Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Nei Andrade » 20 Ago 2011, 19:58

Entao Jonathan se eu entendi bem, posso colocar na minha té250 uma motovision ou night bleaker, mais tem que ser H7, e a X-tremer phiilips, ela tambem é H7, teria problema, ela é concorente da Osram night breaker, mas li num outro forum que a osram dura bem menos que a philips, vc ja viu alguma ou soube de alguem que colocou a te250, será que pode colocar? abraço. Vi esta no site o preço esta melhor que no ML. http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum ... 20:43:1984" onclick="window.open(this.href);return false;

Nao é que nao esteja sastifeito, mais moro numa cidade que é tipo zona rural e de pista dupla e sem iluminação, e as vezes tem animais na pista, ja quase atropelei uma vaca, entao penso, quando melhor for a ilulminação mais seguro é. Tem todos tipos de animais, ja atropelei cobra, e algumas vezes passei perto de cachorro e gato, a gente a 80 ou 90 km, passar por cima de um animalzinho deste e quase chão certo.
Editado pela última vez por Nei Andrade em 20 Ago 2011, 20:57, em um total de 1 vez.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Jonathan » 20 Ago 2011, 20:11

Qlqr lâmpada que seja H7, provavelmente será de 55W. Pode colocar.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Alves » 21 Ago 2011, 10:27

Salve, salve galera. Andei meio sumido, pois saí de férias e fui viajar e agora estou meio na correria, sem muito tempo. É muito bom estar de volta!
Grande Nei Andrade, em julho eu comprei um par de Night Breake, o farol que já bom, ficou magnífico! Vale a pena cada centavo pago na lâmpada.
O proprietário da auto-vitral que vendeu a lâmpada falou que realmente a Night Breake queimava muito cedo (problema que apresentava na H4), mas que já foi corrigido e que a H1, nunca apresentou este problema.

Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Nei Andrade » 24 Ago 2011, 16:38

Valeu Alves, como a diferença nao é tanto assim, vou colocar uma philips x-treme h7 depois digo como ficou, se der vou tirar foto antes com o original e depois com a nova, devo colocar começo de setembro, final de mes é fogo, ainda tenho que pagar o ipva da tnr, abraço a todos
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

rodricruz
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por rodricruz » 07 Set 2011, 15:10

Eu vou substituir as lampadas da minha por 2 motovision.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por cassioxtz » 08 Set 2011, 05:03

Beto Klein escreveu:O mecânico não teve tempo de fazer o esquema do farol, peguei a moto e resolvi fazer em casa.

Abri o suporte da chave do farol, olhei, olhei. :crazy:
Pensei, para que fazer uma "ponte" entre o fio verde(luz baixa) e o vermelho (força), se eu posso ligá-lo diretamente no borne do fio vermelho? E assim eu fiz.

Apenas "dessoldei" o fio verde (luz baixa) e o soldei junto ao fio vermelho (força) da chave seletora do farol (baixo/alto).

Ficou uma beleza. :animadao:

Podem realizar a alteração sem medo, desde que bem feita não haverá risco, as caracetísticas técnicas dos componentes são as seguintes:

Fios do circuito do farol= 1,5mm, sendo que esta bitola suporta 15,5A (com pico de 23A intermitente)
Fusível do circuito= 15A

Vejamos que, antes de incendiar algo, o fusível ira romper.

As duas lâmpadas (baixo+alto) ligadas= 55w+55W= 110W

110W/12v= 9,17A

O alternador da T250 é igual ao da Lander, que gera 153W a 5.000rpm (isso equivale a 12,75A). Também não teremos problema.

Comprovado com a matemática, que não haverá problema em realizar tal mudança, desde que seja bem feita. :joinha:

Como já foi comentado antes, não é aconselhável deixar os dois faróis ligados sem a moto em funcionamento.
Fala pessoal, blz? :joinha:

Quando saiu a TE250 eu logo de cara já fui no catalogo de peças dela ver se o stator que ela utiliza era igual ao da XTZ 250 Lander e ele não é igual não viu. Pelo menos o código é diferente, então ao meu ver ele tem que gerar mais força do que o da XTZ 250 Lander para suprir o consumo da nova iluminação da TÉ250 que possui lâmpada mais forte.

A mesma coisa para a antiga fazer que utiliza lâmpada 35/35w mesma da XTZ 250 Lander, na nova agora ela utiliza lâmpada de 55/60w e o stator dela também mudou para que possa gerar mais energia e suprir o consumo da nova iluminação.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abçs.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Beto Klein » 08 Set 2011, 08:15

Pois é Cassio, tem um post meu mais após este que tu citou, onde eu calculei todo o sistema, e comentei sobre o sistema elétrico da T250 ser igual superior ao da Lander. Também creio que seja mais robusto devido as alterações na lâmpada do farol.

Temos que conseguir um manual de serviço da T250. :thumbup:

Estou usando o modo farol alto+baixo sem problemas, e a iluminação é de respeito.
:joinha:

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Petrel » 08 Set 2011, 10:23

Quanto a duvida sobre os dois sistemas serem diferentes, eu afirmo com 100% de certeza, os dois alternadores (statores) são diferentes. O da lander é bifásico e o T é trifásico, isso pode ser constatado facilmente verificando a quantidade fios branco que saem do stator. na lander 2 fios e na T 3 fios.
Acredito que optaram pelo trifásico justamente pra aumentar a capacidade e tb a qualidade do sistema de geração de energia da T, isso em função da melhor iluminação.
Em relação a alteração para acender as duas lampadas juntas, entendo que devemos considerar/analisar tb quanto ao aumento de temperatura no bloco ótico, a temperatura será duplicada quando acesa as duas lâmpadas 110W) acredito que o espelhamento do bloco otico não deve suportar essa temperatura por muito tempo, no longo prazo ele pode descascar/formar bolhas e com isso perder sua capacidade reflexiva, sendo essa capacidade reflexiva o item mais importante num farol, sem ela não adianta colocar lampada moderna.
Eu cheguei a considerar a possibilidade de colocar duas lampadas de 35W para ficarem acesa juntas (70W), com isso teriamos menos aumento temperatura e tb o consumo de energia seria menor e teriamos o farol aceso por completo.
Agora me parece que isso de ter dois farois acendendo um de cada vez ja virou meio que uma marca registrada da T.
Editado pela última vez por Petrel em 08 Set 2011, 15:07, em um total de 1 vez.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Kakko » 08 Set 2011, 12:31

Apenas para confirmar.....essa adaptação vale apenas quando está no "alto"....correto ??

no baixo fica apenas o próprio !!...é isso não ?

abraços
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Mensagem por Beto Klein » 08 Set 2011, 14:24

Petrel, sobre a temperatura no bloco, eu não concordo com a sua afirmação, visto que cada lâmpada fica em um bloco óptico apenas (duplo refletor), não como em uma XTR (mono refletor e que usa lâmpada H4).
Logo cada bloco óptico receberá o mesmo aquecimento para qual foi projetado (55w).

Kakko, sim é isto mesmo. :joinha:

Responder