a corrente tem menos perda e é mais barato, o lado ruim (afinal sempre existe) é a manutenção que precisa ser constante, e o ruído da mesma na rolagem
quem ta com uma graninha sobrando e quer experimentar, não vejo nada demais, manda brasa e poste aqui, mas trocar pensando que vai virar outra moto, nem perca tempo
Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?
Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?
Rammster, comprovadamente, a corrente é que gera a menor perda de potência. Não é opinião minha e sim realidade.
Em uma moto que já tem pouca potencia, a correia torna-se inviavel. E fora que se você for pro barro, acho que dá merda.....
Com relação à custo, não sei se a diferença é tão grande.
O cardã sim, é muito mais caro, mas a correia?? Sei não....
Uma Harley 883 que sai com correia dentada custa mais o menos o mesmo que uma Té 66.
O cardã, pelo peso do conjunto todo, é mais utilizado em motos de grande porte.
Em uma moto que já tem pouca potencia, a correia torna-se inviavel. E fora que se você for pro barro, acho que dá merda.....
Com relação à custo, não sei se a diferença é tão grande.
O cardã sim, é muito mais caro, mas a correia?? Sei não....
Uma Harley 883 que sai com correia dentada custa mais o menos o mesmo que uma Té 66.
O cardã, pelo peso do conjunto todo, é mais utilizado em motos de grande porte.
Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?
Uma reportagem bem esclarecedora
http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2 ... -o-melhor/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- MARCIO MPS2000
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Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?
Se fosse tão vantajoso as fábricas mesmo iriam adotar...essa correia me parece bem fraquinha....basta ver a correia das Harley´s...bem + largas e robustas... O preço também tá jogando contra.
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS
Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?
A transmissão requer o contato entre as peças que envolvem todo o mecanismo.vc pode explicar como seria essa perda de potência, pois mecanicamente não vejo nenhum motivo para isso acontecer
No caso da relação pinhão x corrente x coroa o atrito gerado por esse contado é minimizado pela lubrificação, pelo tamanho dos elos da corrente e pela área de contato entre cada elo com cada dente, seja da coroa e do pinhão. Assim, o motor transmite menos esforço ao eixo para rodar o sistema de transmissão.
Já no caso da relação polia pinhão x correia x polia coroa o atrito gerado é bem maior porque o contato entre as peças do sistema também é maior, o que explica que o motor terá que transmitir maior energia para gerar esse sistema, tendo uma perda de rendimento.
Mais fácil ainda de entender é que o atrito da liga de borracha da correia com as polias são maiores do que o atrito da liga de aço com a corrente. Por isso que o sistema coroa x corrente x pinhão exige lubrificação.
Quanto a relação custo benefício, também acho o cálculo bem simples.
Um kit relação coroa x corrente x pinhão custa em torno de R$ 300,00 para uma durabilidade de 25.000km se devidamente bem cuidado.
Um kit relação polia x correira x polia custa R$ 1.220,00 para o que se promete 120.000km.
Na minha humilde opinião, sou mais gastar com quatro kits de R$ 300,00 e rodar 100.000km do que R$ 1.220,00 e arriscar não rodar 120.000km.
Façam uma visita no meu blog e vejam a viagem: Do Ceará ao Atacama e Ushuaia de Teneré 250cc
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Abraço.
"Quero poder olhar para trás, antes do meu último suspiro e dizer: Pois num é que tudo valeu a pena".
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