Como solucionar a dureza do câmbio?
- hdbatistela85
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
esses dias dei uma volta na gs 650 bmw de um amigo meu, aí percebi o quanto é duro a troca da marcha da tenere kkkk
- wdc1974
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Pessoal minha Te250 está com 200 kms, desde que saiu da CC está com um problema na primeira marcha, a maioria das veses para engatar a 1° tenho q apertar o manete e soltar um pouco e voltar a apertar de novo, senão a marcha não entra, já passei vários apertos no semáforo com ela, voltei na CC e o mecânico me disse q era normal com o tempo ficaria normal, alguém já teve esse problema?
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
wdc1974, é normal sim, muitos aqui já passaram por isso. Realmente melhora com o tempo (ou nos acostumamos). Esse macete pra engatar vc acaba fazendo sem perceber quando não engatar, é só soltar um pouquinho mesmo, ou movimentar um pouco a moto, para frente ou para trás...
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Usei óleo Yamalube semissintético que apesar de ser mais caro, melhorou muito as trocas de marcha, agora não sei o porquê. Quando usava o Yamalub comum o câmbio ficava um pouco mais duro, e lá pelos 1500km de uso, ficava bem pior.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Galera é o seguinte, sou formado em mecânica de motos pelo SENAI e curso Engenharia Mecânica(6º período).Tenho contato com mecânica de moto a 8 anos.
Esse problema de cambio duro, é relativo a várias variáveis.
As principais são:
Embreagem desregulada.
Quantidade de óleo acima do indicado.
Óleo velho ( Precisando de troca).
Má lubrificação do eixo que segura o pedal de troca de marcha.
Muitas das vezes o câmbio fica duro quando o óleo já perdeu suas propriedades,e se torna ineficiente na lubrificação. Isso é uma indicação que necessita-se troca-lo.
As fabricantes indicam um troca de óleo por km, mas isso é considerando poucas variáveis. (média).
Umas das variáveis mais importantes para a troca de óleo é o seu tipo de uso.
Titio(4000 a 7000 rpm)
Vida loca(6000 a 10000rpm)
Retardado(10000rpm forever), e corte de giro.
Então a conclusão é, analise qual o seu uso:leve,médio,extremo.
E troque o óleo fazendo uma analise da média do manual.No caso da lander,teneré e fazer, 5000 km.
Titio(Manual)
Vida loca(2500km)
Retardado(1500km)
Esse problema de cambio duro, é relativo a várias variáveis.
As principais são:
Embreagem desregulada.
Quantidade de óleo acima do indicado.
Óleo velho ( Precisando de troca).
Má lubrificação do eixo que segura o pedal de troca de marcha.
Muitas das vezes o câmbio fica duro quando o óleo já perdeu suas propriedades,e se torna ineficiente na lubrificação. Isso é uma indicação que necessita-se troca-lo.
As fabricantes indicam um troca de óleo por km, mas isso é considerando poucas variáveis. (média).
Umas das variáveis mais importantes para a troca de óleo é o seu tipo de uso.
Titio(4000 a 7000 rpm)
Vida loca(6000 a 10000rpm)
Retardado(10000rpm forever), e corte de giro.
Então a conclusão é, analise qual o seu uso:leve,médio,extremo.
E troque o óleo fazendo uma analise da média do manual.No caso da lander,teneré e fazer, 5000 km.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
@Eduardo Eiji, isso se dá porque os agentes de extrema pressão do Yamalube mineral é bem precário.
No caso do semi, ele trabalha melhor com os aditivos do óleo, por isso o câmbio fica melhor.
ABS
No caso do semi, ele trabalha melhor com os aditivos do óleo, por isso o câmbio fica melhor.
ABS
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Galera estou usando bardhal B12 e ele deixa o câmbio bem macio.
Não possui custo benefício mas mesmo assim vale o conforto.
Não possui custo benefício mas mesmo assim vale o conforto.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Pira escreveu:Galera estou usando bardhal B12 e ele deixa o câmbio bem macio.
Não possui custo benefício mas mesmo assim vale o conforto.
Pira, tudo bem.
Pelo que já lí, se voce não tiver usando o B12 proprio para moto, voce a medio prazo vai funicar sua embreagem, porque não percebemos muito, mas internamente os discos vão patinar em cada troca de marcha, prejudicando sua embreagem.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Aqui vou nos segundo frasco de B12 pra carro, um frasco me rendeu 4 trocas de óleo. E solucionou a dureza e imprecisão do câmbio há muito tempo. Não tem problema nenhum.ventania escreveu:
Pira, tudo bem.
Pelo que já lí, se voce não tiver usando o B12 proprio para moto, voce a medio prazo vai funicar sua embreagem, porque não percebemos muito, mas internamente os discos vão patinar em cada troca de marcha, prejudicando sua embreagem.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
O B12 em mínimas quantidades não influencia na embreagem e ajuda bastante o câmbio.
Mas veja se por custo benefício não acaba valendo mais a pena usar um óleo melhor.
ABS
Mas veja se por custo benefício não acaba valendo mais a pena usar um óleo melhor.
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