Vazamento de óleo no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Ronaldo SBC
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jun 2012, 18:56
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo-SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Ronaldo SBC » 26 Mar 2013, 18:57

Ai pessoal, só para constar a Yamaha vai fazer o reparo em garantia, mesmo que a mesma já tenha vencido há um ano. Tudo bem que é um problema claro de montagem, mas não era obrigação deles, então por hora estou satisfeito com o atendimento. Agora é aguardar que o serviço seja bem feito e não volte a vazar.

Avatar do usuário
karac
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Mar 2012, 20:59
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por karac » 16 Abr 2013, 20:11

Fui fazer em casa a troca de óleo e deu muito trabalho tirar o parafuso do dreno, na troca anterior fiz no mecanico pq não tinha a chave certa, ele deve ter apertado demais e quando eu tirei o parafuso saiu também pedaços da rosca, coloquei um o-ring no parafuso para evitar vazamento e apertei pouco para evitar detonar de vez.

O que fazer agora para refazer essa rosca???? Alguém já teve esse problema????
+ de 1,7 milhões de quilômetros de estradas nacionais... tenho muito o que fazer!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Kakko » 17 Abr 2013, 09:22

Estranho....mesmo o cara tendo apertado muito, não era para sair rosca junto, salvo ele tenha colocado o bujão

de forma que a rosca entrou torta.

A primeira coisa que poderia tentar é conseguir uma jogo de macho na medida da rosca e passar com calma para ver se fica macia.

Caso não dê certo, a solução mais prática é colocar rosca postiça .

Dica: Sempre que for trocar filtro, óleo, afrouxar....(não soltar totalmente) os parafusos da tampa do filtro e cárter com o motor frio, aí depois ligue o motor, deixe esquentar um pouco , e depois o processo de drenagem.

Se soltar com motor totalmente quente a dilatação dos metais pode comprometer a retirada dos parafusos ;)
Editado pela última vez por Kakko em 17 Abr 2013, 13:41, em um total de 2 vezes.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
garcia-cross
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Mai 2011, 22:59
Cidade onde mora: Guaíra/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por garcia-cross » 17 Abr 2013, 11:04

muito bem lembrado hein Kakkao! Fica ae a dica.
XT 660Z Ténéré YAMAHA 11/12
XTZ 250 Ténéré YAMAHA 11
NXR 125 Bros ES HONDA 03
DT 180 YAMAHA 86

Avatar do usuário
karac
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Mar 2012, 20:59
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por karac » 17 Abr 2013, 11:15

Kakko, valeu a dica, verifiquei hj e o o-ring tá segurando bem, não vazou, mas isso é temporário.
Não sabia dessa de rosca postiça, pode ser uma boa alternativa, acho bom alguém com experiencia fazer isso.

Alguém sabe onde tem um serviço profissional para refazer ou reparar a rosca do carter???
+ de 1,7 milhões de quilômetros de estradas nacionais... tenho muito o que fazer!

rodrigoxbat
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 85
Registrado em: 02 Ago 2012, 01:45
Cidade onde mora: Guia Lopes da Laguna/MS
Localização: Guia Lopes da Laguna/MS

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por rodrigoxbat » 04 Jun 2013, 00:11

Putz cara a minha aconteceu a mesma coisa, apareceu uma sujeira qdo a moto estava com 1500kms acho que na revisão de 1k o mecanico esqueceu de apertar direito a tampa do cabeçote, fui num mecanico amigo e verificou que estava tudo ok. fiz uma viagem de 400 km sem parar e qdo cheguei verifiquei que o vazamento foi maior, troquei o óleo que estava com 2k, e assim que cheguei em casa liguei na cc e um dos gerentes que me vendeu a moto disse para ir para uma autorizada, mas fica a 120 kms de casa, vou ter que ir lá... acho q deve ser junta mesmo, parece que foi na tampa do cabeçote, suja toda a parte de cima da vela... tenho alguns motivos que ainda não entendi, mas sábado vou na cc ver o que foi... será problema de fábrica? ou será que é porque forcei ela muito algumas vezes?
"Pois vão existir momentos em que tudo que terá na vida serão lembranças e elas que lhe darão forças para continuar vivo"

Avatar do usuário
garcia-cross
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 24 Mai 2011, 22:59
Cidade onde mora: Guaíra/SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por garcia-cross » 04 Jun 2013, 09:11

É Rodrido, pode ser que sim (ou melhor tb) pois os meus vazamentos ocorreram logo após viagens de mais de 100km com a rotação na casa dos 8000rpm. Mas troque as juntas que tiver de trocar numa CC que provavelmente solucionará.

Boa sorte!
XT 660Z Ténéré YAMAHA 11/12
XTZ 250 Ténéré YAMAHA 11
NXR 125 Bros ES HONDA 03
DT 180 YAMAHA 86

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 04 Jun 2013, 09:27

Em todas as fotos que vi do cilindro da Tenere com vazamento, a junta de papel estava esmagada ou virada, acredite, é montagem errada e/ou torque excessivo nos prisioneiros. Parece-me que os usuários aqui que trocaram as juntas com um profissional decente, teve o problema completamente resolvido, estou certo mesmo?

Quanto ao bujão de óleo, não sei que mania é essa de apertar com tanta força, basta encostar e fazer um leve ajuste. Vale frisar que é muito importante manter a gaxeta desse bujão sempre nova, é ela quem garante a perfeita vedação com o mínimo aperto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

rodrigoxbat
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 85
Registrado em: 02 Ago 2012, 01:45
Cidade onde mora: Guia Lopes da Laguna/MS
Localização: Guia Lopes da Laguna/MS

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por rodrigoxbat » 09 Jun 2013, 10:32

Fui na oficina autorizada, e quando falei do vazamento o mecanico já disse "foi erro de montagem, já concertei uma outra teneré e umas 3 fazer com o mesmo problema, parece que eles montam errado". isso me aliviou, pois o cara já sabia do problema...
"Pois vão existir momentos em que tudo que terá na vida serão lembranças e elas que lhe darão forças para continuar vivo"

Avatar do usuário
tucho
Participativo
Participativo
Mensagens: 418
Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por tucho » 30 Ago 2013, 19:18

Amigos.

Como alguns tive este problema da junta do cabeçote na minha Té. Como estava fora da garantia e necessito da moto para trabalho mandei fazer e entrei em contato com a Yamaha através do SAC solicitando que ela, Sra. Yamaha, arque com o meu prejuízo.

Para minha infelicidade retornaram informando que minha moto estava fora da garantia (não me diga :pdavida: ) e que fizeram o conserto entregando a moto em perfeitas condições.

Entrei em contato com meu setor jurídico (no caso minha irmã ;) ) e entrarei com uma ação :boxe: contra a Sra.Yamaha pedindo somente o valor gosto no conserto.

Minha adEvogada :shock: pediu que pegasse as conversas de quem teve o mesmo problema e tbm se possível as ordens de serviços para entrar com a ação. Isso tudo para provar o vicio oculto de nosso motor.

Gostaria de solicitar de vcs os infelizes sorteados que se tiverem estas ordem de serviço da Yamaha me encaminhe por favor.

Agradeço a todos.
Abraços.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12

Responder