Gasolina no óleo do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Santos
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Fev 2020, 20:09
Cidade onde mora: Goiânia-GO

Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Santos » 17 Fev 2020, 21:17

A minha moto é uma tenere 250, ano 2016 e hoje ela está com 36.0000 km.
Desde que ela estava com 20.000 km ela apresentou um pequeno vazamento de óleo no motor.
Porém o vazamento tem aumentado e deixado o motor mais sujo.
Pior que isso, na última troca de óleo eu retirei dois litros de óleo do motor. E já rodei 500 km depois da última troca de óleo e já percebi que o nível de óleo está bem alterado.
Eu tenho a impressão que o combustível está vazando pro motor. Isso tem acontecido com outras tenere?
No YouTube tem um vídeo com isso em uma outra Yamaha.

Avatar do usuário
Luiz Alcaráz
Moderador
Moderador
Mensagens: 523
Registrado em: 03 Jun 2014, 21:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Luiz Alcaráz » 17 Fev 2020, 22:34

Boa noite Santos!
Antes de mais nada bem vindo ao TC!
Não esqueça de fazer uma postagem de apresentação ok?
É só dar uma olhada como o povo faz, tranquilo!
Rapaz, não sou expert, mas compartilho contigo o que aconteceu com minha tenere 2015, que começou a vazar óleo também. O problema é no kit das juntas que podem dar problema. Foi trocar(claro por original para evitar riscos) e apesar de depois ainda vazar um pouquinho, e com o reparo correto feito pelo meu mecânico, ficou perfeito. Isso já faz um ano mais ou menos.
Sugiro que você leve sua moto em um mecânico de sua confiança para ele checar o que te disse, pode ser ou outra coisa. Mas com motor não se brinca, fique atento ok?

Forte abraço!
Luiz Alcaráz / Rio de Janeiro

Ténéré 250 15 motocona
Suzuki Burgman 125 08 motoquinha

DT 200 93
CBX Aero 93
CB 400 82

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Davrison » 18 Fev 2020, 08:30

Olá Santos,

Você disse que tirou 2l de óleo do motor na ultima troca. Se a gasolina está vazando para dentro do motor, teoricamente, deve ter entrado de 600 a 700 mL de gasolina ao longo do tempo. Gasolina é um solvente, logo, com certeza irá alterar e muito a viscosidade do óleo (principalmente nesta quantidade), então sugiro que você compare a viscosidade de um óleo "sem gasolina" com o que você tirou da moto.

Eu acho, tecnicamente, impossível o combustível se misturar com o óleo apenas com o funcionamento do motor.
Veja comigo: O combustível vem do tanque, entra no coletor de admissão, mistura com o ar passa pelo bico e é pulverizada através da válvula para o cilindro onde é queimada, ou seja, até aqui não cruza com o caminho do óleo.
Já o óleo vem do cárter, passa pelas galerias e o mais perto que chega do combustível é nas válvulas e que, se caso, houver uma mistura entre ambos alí, o óleo também seria "queimado" durante a combustão. "Masss Davrison, se os anéis estiverem gastos, a gasolina pode passar por eles" Siiim, mas, o óleo também e neste caso é muito mais provável que o óleo entre na câmara de combustão do que a gasolina ir para o cárter (até por que a quantidade de combustível na câmara é muito menor em relação a óleo) e veríamos uma diminuição do nível de óleo e não ao aumento dele.
Mas, de qualquer forma fiquei intrigado com esse vídeo que você comentou, você tem o link dele? queria dar uma olhada, não podemos descartar qualquer hipótese.
Eu acredito ser algo mais simples, como um erro na hora de medir a quantidade de óleo na troca que, inclusive, pode ser o responsável pelo inicio do vazamento, pois, aumenta a pressão do óleo e força as juntas e retentores do motor danificando-os.

E reforço o que o Luiz comentou, leve a um bom mecânico o quanto antes, pois, com nível de óleo não se brinca.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Santos
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Fev 2020, 20:09
Cidade onde mora: Goiânia-GO

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Santos » 18 Fev 2020, 09:48


Acho que este é o link do vídeo.
Eu gostaria que fosse erro de medição, más em 500 km rodados após a última troca e o nível de óleo já está acima do normal.
Fui eu mesmo quem trocou o óleo e eu conferi certinho.
Coloquei 1.35 L de Óleo.
Eu imaginei que alguém teria feito uma brincadeira de mau gosto.
Mas, mesmo apesar da dificuldade, eu acho que pode ser a gasolina indo pro motor.
Vou procurar um bom mecânico e fazer um vídeo.
Eu sei que se for combustível, essa mistura pode prejudicar a lubrificação do motor.
Essa é a minha primeira moto da Yamaha, até então eu estava muito satisfeito com a qualidade e desempenho da moto.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Fmm4100 » 18 Fev 2020, 15:27

A moto do vídeo é carburada. Isso acontece quando a boia fica travada.

A Tenere possui injeção e a gasolina é pulverizada pelo bico. Se o bico estivesse gotejando, o desempenho da moto seria afetado e o escapamento iria soltar fumaça preta.
Outro lance que acontece quando o nível do óleo fica alto é a fumada que o motor faz.

O oleo que saiu estava viscoso ou tinha consistência de água?
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Fmm4100 » 18 Fev 2020, 15:28

Experimenta colocar alcool.
Se o óleo virar creme de leite, ai vai ter certeza que ta misturando combustivel.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

robson oliver
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Mar 2020, 01:22
Cidade onde mora: Sao Paulo

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por robson oliver » 28 Mai 2020, 21:56

Boa noite a todos,sou novato aqui,possuo uma Ténéré blueflex 16 com 49 mil km,e comigo aconteceu que a moto apagou andando e quando dava partida, percebi que saia muito combustível pelo respiro do escape,retirei o filtro de ar e estava com muito combustível na caixa de ar,e pra minha surpresa maior quando tirei a vareta do óleo,estava transbordando de combustível,estou aguardando as oficinas reabrirem para desvendar esse problema,uma vez que não ocorre nenhum erro no painel,estava alternando dois tanques de etanol e um gasolina aditivada,quando retiro a vela está sempre encharcada,se alguém poder ajudar fico muito agradecido a todos,e desculpe se estiver fazendo algo errado

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por SREELDIN » 29 Mai 2020, 09:08

Rapaz, vá a uma oficina urgente, não tenho conhecimento técnico, mas certeza que tem algo muito errado aí.
Aqui em Belo Horizonte as oficinas estão funcionando normalmente.
Boa sorte aí. :oremos:
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Gasolina no óleo do motor

Mensagem por Davrison » 29 Mai 2020, 11:58

Cara,

Dei uma pesquisada aqui.
Achei bastante relatos deste problema só que todos em em motores de carro.
Um coisa em comum em todos eram que a investigação envolvia o bico injetor.
Isso me leva a suspeitar que o bico injetor possa não estar fechando completamente ou quem sabe até ter travado aberto. Ok! com certeza iria acender a luz de injeção, mas, é uma hipótese plausível...ou não???

Seria legal se o Santos, criador do tópico, nos dissesse se ele conseguiu resolver o problema da moto dele
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Responder