Barulho motor em alta rotação

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
jonalvesc
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Abr 2021, 14:52
Cidade onde mora: Montes claros

Barulho motor em alta rotação

Mensagem por jonalvesc » 24 Abr 2021, 15:17

Olá, tenho uma Ténéré 250 ano 2016 que está apresentando um barulho no motor quando chega na margem se 5mil rotações. Já troquei eixo comando de válvula, balancins e o problema continua, o óleo é trocado regularmente alguém tem alguma ideia do que possa ser? Em marcha lenta ela não apresenta nenhum ruído apenas quando atinge as 5mil rotações pra cima. Segue um vídeo https://drive.google.com/file/d/17AOFvL ... p=drivesdk

Marcelo DC
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 13 Mar 2017, 20:34
Cidade onde mora: Pirassununga/sp

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por Marcelo DC » 24 Abr 2021, 18:50

Estranho. Não conheço esse ruído. Tenho uma 2017 e desmontei todo motor recentemente e troquei cilindro e pistão. Parece ser na parte superior do motor. O certo é buscar mecanicos experientes em yamaha e mostrar o barulho e investigar devagar. Sempre se chega a solução. A minha fazia um ruído na partida, ate parecido, era uma pequena folga no eixo de uma engragem ligada ao motor de partida do lado estator. Devagarzinho fui chegando nela. Boa sorte.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


Corvo
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Abr 2021, 15:41
Cidade onde mora: Sao paulo

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por Corvo » 25 Abr 2021, 15:54

Boa tarde
A minha e 2019 e começou fazer um zumbido de 4 e 5 marcha agora ela faz direto tanto em alta e quando reduzo perdi a garantia da moto por fazer a revisão por fora acredito ser defeito de fabrica eu uso apenas yamalube troco filtro de oleo a cada troca de óleo troco com 1200 km sempre nao tiro de giro ando certinho
Esse zumbido fica alto por volta dos 80 km p/h desanima muito na hora de reduzir parece que estou numa carreta e horrivel
Detalhe minha moto ta com 28 km rodados

jonalvesc
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Abr 2021, 14:52
Cidade onde mora: Montes claros

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por jonalvesc » 25 Abr 2021, 16:32

Sim, o barulho incomoda muito fica inviável rodar na moto em alta rotação e não saber o motivo pois não é um barulho comum

Marcelo DC
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 13 Mar 2017, 20:34
Cidade onde mora: Pirassununga/sp

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por Marcelo DC » 25 Abr 2021, 21:35

Corvo escreveu:Boa tarde
A minha e 2019 e começou fazer um zumbido de 4 e 5 marcha agora ela faz direto tanto em alta e quando reduzo perdi a garantia da moto por fazer a revisão por fora acredito ser defeito de fabrica eu uso apenas yamalube troco filtro de oleo a cada troca de óleo troco com 1200 km sempre nao tiro de giro ando certinho
Esse zumbido fica alto por volta dos 80 km p/h desanima muito na hora de reduzir parece que estou numa carreta e horrivel
Detalhe minha moto ta com 28 km rodados
A minha estava com barulho principalmente em quarta marcha. Eu já tinha aberto o motor e o motor estava excelente com 55000km. Quando troquei o kit de relação o barulho sumiu. Se ele não faz o barulho somente em movimento pode ser isso. O desgaste da relação tb aumenta bem o barulho da motoca.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por Davrison » 26 Abr 2021, 14:26

jonalvesc escreveu:
24 Abr 2021, 15:17
Olá, tenho uma Ténéré 250 ano 2016 que está apresentando um barulho no motor quando chega na margem se 5mil rotações. Já troquei eixo comando de válvula, balancins e o problema continua, o óleo é trocado regularmente alguém tem alguma ideia do que possa ser? Em marcha lenta ela não apresenta nenhum ruído apenas quando atinge as 5mil rotações pra cima. Segue um vídeo https://drive.google.com/file/d/17AOFvL ... p=drivesdk
Já checou tensor e corrente de comando de válvulas?
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

jonalvesc
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Abr 2021, 14:52
Cidade onde mora: Montes claros

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por jonalvesc » 26 Abr 2021, 16:44

Davrison escreveu:
26 Abr 2021, 14:26
jonalvesc escreveu:
24 Abr 2021, 15:17
Olá, tenho uma Ténéré 250 ano 2016 que está apresentando um barulho no motor quando chega na margem se 5mil rotações. Já troquei eixo comando de válvula, balancins e o problema continua, o óleo é trocado regularmente alguém tem alguma ideia do que possa ser? Em marcha lenta ela não apresenta nenhum ruído apenas quando atinge as 5mil rotações pra cima. Segue um vídeo https://drive.google.com/file/d/17AOFvL ... p=drivesdk
Já checou tensor e corrente de comando de válvulas?
Já sim, não foi encontrado defeito

Pete Leth
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jun 2021, 19:06
Cidade onde mora: Campinas - SP

Re: Barulho motor em alta rotação

Mensagem por Pete Leth » 18 Jun 2021, 13:10

jonalvesc escreveu:
24 Abr 2021, 15:17
Olá, tenho uma Ténéré 250 ano 2016 que está apresentando um barulho no motor quando chega na margem se 5mil rotações. Já troquei eixo comando de válvula, balancins e o problema continua, o óleo é trocado regularmente alguém tem alguma ideia do que possa ser? Em marcha lenta ela não apresenta nenhum ruído apenas quando atinge as 5mil rotações pra cima. Segue um vídeo https://drive.google.com/file/d/17AOFvL ... p=drivesdk
Tenho uma Ténéré 2015 e faz exatamente o mesmo barulho. De tanto ler que o motor é "barulhento mesmo" eu estou desencanando kkkkk.

Observação: Fiz o encamisamento do cilindro e está atualmente zerado, porém o barulho permanece. Biela está ok, tensor e corrente de comando também não apresentam desgaste anormais. Me parece um barulho na parte de cima do motor mesmo. Ao passar de 6500 rpm também noto um barulho bem fino metálico constante, como se algo tivesse moendo ali no motor. Geralmente eu ando abaixo dessa rotação, mas sempre que dou uma esticadinha a mais ele aparece.

Se alguém já viu esse barulho e souber como arrumar, favor informar como foi resolvido.

Responder