Ténéré 250 - Como rebaixar

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por jean motoca » 20 Mai 2012, 18:54

Ola amigo, hoje fiz um passeio com a patroa na festa do caqui de piedade e mais algumas cidades por perto, 354 km, e a cada lombada, cada buraco grande o meu pneu esta comendo a parte de baixo do banco. Tem que passar as lombadas com si fosse de lambreta. :pdavida:

A mola esta regulada no mais mole, vou ver amanha passando na loja de um amigo mecânico para deixar mais duro e torcer para não acontecer de novo porque e bem chato escutar aquele miado do pneu. :batecabeca:

Depois coloco aqui o resultado e as fotos, da moto mais baixa e da peça. Eu vi o vídeo da manivela , a peça e diferente, o corte..

Jean. :ohhhhh:

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por C Freitas » 22 Mai 2012, 10:04

Aconteceu comigo também. Por isso aumentei a pre carga da mola. Peso quase 100kg mais a patroa e as malas... Uma vez ou outra vai esbarrar mesmo. Mas no geral estou satisfeito!
Imagem

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por jean motoca » 22 Mai 2012, 18:16

Agora beleza, fiz a regulagem da mola no Maximo da compressão, fico uma beleza, outra moto (eu que ando um ano com a mola no mais mole) da pra passar lombadas com garupa sem se preocupar, ninguém pula mais do assento, a mola absorve tudo mesmo em velocidade que normalmente a gente passa sozinho. Perdi algum cms, mas compensa. :animado:



Moto com amortecedor mole não tem boa estabilidade em alta velocidade e em curvas parece que o pneu esta vazio. :thumbdown:



Esse kit da manivela quebra bem o galho.Eu tem 65kg, a patroa 48kg , sobra pra bagagem... :animado:

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por C Freitas » 23 Mai 2012, 14:57

KKK!! Se a patroa ver esse post ela te mata!! E afirma que é, no mínimo 10 Kg mais leve! KKK!!
Imagem

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por jean motoca » 23 Mai 2012, 23:01

Realmente e com você falou, não tem jeito tem que ficar atento com as lombadas depois de carregar um pouco mais a bichinha. :crazy:

Hoje fomos fazer compras com a patroa, enchemos as duas malas givi de 21 litros, mais o bauleto E 45 , +/- 35 kg de peso a mais.
Lógico que dependendo da altura das lombadas voltou aquele som de borracha. :batecabeca:

Eu coloquei de volta o pezinho original na motoca, vazio tudo bem, mas com peso extra tem que escolher sempre um lugar em declive. ( estou tentando usar o conjunto dos dois pés da manivela,o Cavalete Bi-lateral , ate cortei o mais comprido da direita)

Moto e fantástico, a gente sempre se diverte. Mas realmente poder sempre colocar os dois pés sempre bem apoiado no chão e ótimo, o reste à gente vai ter que se adaptar. :animadao:

Abraço Jean. :ohhhhh:

Avatar do usuário
José Luiz
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 31 Mai 2012, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por José Luiz » 01 Jun 2012, 17:59

Na foto postada na pg anterior não se percebe muita diferença. É isso mesmo? No olho quase não se nota a diferença?

Alguém que rebaixou notou alguma mudança na dirigibilidade ou frenagem?
Yamaha RD 125 (1986)... 22 anos sem moto...Intruder 125 (2008)...XTZ 250X (2010)....Ténéré 250 (2012) http://www.alpesdemoto2013.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
José Luiz
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 31 Mai 2012, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por José Luiz » 01 Jun 2012, 18:11

Em São Paulo, a concessionária Família Yamaha também vende um kit (ou instala de graça se você compra a moto lá). Deve ser igual ao Manivela, pois também baixa 50mm. Pediram R$ 300,00 pelo kit se você não comprou a moto lá.
Yamaha RD 125 (1986)... 22 anos sem moto...Intruder 125 (2008)...XTZ 250X (2010)....Ténéré 250 (2012) http://www.alpesdemoto2013.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Brutal » 03 Jun 2012, 21:26

Pessoal estou com dúvidas nas páginas 3-16 e 3-17 do manual. Na pag 3-16 ele diz que: "quanto menor a distância A, maior será a pré carga da mola", logo eu entendi que este aumento da pré carga da mola seria o endurecimento da suspensão.
Na próxima página ele fala que quanto maior for a distância A, mais dura ficará a suspensão. :crazy:


Enfim, pra endurecer a suspensão nós colocamos a porca de ajuste mais pra cima ou mais pra baixo???

O manual está errado ou foi uma má interpretação minha?

Aguardo respostas
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por C Freitas » 04 Jun 2012, 08:41

Bom dia!!
Quanto mais apertada para o lado debaixo (Mola) maior a compressão e mais "dura" ela fica.
Se quiser deixar a moto mais macia, "molengona" vc afrouxa a porca!
kkk tem que analisar, as informações e perguntar mesmo sempre que houver dúvidas! O manual é feito com um termo tecnico-povão, mas tem certas informações que ficam complicadas mesmo!
Espero ter ajudado, até a próxima!
Imagem

Avatar do usuário
karac
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Mar 2012, 20:59
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por karac » 11 Jun 2012, 13:18

Achei no mercado livre um kit que rebaixa 10cm, vendido por 199 mangos em BH, na foto achei q 10 cm a menos ficou muito baixo, deve ser bom pra quem tem até 1,50.
Alguém sabe se perde a garantia ao se colocar esse kit?

Fiz a cotação do kit manivela mas recebi o seguinte retorno:

Estamos alterando o projeto do Kit de rebaixar, pois atualmente ele é indicado para uso apenas na cidade e sem bagagem, situação que motivou alteração do projeto.
+ de 1,7 milhões de quilômetros de estradas nacionais... tenho muito o que fazer!

Responder