Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
- doug01n
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Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Pessoal, minha moto está chegando nos 27.000km. Por duas vezes estiquei a corrente, uma aos 24.000 e outra aos 26.000km.
Esta regulagem da corrente tem um limite... O que fazer com a corrente original quando chegar ao limite?
Para as correntes com emenda, retira-se um gomo, e a regulagem volta lá pra frente, correto? E para correntes sem emendas como a da nossa Tezinha? Troca-se a corrente, ou o conjunto todo?
Pinhão e coroa no meu caso ainda não apresentam sinais de excessivo desgaste, acho que ainda roda muito...
Aguardo a contribuição dos mais experientes...
Esta regulagem da corrente tem um limite... O que fazer com a corrente original quando chegar ao limite?
Para as correntes com emenda, retira-se um gomo, e a regulagem volta lá pra frente, correto? E para correntes sem emendas como a da nossa Tezinha? Troca-se a corrente, ou o conjunto todo?
Pinhão e coroa no meu caso ainda não apresentam sinais de excessivo desgaste, acho que ainda roda muito...
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Opa doug01n, blz?
Então...que eu me lembre, esse tipo de corrente quando gasta...deve ser trocada por uma nova.
Caso a coroa e o pinhão estejam em bom estado...pode-se continuar utilizando ou do contrário você troca todo o conjunto.
Sei disso pq meu pai já trocou varias vezes na Lander dele que é das primeiras que sairam 2007.
Então...que eu me lembre, esse tipo de corrente quando gasta...deve ser trocada por uma nova.
Caso a coroa e o pinhão estejam em bom estado...pode-se continuar utilizando ou do contrário você troca todo o conjunto.
Sei disso pq meu pai já trocou varias vezes na Lander dele que é das primeiras que sairam 2007.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Pode trocar só a corrente se coroa e pinhão estão em bom estado. Eu sempre troco tudo de uma vez. É como o esquema disco/pastilha de freios em carros. Qdo vc vai trocar a pastilha, o disco tem pouca vida útil, aí vc já troca td de uma vez pra economizar a MO.
Mas se no seu caso coroa e pinhão ainda têm boa vida útil, troca só a corrente.
A corrente paralela dela tem emenda. A original, não. Precisa desmontar a balança pra montar na moto.
Abs!
EDIT: 27 mil km foi com qto troquei o kit relação original da FZ249 que tive....
Mas se no seu caso coroa e pinhão ainda têm boa vida útil, troca só a corrente.
A corrente paralela dela tem emenda. A original, não. Precisa desmontar a balança pra montar na moto.
Abs!
EDIT: 27 mil km foi com qto troquei o kit relação original da FZ249 que tive....
- Nelson Eduardo Mora
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Doug,blz?
Quanto a retirar um elo e voltar a posição original não é recomendado pois se a corrente criou folga com o tempo de uso é sinal que os elos da mesma e suas junções sofreram desgaste,e retirando o elo apenas consegue-se a regulagem de volta mas a vida util da peça já foi.
Conhecço muitos que cortaram elos e a corrente em um mês quebrou.
Valeu.
Quanto a retirar um elo e voltar a posição original não é recomendado pois se a corrente criou folga com o tempo de uso é sinal que os elos da mesma e suas junções sofreram desgaste,e retirando o elo apenas consegue-se a regulagem de volta mas a vida util da peça já foi.
Conhecço muitos que cortaram elos e a corrente em um mês quebrou.
Valeu.
Rock´n roll sempre,não sou eclético.
- doug01n
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Foi o que imaginei. Vamos ver até quando dura esta (espero que chegue na última regulagem antes dela ir pro saco e estourar andando, me deixando na mão. hehe)
Procurarei informações nos outros tópicos sobre marcas de pinhão, coroa e corrente que tenham as melhores relações custo-benefício para as nossas Tezinhas, e postarei aqui qdo tiver tempo.
Procurarei informações nos outros tópicos sobre marcas de pinhão, coroa e corrente que tenham as melhores relações custo-benefício para as nossas Tezinhas, e postarei aqui qdo tiver tempo.
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Na minha opinião, com certeza o conjunto corrente D.I.D e coroa riffel são os melhores que eu conheço.
Tem relação completa da D.I.D também que custa bem mais barato do que a original...tem corrente D.I.D passo 520 com ou sem emenda.
Pinhão 13D passo 520 original eu só cheguei a trocar uma vez qdo tinha Lander...e ele é bem caro! Lembro que paguei uns R$ 115,00...já o riffel é mais em conta saindo por uns R$ 40,00.
Dá uma olhada:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=17&t=1749" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem relação completa da D.I.D também que custa bem mais barato do que a original...tem corrente D.I.D passo 520 com ou sem emenda.
Pinhão 13D passo 520 original eu só cheguei a trocar uma vez qdo tinha Lander...e ele é bem caro! Lembro que paguei uns R$ 115,00...já o riffel é mais em conta saindo por uns R$ 40,00.
Dá uma olhada:
http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=17&t=1749" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
compre a corrente ou relação e leve contigo no bauzinho. estas coisas costumam quebrar sempre em horario/local nao definidos (na famosa cidade de LINS). deixe tambem as ferramentas necessarias.
- Kakko
- Ténéré Fã
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Doug...já fiz essa troca algumas vezes nas Ténérés.....na minha opinião o ideal é trocar tudo...não compensa trocar só corrente....gaste um pouquinho a mais e faça tudo numa mão de obra só.
Veja bem...o conjunto vai se desgastando por igual....e se vc trocar apenas um ou dois itens, com certeza voce vai comprometer o bom funcionamento.
Também tenho a mesma opinião que o cassioxtz.....o conjunto CORRENTE DID, SEM EMENDA,COM RETENTOR....E COROA/PINHÃO RIFFEL.
Essa montagem eu fiz na 600....talvez na 250 a corrente possa ser com emenda sem problemas.
Se for, preste bem atenção na montagem da trava da emenda, pois as vezes ela é montada incorretamente e pode se soltar
Uma observação : Quanto mais ( quantidade )se estica uma relação...mas vai ter que esticar e o desgaste acompanha esse esticamento.
Veja bem...o conjunto vai se desgastando por igual....e se vc trocar apenas um ou dois itens, com certeza voce vai comprometer o bom funcionamento.
Também tenho a mesma opinião que o cassioxtz.....o conjunto CORRENTE DID, SEM EMENDA,COM RETENTOR....E COROA/PINHÃO RIFFEL.
Essa montagem eu fiz na 600....talvez na 250 a corrente possa ser com emenda sem problemas.
Se for, preste bem atenção na montagem da trava da emenda, pois as vezes ela é montada incorretamente e pode se soltar
Uma observação : Quanto mais ( quantidade )se estica uma relação...mas vai ter que esticar e o desgaste acompanha esse esticamento.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Troquei a relacao da minha tenere com 30000km. O pinhao foi pro saco do nada no meio de uma viagem e fui me arrastando ate em casa ai ferrou com a coroa tbm.
Paguei R$200,00 no kit DID completo.
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Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- doug01n
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Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?
Kit DID completo = Coroa, pinhão e corrente sem emenda?
To pensando em corrente sem emenda com retentores, pinhão e coroa Riffel como sugerido pelo Kakko e cassio. Quem sabe não arrisco uma mudança na relação para ter uma velocidade de cruzeiro com menos vibração...
To pensando em corrente sem emenda com retentores, pinhão e coroa Riffel como sugerido pelo Kakko e cassio. Quem sabe não arrisco uma mudança na relação para ter uma velocidade de cruzeiro com menos vibração...
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