Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por doug01n » 22 Mar 2012, 15:03

Pessoal, minha moto está chegando nos 27.000km. Por duas vezes estiquei a corrente, uma aos 24.000 e outra aos 26.000km.
Esta regulagem da corrente tem um limite... O que fazer com a corrente original quando chegar ao limite?

Para as correntes com emenda, retira-se um gomo, e a regulagem volta lá pra frente, correto? E para correntes sem emendas como a da nossa Tezinha? Troca-se a corrente, ou o conjunto todo?

Pinhão e coroa no meu caso ainda não apresentam sinais de excessivo desgaste, acho que ainda roda muito...

Aguardo a contribuição dos mais experientes... :ohhhhh:
Administrador

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por cassioxtz » 22 Mar 2012, 15:31

Opa doug01n, blz?

Então...que eu me lembre, esse tipo de corrente quando gasta...deve ser trocada por uma nova.

Caso a coroa e o pinhão estejam em bom estado...pode-se continuar utilizando ou do contrário você troca todo o conjunto.

Sei disso pq meu pai já trocou varias vezes na Lander dele que é das primeiras que sairam 2007.

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por msfazer » 22 Mar 2012, 15:39

Pode trocar só a corrente se coroa e pinhão estão em bom estado. Eu sempre troco tudo de uma vez. É como o esquema disco/pastilha de freios em carros. Qdo vc vai trocar a pastilha, o disco tem pouca vida útil, aí vc já troca td de uma vez pra economizar a MO.

Mas se no seu caso coroa e pinhão ainda têm boa vida útil, troca só a corrente.
A corrente paralela dela tem emenda. A original, não. Precisa desmontar a balança pra montar na moto.

Abs!


EDIT: 27 mil km foi com qto troquei o kit relação original da FZ249 que tive....

Avatar do usuário
Nelson Eduardo Mora
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 26 Jun 2011, 23:25
Cidade onde mora: Sao Caetano Do Sul-SP
Localização: Brasil

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Nelson Eduardo Mora » 22 Mar 2012, 16:43

Doug,blz?

Quanto a retirar um elo e voltar a posição original não é recomendado pois se a corrente criou folga com o tempo de uso é sinal que os elos da mesma e suas junções sofreram desgaste,e retirando o elo apenas consegue-se a regulagem de volta mas a vida util da peça já foi.
Conhecço muitos que cortaram elos e a corrente em um mês quebrou.

Valeu.
Rock´n roll sempre,não sou eclético.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por doug01n » 22 Mar 2012, 16:51

Foi o que imaginei. Vamos ver até quando dura esta (espero que chegue na última regulagem antes dela ir pro saco e estourar andando, me deixando na mão. hehe)

Procurarei informações nos outros tópicos sobre marcas de pinhão, coroa e corrente que tenham as melhores relações custo-benefício para as nossas Tezinhas, e postarei aqui qdo tiver tempo.
Administrador

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por cassioxtz » 22 Mar 2012, 17:51

Na minha opinião, com certeza o conjunto corrente D.I.D e coroa riffel são os melhores que eu conheço.

Tem relação completa da D.I.D também que custa bem mais barato do que a original...tem corrente D.I.D passo 520 com ou sem emenda.

Pinhão 13D passo 520 original eu só cheguei a trocar uma vez qdo tinha Lander...e ele é bem caro! Lembro que paguei uns R$ 115,00...já o riffel é mais em conta saindo por uns R$ 40,00.

Dá uma olhada:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=17&t=1749" onclick="window.open(this.href);return false;

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por alexandrepalhynha » 22 Mar 2012, 18:21

compre a corrente ou relação e leve contigo no bauzinho. estas coisas costumam quebrar sempre em horario/local nao definidos (na famosa cidade de LINS). deixe tambem as ferramentas necessarias.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Kakko » 22 Mar 2012, 23:12

Doug...já fiz essa troca algumas vezes nas Ténérés.....na minha opinião o ideal é trocar tudo...não compensa trocar só corrente....gaste um pouquinho a mais e faça tudo numa mão de obra só.

Veja bem...o conjunto vai se desgastando por igual....e se vc trocar apenas um ou dois itens, com certeza voce vai comprometer o bom funcionamento. :thumbup:

Também tenho a mesma opinião que o cassioxtz.....o conjunto CORRENTE DID, SEM EMENDA,COM RETENTOR....E COROA/PINHÃO RIFFEL. ;)

Essa montagem eu fiz na 600....talvez na 250 a corrente possa ser com emenda sem problemas.

Se for, preste bem atenção na montagem da trava da emenda, pois as vezes ela é montada incorretamente e pode se soltar :!:

Uma observação : Quanto mais ( quantidade )se estica uma relação...mas vai ter que esticar e o desgaste acompanha esse esticamento. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por RAlves » 22 Mar 2012, 23:19

Troquei a relacao da minha tenere com 30000km. O pinhao foi pro saco do nada no meio de uma viagem e fui me arrastando ate em casa ai ferrou com a coroa tbm.

Paguei R$200,00 no kit DID completo.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por doug01n » 23 Mar 2012, 15:47

Kit DID completo = Coroa, pinhão e corrente sem emenda?

To pensando em corrente sem emenda com retentores, pinhão e coroa Riffel como sugerido pelo Kakko e cassio. Quem sabe não arrisco uma mudança na relação para ter uma velocidade de cruzeiro com menos vibração...
Administrador

Responder