FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Kakko
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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 13:21

Na minha Té 600 , o último jogo de pastilhas que instalei era Cobreq.....mas já use a marca Fischer tbm.

Alguem já trocou as pastilhas da Tézinha ? que marca usou ?? melhorou ?
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Jonathan
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por Jonathan » 25 Ago 2011, 13:41

paulo.rcmuniz,
cuidado que disco maior pode prejudicar o off-road, se vc andar por esses lugares.
Pois ao entrar numa vala vai bater o disco no chão. Se bem que isso pode nao fazer uma diferença tão grande.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por iranrl » 25 Ago 2011, 14:00

kablack, eu também sou contra adaptações mesmo que as mais simples, houve todo um estudo de força, resistência desgaste etc... realizado por engenheiros que realizam esse trabalho diariamente com uma base de conhecimento disponível pela Yamaha em todo mundo, ai em questão de minutos um cara fala troca isso que melhora!!! Acho que não e assim!

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 14:07

Srs...eu tbm sou contra essas mudanças radicais ( trocar pinça, disco, estrutura..) :nao:
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Re: Ténéré 250 - o que você NÃO gosta

Mensagem por paulo.rcmuniz » 25 Ago 2011, 14:19

Valeu Jonathan!
Sei que tudo pode mudar um dia, mas não pretendo meter a Terezuda no off-road não.
Por enquanto só asfalto mesmo!

Abração :joinha:
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!

Ride safe, and ride forever!

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Russo » 25 Ago 2011, 15:14

iranrl escreveu:kablack, eu também sou contra adaptações mesmo que as mais simples, houve todo um estudo de força, resistência desgaste etc... realizado por engenheiros que realizam esse trabalho diariamente com uma base de conhecimento disponível pela Yamaha em todo mundo, ai em questão de minutos um cara fala troca isso que melhora!!! Acho que não e assim!
Kakko escreveu:Srs...eu tbm sou contra essas mudanças radicais ( trocar pinça, disco, estrutura..) :nao:
É muita "inocência" pensar assim, eheheheh... faz décadas que os engenheiros não apitam mais nas fábricas...
... hoje, quem manda são os "controlers", eheheh... corte de custos é a palavra de ordem.
O máximo que os engenheiros podem fazer é projetar peças dentro dos parâmentros "mínimos" de confiabilidade e durabilidade para não estourarem os valores orçados nas planilhas de custos.
PS. eu trabalho com análise de custos a 25 anos...

Kameraden: entendam que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...

... uma coisa é trocar uma peça da motoca por uma paralela, de segunda linha, de qualidade inferior...
... e outra coisa é trocar por uma peça por outra de qualidade e desempenho superior...

Assim que terminar a garantia da minha Teneré, vou trocar umas coisas ruins que ela tem:
- as mangueiras de freio por mangueiras de aerokip;
- as pastilhas de freio por pastilhas sinterizadas;
- as mangueiras do radiador, que costumam estourar, também por mangueiras de aerokip;
- e os aros de aço, que costumam enferrujar, por aros DID de alumínio.

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por LMattosBS » 25 Ago 2011, 15:30

Amigos... estou estudando engenharia e tudo tem um CUSTO e tem que ter CONHECIMENTO para uma mudança SEGURA...
motos KTM por exemplo (sou fã) tem tudo TOP e custam quase R$ 30K numa 250cc...

Estava com uma Bros e aquela sim sentia a pegada no freio... mesmo freio utilizado na CB300, Tornado e XRE só muda o lado.

A marca é otima. Mas o modelo da Tenere é diferente. Não sei as especificações de diâmetros dos cilindros e passagens de óleo...

Só sinto insegurança ao acionar o freio dianteiro.
Para mim, freio tem que ir ao limite do pneu sem travar a roda... Não quero tomar um soco ao apertar a manete mas sentir e ter confiança que a moto vai parar...

Nas frenagens de emergencia eu sempre acabo travando a roda traseira, e ai mesmo e que sinto que a moto vai passar reto... Não sinto uma redução brusca ao usar somente o dianteiro.

Eu instalei o flexível na minha Tenere... pastilhas fisher... mas continuo inseguro.

Ja pensei em mudar o conjunto de freio todo. Mas tem a furação da bengala + distancia do centro da pinça para o disco + outros...

Outra coisa que afeta o desempenho da frenagem e a suspensão e a qualidade dos pneus...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Atual
XTZ 250 Tenere (Azul 2016)
Ex:
XR 250 Tornado (Vermelha 2004)
XTZ 250 Tenere (Cinza 2015)
XTZ 250 Tenere (Preta 2013)
NXR 150 Bros (Amarela 2009)

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 16:23

Camarada Russo...não sou tão inocente assim não :nao: muito pelo contrario. Vc nem nos conhece para julgar nossa "possível" inocência. :joinha:

Mas veja só...se for pensar assim tudo que é fabricado está no limite de funcionamento ??? não creio.

Pode até haver algumas cagadas na engenharia, mas existe um coeficiente (de cagaço ) de segurança.

O que mencionei é que sou contra mudanças radicais nessas motos.

Penso o seguinte......se não está contente com a moto...freio..suspensão...etc....troca por outra melhor, que está cheio delas por aí. :joinha:
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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por iranrl » 25 Ago 2011, 17:30

Russo, oque eu quis falar e muito simples, os freios foram projetados para aquela mangueira em especifico talvez ela não aguente a pressão e sofra delação, se colocarmos outra mangueira sem essa característica os outros componentes do freio aguentarão a pressão a qual não foram testados?

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Re: FREIOS ( melhoria, up-grade, modificações )

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 25 Ago 2011, 18:55

lmattosbs , meu problema vem sendo o mesmo que voce anda tendo...
freio da frente estou começandoa ficar preocupado.....esta muito retardada a reaçao de frenagem....
tambem nao quero que ele de socos ao acionar...mas tambem do jeito que esta esta demorando muito pra reagir....

referente ao desentendimento ai...
acho q tudo deve ser levado em conta....nao vejo quem esta certo nem errado...
soh que exigir demais da tézinha tambem é demais...
apesar que....como ja estamos conversando em outros topicos....é hora de exigir de yamaha e honda um pouco mais de respeito mesmo pois as concorrentes tao querendo entrar na festa bmw com preços menores e acessiveis , ktm , kawasa , etc...
só que querer exigir muito por 12 mil eh pedir demais mesmo..pelo menos enquanto as concorrentes a altura nao deixam os preços competitivos....
mas que os freios da tézinha com o tempo tao se mostrando bem inseguros....isso eu digo por experiencia propia....posso nao ter a experiencia dos brothers kakko , kablack , russo , saverio iranrl e téfanaticos em geral...
mas eu sei quando um freio ta demorando pra acordar....rsrsrsrsrs
preocupante...
bem no comecinho...para frenagens mais severas...eu usava um misto dos 2.....bem nos primeiros dias...mas hj em dia to tendo que usar menos de 5% na frente pq ta demorando demais pra acordar...to baseando quaze 100% no traseiro ja..
hj mesmo..vindo embora do serviço....um ecosport preto na minha frente...me passa um maldito fox paulistinha na frente e o cara me breca com tudo....eu nao ando colado nos carros e passei aperto com esse freio da frente..agora imagina os mais afoitos na mesma situaçao....
pra ter uma ideia da demora na frenagem..enquanto ela desacelerava....deu tempo de eu pensar comigo mesmo "cara@#$% , como ta demorando pra segurar a moto esse freio da frente"

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