Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por LMattosBS » 26 Jun 2012, 20:40

Bom eu troquei meu pinhão original com 25.000km e permaneci com a coroa e corrente. Com mais 15.000 km rodados fui obrigado a trocar a corrente. E acabei trocando a coroa tambem pois o preço compensou como falei anteriormente.

Nei Andrade a corrente da vaz sem retentor te garanto que é um lixo, usei numa bros e não aguentou, já a com retentor você vai poder me dizer se é boa. A coroa e pinhão são bons mesmo.

Com relação a coroa ter 39 dentes, ja to usando a 1000km e sinceramente só um dinamômetro para avaliar, quem falar que piorou ou melhorou é o melhor piloto do mundo...
Eu coloquei corrente KMC pois a DID não achei num preço legal
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Fender » 28 Jun 2012, 15:54

Esse conjunto de correia para a T fica em quase 1.000 reais, se eu andasse bastante e estivesse precisando trocar, ia pensar com carinho, pq ficar livre de limpar e engraxar corrente, moto limpa de graxa, no meu caso que não ando na terra acho que seria muito bom.
Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por alexandrepalhynha » 28 Jun 2012, 16:27

hummm deve poder andar na terra sim, mas nao em trilha pesada/lama. pq se nao pudesse aguentar nenhuma poeirinha, nenhuma HD poderia andar fora do asfalto.

ahhaammmm será que existe alguma HD que anda fora do asfalto? vou ser queimado por isto? hehehe

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 28 Jun 2012, 17:32

Minha XRE está chegando nos 24k com a tração original, até o momento tudo certinho. O pião é quem apresenta desgaste visual expressivo, mas ainda roda muito.

Não tem segredo. Durabilidade de tração se resume ao tipo de trato que você dá (lubrificação, forma de pilotagem, terreno...).

Na troca, pião e coroa recomendo Riffel ou Vaz, corrente, Regina, DID ou KMC, com retentor. Optando por essas peças ai, se tem uma tração confiável e pau pra toda obra.

Um dica quase que universal é essa:
Se você conseguir ver um dente inteiro quando puxar a corrente, troque o kit da relação
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Kakko » 29 Jun 2012, 13:06

Segundo comentários KMC e Regina...não sei não :? DID sim !!! essa é boa ..já utilizei várias vezes e nunca deu problema ...e dura muito.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por RAlves » 30 Jun 2012, 13:48

Kakko escreveu:Segundo comentários KMC e Regina...não sei não :? DID sim !!! essa é boa ..já utilizei várias vezes e nunca deu problema ...e dura muito.

A fabrica da DID e aqui em taubate.

O problema da DID e que eles sofrem demais com o controle de qualidade... DID normalmente eh boa mas ja chegaram ate a inventar desculpa de pirataria pra justificar a baixa qualidade da corrente. Outro segredo na DID e que ela tem que trbalhar um pouco mais folgada do que as outras pra nao acabar rapido.

Regina e top das tops, muito boa! KMC ja usei na XT600 e nunca tive problemas, em conpensacao a KMC da super t com 10.000 dilatou alguns elos.

Minha relacao durou 28000km, achei que ia chegar nos 30.000km e quase fiquei na rua. como rodava 200km/dia, lubrificava corrente toda vez que abastecia (dia sim dia nao).

Agora uso o kit completo da DID, ta com 5000km e nem esticar precisei ainda.

Agora essa historia da coroa de 39 dentes... a original da tenere eh de 38? SE for entao acho que e por isso que sinto a moto mais fraca com garupa agora apesar de quando sozinho ta indo igual antes...
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ghamauricio » 30 Jun 2012, 17:55

A original tem 40 dentes!

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Fender » 01 Jul 2012, 01:30

Perguntei lá pro fabricante da correia:
Vc fabrica o Kit para a Teneré 250? qual o preço? Há 6 dias atrás.
Resposta:
Sim, é o mesmo da XTZ 250X, aguarde a disponibilidade. Valor R$ 979,00.
Imagem

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por barraforte » 17 Jul 2012, 14:32

Regina é sem comparação... é a melhor corrente.
Pessoal de Speed usa, pessoal de Cross... Realmente excelente. O único defeito é o preço.
Não sei se compensa pra Té....

D.I.D é boa. Pessoal reclama de uma ou outra que ao meu ver com problema de fabricação.

KMC eu nunca usei...

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Netto
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 12 Abr 2011, 17:58
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: VL Prudente/ Peruibe

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Netto » 27 Jul 2012, 23:02

Fala galera,
Tenho uma Trudinha 125 que sempre troquei todo o kit completo com oring, dura muito mais e demora mais pra ter que esticar.
A minha duvida é quando se troca somente coroa ou só corrente ou pinhão, não da problema de casar a corrente ou coroa com pinhão velho, tenho esse costume desde quando era moleque e trocava as catraca e corrente da bike se não fosse o conjunto novo dava diferença ficava pulando........a Tê ta com 11 mil ainda, quando for uns 16 mil posso trocar o pinhão pra ver se prolonga a vida útil da cora e corrente? oque acham??
ABS...
Atual Ténéré 250.
1º Encontro Nacional.

Responder