Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Sir.Ronifeel
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mai 2020, 19:14
Cidade onde mora: Paranatinga-MT

Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por Sir.Ronifeel » 26 Mai 2020, 19:27

Boa noite pessoal. Sou novo no fórum e cá estou pois não consegui encontrar nem sequer exemplos na internet sobre o problema pelo qual estou passando.

Possuo uma Tenere 2018\2019 com 17 mil quilômetros rodados. Fiz as duas primeiras revisões gratuitas na concessionária que é em outra cidade e revisão de 10 e 15 mil numa mecânica razoavelmente conceituada (dentro do que é possível numa cidade e 22 mil habitantes). De semana passada pra cá está havendo um chiado na região esquerda do motor quando começo a soltar a embreagem ou quando desacelero\freio sem embreagem ou com embreagem como se algo estivesse raspando em outra coisa. Já estava tendo problemas com a corrente raspando na saboneteira, resolvi na revisão de 15 mil e isso não é pois na garagem de casa liguei a moto e comecei a soltar a embreagem sem ela necessariamente entrar em movimento: e lá estava o chiado. Acelerando a moto no neutro não há o som e tenho muito receio de permitir diagnóstico que demande abrir o motor (justificável pelo histórico recente onde outra mecânica na minha cidade detonou o motor da minha Hilux ao trocar retentores do bico injetor). Alguém já possuiu problema similar? E se sim, é caso de conserto caro? A moto não perdeu nenhuma potência, falha ou fumaça, apenas o som que incomoda bastante e obviamente denota algo que está errado.

Agradeço desde já.

the_Simpson
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Set 2019, 19:11
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por the_Simpson » 26 Mai 2020, 19:30

pode ser a correia começando a ficar mais folgada, não?
Ai raspa... talvez valha revalidar a esticada nela pra ver se diminui

Sir.Ronifeel
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mai 2020, 19:14
Cidade onde mora: Paranatinga-MT

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por Sir.Ronifeel » 26 Mai 2020, 19:37

Sou leigo no assunto. É minha primeira moto. Seria que tipo de correia?

the_Simpson
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Set 2019, 19:11
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por the_Simpson » 26 Mai 2020, 20:10

poatz, vacilei na hora de escrever. É corrente.

Pode ser que a corrente bata em determinadas situações e é este barulho que esteja ouvindo. Geralmente se esticar novamente isso nao acontece.

Sir.Ronifeel
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mai 2020, 19:14
Cidade onde mora: Paranatinga-MT

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por Sir.Ronifeel » 26 Mai 2020, 20:26

A corrente não é, pois como citei acima testei a moto ligada parada na garagem e soltando suavemente a embreagem. Ela fez o chiado sem a corrente girar

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por SREELDIN » 27 Mai 2020, 09:03

Esse mesmo som tipo raspando tenho com a minha ano 2011, é quando a corrente de transmissão já está indo embora, agora esse seu barulho aí nunca ouvi falar :oremos: , aguarde mais um pouco alguÉm daqui se pronunciar. Ou então levar novamente ao seu mecânico e torcer pra ele dar um diagnóstico sem ter que abrir o motor.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Moysés Serrão
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jun 2020, 16:08
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por Moysés Serrão » 21 Jun 2020, 16:56

Olá! Sou novo aqui no grupo. Esse problema (barulho raspando) que o amigo está comentando, já aconteceu comigo quando eu tive a minha primeira Ténéré 250 2011, isso aconteceu quando ela tinha mais ou menos 85-90 mil kms. E a princípio eu achava que essa barulho já indicava que eu teria que fazer o motor da motoka, mas ao abrir o motor, não constava nada de desgaste no motor, aí o mecânico achou que o problema poderia ser os discos de embreagem, foi feito a troca dos discos e fechado o motor, fui testar a moto e o barulho ainda continuava, foi aberto o motor novamente e o mecânico notou que havia uma pequena folga em um rolamento grande que vai dentro do motor, então foi feito a substituição desse rolamento, e o problema era mais simples do que pensávamos, assim que foi substituído o rolamento, o problema foi resolvido. Mas até achar o problema, batemos muito a cabeça, para conseguir resolver o problema !

Só me apresentando! Já fui dono de 3 Ténéré 250, motos:
Ano 2011, onde ela rodou 100mil kms aproximados
Ano 2015, onde ela rodou 90mil kms aproximados
E agora acabei de pegar uma 2018/2019 com 3.100kms

Tem alguns vídeos no YouTube que eu postei onde aparece as minhas meninas.

Link da Ténéré BLUE FLEX que estou no momento:


carbaldo
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Ago 2020, 13:13
Cidade onde mora: PEDERNEIRAS/SP

Re: Barulho Chiado\Ruído\Esmeril na Tenere

Mensagem por carbaldo » 16 Set 2020, 23:55

AMIGO A MINHA ESTA IGUAL, BARULHO CHATO TIPO "CHIQUE CHIQUE CHIQUE" SOMENTE QUANDO EMBREADO, AO APERTAR EMBREAGEM TIPO EM NEUTRO ELE PARA, OU SEJA, PODE SER ALGO NA EMBREAGEM
2018/19 COM 17500 KM

SE DESCOBRIR AI ME AJUDA

SERÁ QUE É IGUAL DO AMIGO DA DE 2011? ESSE ROLAMENTO INTERNO?

VALEU

Responder