Ténéré 250 - Modificações no farol
- Beto Klein
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Bah, já tinha pensado em ligar os dois faróis junto, e não tinha visto este post.
Vou providenciar esta alteração sem a chave seletora, vou deixar na primeira opção (ligando a luz alta, a baixa permanece ligada).
Essa chave seletora fica bem para um pisca alerta. Boa idéia Ari.
Vou providenciar esta alteração sem a chave seletora, vou deixar na primeira opção (ligando a luz alta, a baixa permanece ligada).
Essa chave seletora fica bem para um pisca alerta. Boa idéia Ari.
Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Pô, tava pensando em colocar uma Motovision na minha Té, mas já vi q não vai servir muito, pois não fica o efeito laranja como deveria, então vai ofuscar os carros do mesmo jeito. Pois este é meu maior problema, ofuscar os carros.
Regulei o farol para ficar bem pra baixo, para que quando ande com garupa não fique ofuscando os motoristas do sentido contrário e nem acerte o retrovisor de quem vai a minha frente, porém, para pilotar sem garupa, os faróis ficam muito baixos. A luz alta não vai tão longe e ainda assim, continuo ofuscando um pouco os motoristas a minha frente ou no sentido contrário.
Acho q a solução é colar um botão no regulador do facho do farol, para ficar uma regulagem mais prática.
Regulei o farol para ficar bem pra baixo, para que quando ande com garupa não fique ofuscando os motoristas do sentido contrário e nem acerte o retrovisor de quem vai a minha frente, porém, para pilotar sem garupa, os faróis ficam muito baixos. A luz alta não vai tão longe e ainda assim, continuo ofuscando um pouco os motoristas a minha frente ou no sentido contrário.
Acho q a solução é colar um botão no regulador do facho do farol, para ficar uma regulagem mais prática.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...
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2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
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...
Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Beto eu optei por colocar uma chave para ficar com três opções:Beto Klein escreveu:Bah, já tinha pensado em ligar os dois faróis junto, e não tinha visto este post.
Vou providenciar esta alteração sem a chave seletora, vou deixar na primeira opção (ligando a luz alta, a baixa permanece ligada).
Essa chave seletora fica bem para um pisca alerta. Boa idéia Ari.
1ª Luz baixa
2ª Luz alta com só um farol
3ª Os dois faróis ligados, alta e baixa.
Sem a chave sempre que usar a luz alta ficará os dois faróis ligados sem a opção de só o farol alto.
Assim fica muita luz prejudicando os motoristas que vem em direção contrária.
Mas deixar ligado direto também é uma boa.
Um abraço.
Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Pessoal,
devemos lembrar que caso seja feita a ligação de dois farois ao mesmo tempo, estes só podem ficar ligados juntos quando o farol alto estiver acesso. O Farol esquerdo vai sempre ser farol alto independente da lâmpada e ligado sozinho ou junto com o direito. Em vias com iluminação pública é proibido usar farol alto. Nas vias sem iluminação, onde usa-se o alto, devemos colocar o farol baixo quando cruzamos ou andamos atrás de outro veículo.
Código de transito brasileiro:
Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz
baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação
pública;
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto
ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto
período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá
ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à
frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que
circulam no sentido contrário;
IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do
veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
a) em imobilizações ou situações de emergência;
b) quando a regulamentação da via assim o determinar;
VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a
luz de placa;
VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando
o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros
e carga ou descarga de mercadorias.
Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de
passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e
os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o
dia e a noite.
Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz
alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
OBS: Ciclo motorizados entendo como motocicletas e motonetas.
devemos lembrar que caso seja feita a ligação de dois farois ao mesmo tempo, estes só podem ficar ligados juntos quando o farol alto estiver acesso. O Farol esquerdo vai sempre ser farol alto independente da lâmpada e ligado sozinho ou junto com o direito. Em vias com iluminação pública é proibido usar farol alto. Nas vias sem iluminação, onde usa-se o alto, devemos colocar o farol baixo quando cruzamos ou andamos atrás de outro veículo.
Código de transito brasileiro:
Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz
baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação
pública;
II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto
ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto
período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá
ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à
frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que
circulam no sentido contrário;
IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do
veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
a) em imobilizações ou situações de emergência;
b) quando a regulamentação da via assim o determinar;
VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a
luz de placa;
VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando
o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros
e carga ou descarga de mercadorias.
Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de
passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e
os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o
dia e a noite.
Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz
alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
OBS: Ciclo motorizados entendo como motocicletas e motonetas.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Caruso....pelo que já li nas postagens anteriores, a sugestão é deixar ligados o baixo e alto, apenas quando acionar o ALTO .....e não o baixo.
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XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Kakko,
também entendi isso na maioria dos posts, mas achei que alguns se referiam a deixa-los ligados sempre, como a sugestão do bi-xenon nos dois farois. Só quiz lembrar que o farol esquerdo será sempre alto independente da lampada. Achei também que não teria problema em postar os trechos do CTB que tenho em pdf. Afinal, informação nunca é demais.
Grande abraço.
também entendi isso na maioria dos posts, mas achei que alguns se referiam a deixa-los ligados sempre, como a sugestão do bi-xenon nos dois farois. Só quiz lembrar que o farol esquerdo será sempre alto independente da lampada. Achei também que não teria problema em postar os trechos do CTB que tenho em pdf. Afinal, informação nunca é demais.
Grande abraço.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
O bi-xenon caberia no lugar da lampada original? acho uma boa alternativa
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
Caruso.... exatamente....o corpo duplo refletor foi concebido para alto e baixo...são refletores com geometrias diferentes entre eles.
Na condição de BAIXO...fica só o lado BAIXO....com o lado ALTO desligado, do contrário dessa forma sim ficaria as margens da lei de trânsito.
Sempre é bom trocar essas idéias evitando assim que os visitantes recentes e desinformados não façam alguma coisa errada e tomem multa de bobeira.
abraço
Na condição de BAIXO...fica só o lado BAIXO....com o lado ALTO desligado, do contrário dessa forma sim ficaria as margens da lei de trânsito.
Sempre é bom trocar essas idéias evitando assim que os visitantes recentes e desinformados não façam alguma coisa errada e tomem multa de bobeira.
abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
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- Beto Klein
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
A minha T250 foi para troca de pastilhas de freio, e de lambuja pedi para trocar as lentes dos piscas (colocar cristal = branca), e realizar o esquema do farol.
- Beto Klein
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Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc
O mecânico não teve tempo de fazer o esquema do farol, peguei a moto e resolvi fazer em casa.
Abri o suporte da chave do farol, olhei, olhei.
Pensei, para que fazer uma "ponte" entre o fio verde(luz baixa) e o vermelho (força), se eu posso ligá-lo diretamente no borne do fio vermelho? E assim eu fiz.
Apenas "dessoldei" o fio verde (luz baixa) e o soldei junto ao fio vermelho (força) da chave seletora do farol (baixo/alto).
Ficou uma beleza.
Podem realizar a alteração sem medo, desde que bem feita não haverá risco, as caracetísticas técnicas dos componentes são as seguintes:
Fios do circuito do farol= 1,5mm, sendo que esta bitola suporta 15,5A (com pico de 23A intermitente)
Fusível do circuito= 15A
Vejamos que, antes de incendiar algo, o fusível ira romper.
As duas lâmpadas (baixo+alto) ligadas= 55w+55W= 110W
110W/12v= 9,17A
O alternador da T250 é igual ao da Lander, que gera 153W a 5.000rpm (isso equivale a 12,75A). Também não teremos problema.
Comprovado com a matemática, que não haverá problema em realizar tal mudança, desde que seja bem feita.
Como já foi comentado antes, não é aconselhável deixar os dois faróis ligados sem a moto em funcionamento.
Abri o suporte da chave do farol, olhei, olhei.
Pensei, para que fazer uma "ponte" entre o fio verde(luz baixa) e o vermelho (força), se eu posso ligá-lo diretamente no borne do fio vermelho? E assim eu fiz.
Apenas "dessoldei" o fio verde (luz baixa) e o soldei junto ao fio vermelho (força) da chave seletora do farol (baixo/alto).
Ficou uma beleza.
Podem realizar a alteração sem medo, desde que bem feita não haverá risco, as caracetísticas técnicas dos componentes são as seguintes:
Fios do circuito do farol= 1,5mm, sendo que esta bitola suporta 15,5A (com pico de 23A intermitente)
Fusível do circuito= 15A
Vejamos que, antes de incendiar algo, o fusível ira romper.
As duas lâmpadas (baixo+alto) ligadas= 55w+55W= 110W
110W/12v= 9,17A
O alternador da T250 é igual ao da Lander, que gera 153W a 5.000rpm (isso equivale a 12,75A). Também não teremos problema.
Comprovado com a matemática, que não haverá problema em realizar tal mudança, desde que seja bem feita.
Como já foi comentado antes, não é aconselhável deixar os dois faróis ligados sem a moto em funcionamento.