Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Diel96
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diel96 » 25 Set 2013, 07:49

corrente 520Hx106L

Diel96
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diel96 » 25 Set 2013, 07:50

joga no google RIFFEL que vc encontra fácil e o site é muito bom!

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jxylopes
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por jxylopes » 25 Set 2013, 10:20

Diel96, obrigado, mas eu quero comprar da DID. Seria a mesma corrente da Twister?
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Diel96
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diel96 » 26 Set 2013, 07:48

basta vc procurar pela DID 520Hx106L com retentor e sem emenda(o 520 é o passo e o 106 é o número de elos), também acho que é a melhor, a KMC também é boa, estou usando e não dá regulagem com frequência, parece a original, coloquei uma KMC com emenda, fica melhor a troca, não precisa desmontar a balança.

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Dinho
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Dinho » 06 Out 2013, 19:40

Boa Noite Pessoal
Minha Teneré comprei usada, hoje tirei o protetor de pinhão e ele está com os dentes bem finos, mas a corrente é DID e a coroa é Riffel, e estão bons, uso a moto sempre sem garupa e sem peso, maior parte do tempo na rodovia D.Pedro, as duvidas são: Posso trocar só o pinhão ?, quantos dentes ele deve ter 13 ou 14?
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por wilson villas bôas » 06 Out 2013, 23:12

Boa noite Dinho,
Acho que isto é uma questão de ponto de vista. Eu trocaria todo conjunto, imagine a seguinte situação:
O amortecedor de um carro tem que ser trocado, você trocaria apenas o que esta ruim, ou trocaria o par.
Eu troco sempre o par, mas repito, é questão de ponto de vista, Talvez posso estar errado e no caso da moto o conjunto funcione numa dependência diferente entre si. Certamente tem aqui no forum pessoas com mais conhecimento que eu, e que com certeza virão em seu auxilio com excelentes esclarecimentos.
Quanto ao pinhão, se não me engano o original sao 13 dentes.
Gde abraço.!
WILSON
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Dinho » 07 Out 2013, 07:05

Obrigado Wilson !
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diel96 » 07 Out 2013, 07:44

Dinho,
Tentei fazer isso na minha, trocar só o pião e não deu certo, o conjunto interio está desgastado, a parte mais visível de desgaste é o pião(maior velocidade angular), mais a corrente está com os pinos desgastados, por isso ela alonga mais, e a coroal também há desgaste, não é visível mais há! Quando vc troca só o pião a regulagem da corrente já fica no limite, aí a vida é muito pouca, fora o risco da corrente arrebentar.
A melhor dica é, trocar todo o KIT, e coloque peças originais, vale a pena! só não compre nas cc, pois é um verdadeiro roubo.

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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ViniGremio » 07 Out 2013, 08:10

o kit inteiro tem de ser trocado;
trocando só uma parte, e deixando o novo no desgastado, tu tira vida útil dos componentes.
Isso vale para quase tudo na mecânica
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 07 Out 2013, 10:44

Fala turma.

Eu penso um pouco diferente com relação ao kit de transmissão, existe uma relatividade. A corrente original dessa moto é muito boa e resistente e o pinhão é feito de uma material mais mole, ou seja, sempre o pinhão vai desgastar mais rápido, mas esse não o único motivo. O segundo motivo de desgaste é que ele gira muito mais que a coroa, logo, a corrente se esfrega em cada dente muito mais vezes.

É verdade que alguns usuários conseguem estragar a tração de um modo que o pinhão novo não se encaixa da maneira satisfatória na corrente usada, nesse caso a única alternativa é trocar todo o kit mesmo, mas nem sempre é assim, particularmente, sempre troquei o pinhão apenas e os resultados sempre foram satisfatórios. Costumo usar um pinhão paralelo e depois substituo o kit por completo.

A Yamaha informa que seção máxima da corrente para 15 elos seja de 239,3mm, ou seja, se você medir 15 elos da corrente usada e der mais do que isso, sugere-se que troque tudo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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