FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por C Freitas » 25 Ago 2011, 11:02

Não vejo nada de errado com os freios... Cara, fabricantes diferentes, potencia diferentes... Quer botar um freio de R1 na Ténéré? Caraca véi... Sem esculacho né?!!
Todas as vezes que precisei do freio ele atendeu prontamente. Do que propriamente vc não gosta? O que tem de errado? Fala dele. De seus defeitos pra ver se eu observo melhor o lance na minha moto...

O que eu não gosto?
-De vê-la parada na garagem!!!!
(Fim de semana resolvo isto!!!)kkk
Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por Savério » 25 Ago 2011, 11:10

são borrachudos só isso, e é indiscutível o fato, pode consultar qualquer revista especializada q vai falar a mesma coisa, comparado com minha antiga tornado ele perde feio, tanto o dianteiro como o traseiro q na tornado era a tambor, os mesmos eram bastante sensíveis, não precisando afundar pra se ter uma resposta, ao contrario da Tzinha q tem uma resposta mais demorada... claro q depois q se acostuma é tranquilo, mas é algo q precisa ser melhorado.

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por C Freitas » 25 Ago 2011, 11:26

Ah... Talvez porque fui acostumando... Não sinto esse "esforço" para acionar. Como comentei num outro post, o traseiro até abaixei um pouco mais, parecia que estava travando, pois o disco esquentando mesmo com pouquissimo uso.
Voltemos ao tópico...
O que não gosto... Fim de semana que não chega!
Imagem

Avatar do usuário
paulo.rcmuniz
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 205
Registrado em: 20 Jun 2011, 11:55
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por paulo.rcmuniz » 25 Ago 2011, 11:27

Rapaz... Já precisei frear de emergência algumas vezes em velocidades próximas de 80Km/h e tive a nítida sensação de que a moto não pararia. :pdavida:
O freio traseiro é borrachudo por natureza, mas acho até mais seguro assim. Mas o dianteiro... :thumbdown:
Passando a garantia, penso seriamente em fazer um "upgrade" no freio dianteiro, adaptando um sistema mais robusto, que seja compatível com a Tezinha, e mais eficiente.
Estou de olho no kit de disco de 305mm da Powerbrakes (contra os 245mm originais). Mudaria também os flexíveis, colocando Aeroquip ou similar.
:rock:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 11:46

Pessoal...tenho reparado que muitos não estão felizes com o sistema de freios da Ténéré 250.

Pra mim atende bem...eu ando muito em estrada e consequentemente uso pouco os freios, e também não tenho andado em outras motos além da Ténéré 600, que tem um freio razoável , para comparar.

Pergunta : O que poderia ser feito, ( sem trocar o conjunto todo ) para melhorar ?

ou o que precisaria de fato fazer para ter um freio melhor ? O que os engenheiros erraram ?

afinal no visual ñão da para identificar ?

alguma sugestão...palpite...comentário ??
Editado pela última vez por Kakko em 30 Ago 2011, 23:34, em um total de 2 vezes.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por kablack » 25 Ago 2011, 11:51

É o que digo.

O freio (item máximo, primário de segurança) é um lixo.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Rodrigo_DIL_
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Jun 2011, 10:54
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Rodrigo_DIL_ » 25 Ago 2011, 12:17

KAKKO...
Sua duvida tbm é a minha, mas tbm estou satisfeito com meus freios, nesta semana eu estava numa avenida e pilotava ah uns 110 km/h (não é correto e não aconselho porem eu precisava correr ungente), por fim eu estava na mao da esquerda e uma senhora no celular passou da direita esterçando o carro uns 90 graus pra esquerda pra retornar na avenida, eu estava uns 5-6 metros do carro, juntei nos dois freios pq certeza que não iria parar com um unico, a moto nao travou os freios por completo e consegui parar um palmo da porta dela, acho que se o freio fosse regulado de forma diferente, eu e a moto estariamos acabados hj, porem acho que vai da forma de andar de cada um, mas para mim particularmente o freio foi perfeito.
Rodrigo J. Borges
São José do Rio Preto - SP
rodjoborges@hotmail.com
TENERE 250 - 2011

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 25 Ago 2011, 12:29

Bom , eu sou suspeito por ser minha prtimeira moto....
mas achoq os freios precisam sim de uma resposta mais rapida....
nao sei oq pode ser feito.....só sei que seria bom...
a minha pelo menos demora demais pra começar a desacelerar....
tipo assim...eu entendo que.....nao eh rpa travar nem nada..mas quando vc aperta no freio...a diminiuçao da velocidade tem que ser imediata...e peloq percebi ela demora cerca de uns 2 , 3 segundos pra começar....
que ja fez uma desacelerada necessaria de emergencia sabe que 2 , 3 segundos eh muito.
bom..
minha opiniao.

Avatar do usuário
iranrl
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Mai 2011, 18:32

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por iranrl » 25 Ago 2011, 12:35

Eu tambem achava os freios normais, até andar um mês seguido em duas CB 300R (Sem ABS), conclusão o freio da Tenere e pessimo!!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por kablack » 25 Ago 2011, 12:53

Isso acontece porque os freios são "borrachudos".

Mas o que significa "borrachudo"?

Significa que a força necessária para a frenagem está se perdendo no sistema antes da pinça/pastilha/discos. Que é onde efetivamente a força deve ser aplicada.

No caso (notório) da lander o problema era nos flexíveis do freio que se dilatavam quando pressionados, absorvendo parte da energia utilizada no manete.

A solução encontrada por muitos foi a utilização de mangueiras de aço (aeroquip) no lugar da original.

A Yamaha ciente do problema (e da solução) substituiu os flexíveis do freio da Ténéré.

Vejam em http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/tenere250.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;:

SEGURANÇA
Imagem
Freio a disco de 245mm de diâmetro na roda dianteira e 203mm na traseira, com pinça de dois pistões, melhorado pela adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na extremidade.

De fato, o freio da Ténéré é melhor que o da Lander (dizem... nunca andei de Lander, só de Landéré).

O freio da moto tem qualidade. É da Nissin (miojo) mesma marca utilizada pela Honda.

O problema, pelo que li esta nesta mangueira e nas pastilhas que não das melhores (economia porca mesmo... logo em freios....).

Mas mesmo ciente disso tudo não alterarei a originalidade da moto. Não gosto de adaptações... mesmo que seja para melhorar...

Talvez... quando eu for trocar as pastilhas do freio coloque de outra marca. Mas só isso.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder