de transmissão secundário faz um trabalho em "série" e além dos esforços serem diferentes, as peças deste conjunto são diferentes e os desgastes são diferentes também. Eu não vou jogar fora uma corrente original e com meia vida de sobra só porque o pinhão acabou primeiro!
Não vou "bater o olho" em uma peça e dizer: É... está gasta, tenho que trocar! Não vou fazer isso, pois é um sistema mecânico e suas grandezas são mensuráveis. Nada de "olhometro" comigo.

Não vou fazer perguntas, mas sim, dizer o que vou fazer.
1- consultar o manual e ver os limites de desgaste para cada componente da transmissão secundária (relação)
2- fazer a substituição somente quando os componentes passarem do limite de desgaste
3- substituir individualmente as peças por outras da mesmas características do manual

Abraços.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivnn » 02 Jul 2015, 13:37

Me parece difícil medir esse tal de "a" decentemente.
Imagem

Vou mais no olhômetro mesmo.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por KANEKO » 02 Jul 2015, 13:55

Bom dia pessoal,

Como muitos fizeram aqui a minha moto estava com 22 mil km, troquei apenas o pinhão porque a coroa e a corrente pareciam estar em bom estado.

A moto ficou muito ruim um barulho alto e dava alguns estralos, levei de volta na loja e eles me mostraram que a corrente hora ficava bem ajustada mas era só rodar um pouco a roda e em alguns pontos ficava bem frouxo. Com isso ela dava aquela chicotada na corrente.

Levei em outras duas oficinas e todos falaram a mesma coisa, uma das oficinas disse que isso era por causa da coroa estar ovalizada.
Rodei assim por duas semanas mas com bastante receio, quem já teve uma corrrente estourada sabe como isso é tenso.

Resumindo comprei a uma corrente D.I.D sem emenda com oring e uma coroa nova pois já tinha o pião novo, e agora sim ficou nova de novo.

Achei bacana deixar o meu relato.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Aderpa » 02 Jul 2015, 14:29

Claro que tem casos que se justifica trocar todo o conjunto.
Se eu tiver o mesmo problema, não excitarei em trocar as três peças.

Responder