Ténéré 250 - Como rebaixar

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por jean motoca » 11 Jun 2012, 23:14

Ola pessoal, realmente eu mandei o mail para a turma da manivela que estava dando problemas rebaixair a moto de 5cm.

Falta rever algums pontos, porque com garupa e bagagem o pneu chega a encostar na traversa de ferro que fica embaixo do banco,tem que pegar todas as lombadas com cautela. :pdavida: E ainda com a mola no maximo da compressão.. :pdavida:

Ainda bem que e sempre otimo com eles, sempre um trabalho de profisional, muito bom. E aqui a resposta da Manivela. :joinha:

Bom dia Jean
Agradecemos muito a sua colocação para melhorias no projeto, é de grande valia a vivencia do motociclista para melhoria dos projetos.
Iremos sim alterar o kit para sanar a situação colocada e enviaremos um corrigido para você.
Att

Por isso eu achou que não tem a possibilidade de baixar 10cm, não tem como.. :batecabeca:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
karac
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Mar 2012, 20:59
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por karac » 12 Jun 2012, 08:05

Aí sim, vou ficar na espera Jean, assim que corrigirem o projeto e vc receber o novo kit avisa, pois do alto dos meus 1,72 vou precisar :D
Eles tb me retornaram dizendo que tem o cavalete bi-lateral rebaixado, podiam chamar o kit todo de Tenere 250 smart.

Alguém sabe se ao instalar esses kit perde-se a garantia?
+ de 1,7 milhões de quilômetros de estradas nacionais... tenho muito o que fazer!

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Brutal » 13 Jul 2012, 11:31

RAlves escreveu:
doug01n escreveu:Eu pedi pro mecânico inverter a peça original da suspensão traseira (que o povo chama de "bumerangue"), e ela ficou um pouquinho mais alta ainda... para os desprovidos de altura, melhor este kit mesmo!
Nao sentiu a suspensao ficar molenga :?:
Uns falam que invertendo o bumerangue a moto aumenta e outros dizem que ela diminue, eu fiz o teste e ela aumenta a altura significativamente, a moto fica legal pra quem tem uma boa estatura.

Permaneci com a regulagem da suspensão no intermediário, caso seja necessário eu endureço ela.

Bumerague na posição original
Imagem

Bumerangue invertido
Imagem

Sei que o tópico eh pra rebaixar mas vi umas mensagens falando do tal bumerangue e resolvi postar aqui mesmo.

Flw turma
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Brutal » 13 Jul 2012, 11:34

Gabriel_Tenere.OO escreveu:o mecanico q consultei nao falou nada sobre molas..
ele dissi q invertendo um tal de BUMERANGUE da moto ja abaixa ela..
procede?
ficaria bom?
algume ae pode dar uma luz?
Gabriel, não sei se vc jah resolveu seu problema aew, mas acho ki sua dúvida foi respondida na postagem acima.

Se vc inverter o bumerangue a moto vai fikar mais alta ainda.

flwss
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

DricoRF
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por DricoRF » 13 Set 2012, 16:51

Bom, pesquisando sobre o tema, achei esse tópico e, na qualidade de baixinho (1,67), vou tentar contribuir. Na verdade, esse é um dos pontos que me deixa em dúvida se pego a Lander ou a Teneré, pois, com a Lander, fico com metade dos pés no chão (o que já é suficiente para mim), com a Teneré, fico na ponta dos pés e isso, em determinadas situações, pode ser perigoso.

Há várias formas de rebaixar a moto, vou expo-lás em ordem que menos retire a característica trail da moto:

1) Deixar a suspensão mais macia e mexer nas bengalas (isso na maioria das vezes é insuficiente)

2) Trocar o banco da moto, pondo, por exemplo, o da Erê. Neste caso, deve-se encomendar o banco rebaixado. Por exemplo, quando fui na Erê aqui no RJ para ver os bancos, tinha um proprietário (da minha altura) de uma Lander original que estava lá para trocar o banco por um rebaixado. Após a troca, pedi para sentar na moto dele para sentir como ficou, e realmente o banco retira uns centímetros que fazem diferença, pois chapei quase todo o pé no chão. O problema é que o banco tem uma aparência que não agrada a todos.

3) Mudar a peça original por uma com dimensões diferenciadas, que mexa na estrutura da moto. No caso da Teneré e Lander, o chamado "bumerangue"; no caso de XTs, as bieletas do link da suspensão traseira.

4) Ir em uma oficina especializada e rebaixar a suspensão propriamente dita, como a foto do companheiro no início do tópico.

Bom, no meu caso, como estou mais inclinado a pegar a Teneré, pretendo deixar a suspensão mais macia e mudar o banco por um rebaixado. Se não ficar suficiente, aí, sim, eu troco o "bumerangue".

Aproveitando, gostaria de saber dos usuários da Teneré rebaixada, o que vocês fizeram, se algum já tentou usar um banco rebaixado tão somente; e aqueles que trocaram o bumerangue, como a motoca está se portando, se houve problema com a garantia, etc.

Abraço!

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por jean motoca » 16 Set 2012, 22:53

Desculpe amigo DricoRF , naõ falei da garantia eu achou que não tem problema com isso, eu quando peguei a moto nova eles ja rebaixar a frente para ajudar o baixinho . :gargalhada:



Agora com esse novo "bumerangue" da manivela o pneu não chega mais em encostar em baixo do banco, nem com garupa e muito peso. :joinha:



Perdi +/- um cm com a mola no mais duro, agora e so colocar a mola numa posição mediana, ja que na compressão maxima mesmo com garupa fica duro demais.

Jean. :ohhhhh:

DricoRF
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por DricoRF » 18 Set 2012, 16:06

Obrigado pela dica, companheiro.

Suas informações foram show de bola e muito úteis pra mim que estava com dúvida em pegar a motoca.

Abração!

Avatar do usuário
Lu Carvalho
Usuário
Usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 27 Set 2012, 14:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Lu Carvalho » 14 Nov 2012, 15:17

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... re-250-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Promovendo a discussão (eu quero entender)!!!

O Manivela faz kits para rebaixar a Tenere. Ele fazia os "braços conectores traseiros" (o bumerangue), pra rebaixar 5 cm.
Porém, houve vários relatos do banco encostar no pneu, em buracos e quebra molas. Daí, modificaram a peça para rebaixar apenas 4 cm. O que parece ter solucionado o problema, visto que não localizei mais nenhuma reclamação. Pelo contrário, todo mundo satisfeito. (a exemplo do Jean Motoca aqui do fórum).

Aí fiquei interessada nesse anúncio que o Andrei me enviou o link acima, por ser aqui em BH mesmo. Mas fiquei muito, muito ressabiada, por ele rebaixar 7 a 8 cm. Há locais em alguns fóruns que ele diz rebaixar 10cm. Como assim? 5 já dava problema. Agora 7, 8, 10???

Fora que seria judiar demais da moto né? Se tem abaixar tanto, não seria melhor a pessoa optar por uma street mesmo?

Eu comprei os braços de 4cm e vou colocá-los amanhã. Depois posto minha opinião. Meu dedão mal encosta no chão, tô tendo certa dificuldade para estacionar, já que tenho que ficar procurando locais retos. Não consigo nem puxar a moto pra manobrar (tenho que descer pra puxá-la), isso em ruas de tráfego intenso é foda. E moto pra mim é praticidade, se for pra ficar procurando vaga e fazendo mil manobras (vendo a moto e compro carro de novo). Ainda nem sei se vou ficar com o kit, pq gosto mesmo da moto no seu original. Vamos ver qual vai ser o meu grau de satisfação com ele instalado.

O que vc´s acham desse tal kit que rebaixa 7, 8, 10 cm?
Na chuva ou no sol, na noite ao orvalho, motociclista fiel eu sou, Lua Carvalho
* Moto Clube Dragões das Gerais BH/MG *

DricoRF
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por DricoRF » 15 Nov 2012, 13:36

Lu Carvalho,

eu vou pegar a moto em janeiro, mas já fiz teste drive e tudo (tendo 1,67), e também já comprei o kit de 4 centímetros da Manivela, pois assim que pegar a moto vou instalá-lo até eu me acostumar com ela para voltar à altura original.

Quando liguei pra Manivela, eles disseram que poderiam fazer o kit de 5 centímetros, sim, mas deixaram claro que esse rebaixamento causava problemas para quem usava a moto com garupa e bagagens. Este kit é somente para quem usa a moto sozinho no dia-a-dia, ou para quem é muito, muito baixo.

Se o tal kit desse cara de BH também se refere à troca do bumerangue, é a mesma coisa da Manivela. Imagino que seja possível tal rebaixamento, mas as chances do banco encostar no pneu são enormes, a não ser que você seja muito leve e nem use garupa e bagagens. Do contrário, o banco irá raspar no pneu. Enfim, o rebaixamento de 7, 8 ou 10 centímetros é viável e possível, mas seu uso no dia-a-dia é muitíssimo improvável.

Aconselho você ir até o cara, conversar com ele e, se possível, testar o kit dele. Baseado nisso, você toma a decisão.

Abraço!

Avatar do usuário
Lu Carvalho
Usuário
Usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 27 Set 2012, 14:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Lu Carvalho » 15 Nov 2012, 23:09

Drico,
Eu já tomei minha decisão, coloquei o kit de 4cm, e são exatamente 4cm que a moto abaixa. Nem precisou abaixar as bengalas. Ficou ótimo. Eu quero mesmo analisar a viabilidade desse rebaixamento de 7 a 10 cm, mas não tenho nenhum interesse em colocá-lo.
Na chuva ou no sol, na noite ao orvalho, motociclista fiel eu sou, Lua Carvalho
* Moto Clube Dragões das Gerais BH/MG *

Responder