Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Beto Klein
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Beto Klein » 26 Jun 2011, 11:00

Bah, já tinha pensado em ligar os dois faróis junto, e não tinha visto este post.

Vou providenciar esta alteração sem a chave seletora, vou deixar na primeira opção (ligando a luz alta, a baixa permanece ligada).

Essa chave seletora fica bem para um pisca alerta. Boa idéia Ari.

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Jonathan
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Jonathan » 27 Jun 2011, 07:37

Pô, tava pensando em colocar uma Motovision na minha Té, mas já vi q não vai servir muito, pois não fica o efeito laranja como deveria, então vai ofuscar os carros do mesmo jeito. Pois este é meu maior problema, ofuscar os carros.
Regulei o farol para ficar bem pra baixo, para que quando ande com garupa não fique ofuscando os motoristas do sentido contrário e nem acerte o retrovisor de quem vai a minha frente, porém, para pilotar sem garupa, os faróis ficam muito baixos. A luz alta não vai tão longe e ainda assim, continuo ofuscando um pouco os motoristas a minha frente ou no sentido contrário.

Acho q a solução é colar um botão no regulador do facho do farol, para ficar uma regulagem mais prática.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por arifbv » 27 Jun 2011, 12:54

Beto Klein escreveu:Bah, já tinha pensado em ligar os dois faróis junto, e não tinha visto este post.

Vou providenciar esta alteração sem a chave seletora, vou deixar na primeira opção (ligando a luz alta, a baixa permanece ligada).

Essa chave seletora fica bem para um pisca alerta. Boa idéia Ari.
Beto eu optei por colocar uma chave para ficar com três opções:
1ª Luz baixa
2ª Luz alta com só um farol
3ª Os dois faróis ligados, alta e baixa.
Sem a chave sempre que usar a luz alta ficará os dois faróis ligados sem a opção de só o farol alto.
Assim fica muita luz prejudicando os motoristas que vem em direção contrária.
Mas deixar ligado direto também é uma boa.
Um abraço.

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caruso
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por caruso » 28 Jun 2011, 13:32

Pessoal,
devemos lembrar que caso seja feita a ligação de dois farois ao mesmo tempo, estes só podem ficar ligados juntos quando o farol alto estiver acesso. O Farol esquerdo vai sempre ser farol alto independente da lâmpada e ligado sozinho ou junto com o direito. Em vias com iluminação pública é proibido usar farol alto. Nas vias sem iluminação, onde usa-se o alto, devemos colocar o farol baixo quando cruzamos ou andamos atrás de outro veículo.

Código de transito brasileiro:
Art. 40
. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz
baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação
pública;
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto
ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto
período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá
ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à
frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que
circulam no sentido contrário;
IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do
veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
a) em imobilizações ou situações de emergência;
b) quando a regulamentação da via assim o determinar;
VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a
luz de placa;
VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando
o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros
e carga ou descarga de mercadorias.
Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de
passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e
os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o
dia e a noite.


Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz
alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

OBS: Ciclo motorizados entendo como motocicletas e motonetas.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 28 Jun 2011, 14:13

Caruso....pelo que já li nas postagens anteriores, a sugestão é deixar ligados o baixo e alto, apenas quando acionar o ALTO .....e não o baixo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por caruso » 28 Jun 2011, 14:40

Kakko,

também entendi isso na maioria dos posts, mas achei que alguns se referiam a deixa-los ligados sempre, como a sugestão do bi-xenon nos dois farois. Só quiz lembrar que o farol esquerdo será sempre alto independente da lampada. Achei também que não teria problema em postar os trechos do CTB que tenho em pdf. Afinal, informação nunca é demais.

Grande abraço.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por ZEROTENERE » 28 Jun 2011, 14:47

O bi-xenon caberia no lugar da lampada original? acho uma boa alternativa

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 28 Jun 2011, 15:26

Caruso.... exatamente....o corpo duplo refletor foi concebido para alto e baixo...são refletores com geometrias diferentes entre eles.
Na condição de BAIXO...fica só o lado BAIXO....com o lado ALTO desligado, do contrário dessa forma sim ficaria as margens da lei de trânsito.


Sempre é bom trocar essas idéias evitando assim que os visitantes recentes e desinformados não façam alguma coisa errada e tomem multa de bobeira.


abraço :joinha:
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Beto Klein » 28 Jun 2011, 17:52

A minha T250 foi para troca de pastilhas de freio, e de lambuja pedi para trocar as lentes dos piscas (colocar cristal = branca), e realizar o esquema do farol. :urrruuu:

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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Beto Klein » 29 Jun 2011, 23:45

O mecânico não teve tempo de fazer o esquema do farol, peguei a moto e resolvi fazer em casa.

Abri o suporte da chave do farol, olhei, olhei. :crazy:
Pensei, para que fazer uma "ponte" entre o fio verde(luz baixa) e o vermelho (força), se eu posso ligá-lo diretamente no borne do fio vermelho? E assim eu fiz.

Apenas "dessoldei" o fio verde (luz baixa) e o soldei junto ao fio vermelho (força) da chave seletora do farol (baixo/alto).

Ficou uma beleza. :animadao:

Podem realizar a alteração sem medo, desde que bem feita não haverá risco, as caracetísticas técnicas dos componentes são as seguintes:

Fios do circuito do farol= 1,5mm, sendo que esta bitola suporta 15,5A (com pico de 23A intermitente)
Fusível do circuito= 15A

Vejamos que, antes de incendiar algo, o fusível ira romper.

As duas lâmpadas (baixo+alto) ligadas= 55w+55W= 110W

110W/12v= 9,17A

O alternador da T250 é igual ao da Lander, que gera 153W a 5.000rpm (isso equivale a 12,75A). Também não teremos problema.

Comprovado com a matemática, que não haverá problema em realizar tal mudança, desde que seja bem feita. :joinha:

Como já foi comentado antes, não é aconselhável deixar os dois faróis ligados sem a moto em funcionamento.

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