Manutenção preventiva - Biela e Pistão, trocar ou não trocar?????

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Manutenção preventiva - Biela e Pistão, trocar ou não trocar?????

Mensagem por Davrison » 11 Nov 2020, 12:07

Eae pessoal, como vão?

Meu amigo que comprou minha teneré resolveu fazer uma preventiva no motor, até por que ela tinha dois pequenos vazamentos de óleo, então já pediu pra desmontar e ver como estão as coisas. Quando eu vendi ela estava com 135k km.
O mecânico dele abriu o motor e passou o orçamento e nele estava incluso a biela e o pistão. Só que por todos os mecânicos que passei, o mecânico que ele levou no dia da compra e este mesmo que está fazendo o serviço foram categóricos em dizer que NÃO está batendo nada de biela.
Eu não concordo com o mecânico do meu amigo, pois, sabemos da confiabilidade que este motor da yamaha proporciona e não faz sentido nenhum para mim trocar uma peça original e que não tem problemas por uma paralela (mesmo que de boa qualidade) simplesmente por desencargo de consciência.
Entendo que as demais coisas, como anéis, rolamentos, bronzinas (ela tem????) mesmo que ainda estejam bons é interessante trocar, mas, biela e pistão são itens críticos do motor.

Em fim, o que acham? Vocês trocariam biela e pistão somente por prevenção?
Em suma, a marca da biela e pistão é Metal leve.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Manutenção preventiva - Biela e Pistão, trocar ou não trocar?????

Mensagem por FabioSp » 14 Nov 2020, 08:36

Bom, no manual de serviço tem especificado as medidas limite para cilindro, pistao e aneis. Teria que medir, mas se tiver tudo em bom estado e dentro das medidas, EU não trocaria jamais uma peça genuina por uma paralela.

A Tenebrosa não usa bronzina ( como sua 500X ) mas sim rolamento.

Responder