Ténéré 250 15/16 só pega de manhã se abrir o acelerador

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Jonathan_Nogueira
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2020, 13:06
Cidade onde mora: Teresina/PI

Ténéré 250 15/16 só pega de manhã se abrir o acelerador

Mensagem por Jonathan_Nogueira » 11 Ago 2020, 12:41

  • Bom dia, amigos. Tenho uma Ténéré 250 15/16 com 70 mil km rodados, peguei de terceira mão agora em fevereiro. Ocorre que logo que comprei já troquei o óleo e filtro, filtro de ar, vela, rolamento traseiro, bucha da balança, guia de corrente, e com 3 meses fiz uma revisão geral pra ter segurança em andar na motoca, entre os itens revisados estavam:
    * Limpeza da injeção e troca da guarnição do sensor map
    * Limpeza de bico
    * Ajuste de válvulas
    * Reset da ecu
    * Troca do filtro de gasolina
    * Troca do filtro de ar e limpeza da caixa
    * Troca de óleo e filtro
    * Troca do fluido de freio
    * Troca da embreagem, coloquei scud
    * Descarbonização do pistão
    * Calibragem das bengalas
    * Limpeza no amortecedor traseiro
    * Precisou fazer uma luva pro cubo
    * Pedi pra colocar um pisca alerta tbm
    * E alguns outros itens básicos de revisão

    Feito tudo isso, meus amigos, a moto não pegava mais de jeito nenhum só triscando no start, só ia com o punho aberto e depois de solar muito a bateria, e quando pegava era batendo válvula e corrente de comando, daí o mecânico deu o caô que o comando tava faciado e que teria que trocar o comando.
    Decidi ir em outro mecânico bem recomendado por ter trabalhado na Yamaha e o mesmo disse que o problema da moto era regulador de pressão e bico, então foi colocado o regulador de pressão novo e um bico bom que ele já tinha, então foi verificado
    * Pressão da bomba
    * Compressão do motor
    * Toda a elétrica que envolve ignição
    * Foi passado scanner e todos os sensores e atuadores estavam dentro dos padrões

    Feito isso, resolveu em parte o problema, pois a moto pega melhor, mas tem dia que pega sem abrir o acelerador, no geral só pega se abrir o punho, então eu mesmo já fiz a
    * Limpeza de todos os conectores referentes a energia
    * Medição da resistência ôhmica da vela e do cachimbo e voltagem da bateria
    * Tirei a sonda lambda ( estava com uma carbonização preta, indicativo de mistura rica)
    * Limpei a sonda e fiz o ajuste da injeção pro recomendado de no máximo 1500 rpm

    E meus amigos, nada resolve esse problema, há suspeita que seja vedação do cabeçote, então eu iria trocar a corrente de comando logo, vedar o cabeçote e trocar todos os retentores, verificar os guias e afins, mas num tô muito contente com isso.
    Se puderem me ajudar, ou abrir meus olhos pra algo que passou despercebido, por favor me digam, peço desculpas pelo texto imenso, foi minha forma de descrever bem o problema e tudo que já foi feito, desde já agradeço, e peço ajuda rs

theCrys
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Ago 2020, 21:37
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Ténéré 250 15/16 só pega de manhã se abrir o acelerador

Mensagem por theCrys » 02 Set 2020, 10:19

Acabei de pegar uma 2015/16 com 39k estou na mesma situação, pela manhã está horrível de pegar, só se abrir o acelerador. Amanhã vou fazer a revisão dos 40k e vê no que da.
Espero que não seja algo pesado demais 😏

Jonathan_Nogueira
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2020, 13:06
Cidade onde mora: Teresina/PI

Re: Ténéré 250 15/16 só pega de manhã se abrir o acelerador

Mensagem por Jonathan_Nogueira » 02 Set 2020, 17:02

theCrys, no teu caso, como a moto tem pouca rodagem, a limpeza do sensor map e corpo de borboleta, troca das guarnições, troca do filtro de combustível, verifica a pressão da bomba se o regulador tá operando normal e ajuste de válvula é bem fácil resolver.

Jonathan_Nogueira
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2020, 13:06
Cidade onde mora: Teresina/PI

Re: Ténéré 250 15/16 só pega de manhã se abrir o acelerador

Mensagem por Jonathan_Nogueira » 18 Out 2020, 10:38

Vou encerrar o tópico aqui, ninguém ajuda em nada.

Responder